O 7 a 1 fez bem ao Brasil

Toninho Cerezo, um dos craques do timaço brasileiro de 1982 (Foto: Arquivo/AT)
Toninho Cerezo, um dos craques do timaço brasileiro de 1982 (Foto: Arquivo/AT)

Tirando os haters (que na verdade não contam mesmo) a reação da torcida brasileira demonstrou um certo grau de maturidade com a eliminação na Copa da Rússia. A caça às bruxas e a busca por culpados sempre foram, ao longo da nossa história futebolística, o esporte preferido logo após uma eliminação em mundial.

Testemunhei os intermináveis “julgamentos” em 82, quando se discutia se Toninho Cerezo (formidável meio-campista) ou Júnior deveriam ir para a fogueira após a derrota para a Itália. Sobrou para o Toninho.

Zico, um dos maiores craques que o Brasil já produziu, ainda tem de dar explicações sobre o pênalti perdido em 86. E não nos esqueçamos da ajeitadinha no meião de Roberto Carlos, em 2006. Se quiserem, podemos retroceder até a Copa de 50, com Barbosa no Maracanã, e...

Cansativo. E mais ainda, desconfio que o fantasma de ser o bode expiatório permanece assombrando a maior parte dos jogadores que vestem a camisa da Seleção.

Quando o Brasil perdia por 2 a 0 para a Bélgica ouvi vários “pode parar por aí”, “outro 7 a 1 não aguento”, etc. O parâmetro parece que mudou e trouxe à baila o componente nem tão secreto que faz o futebol ser o sucesso que é: o imponderável!

Imponderável é o que não se prevê, não se espera, não se determina. É o “passou rente à trave”, é o dedinho salvador do goleiro adversário que salva o gol no último segundo, é a chuteira a mais do atacante que faz o impedimento e anula o gol salvador já nos acréscimos.

E apesar “do imponderável” ter ganhado um inimigo de peso nesta Copa, o árbitro de vídeo (sim, “o imponderável” estava lá, de apito, em 86, quando nem bandeirinha nem juiz viram a mão boba de Maradona), é certo que ele continuará se fazendo presente. Ainda bem. Dessa forma, seu primo, “o imprevisível”, não deixará de dar as caras e os jogos não perderão a emoção.

Para quem “o imponderável” irá torcer no próximo domingo?