X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Internacional

"Nuvem de poeira Godzilla" viaja 10 mil km do Saara para as Américas


Uma nuvem de ar do Saara se move em direção às Américas. O fenômeno, uma massa de ar seco com poeira do deserto africano, começou a ser observado há uma semana em uma área a oeste da África.

Batizada por especialistas de "nuvem de poeira Godzilla", ela já percorreu mais de 5 mil km pelo mar até o Caribe e já passou pela Venezuela. 

Ainda acordo com estudiosos, o fenômeno acontece todos os anos. Porém, se intensificou em 2020.

No Caribe, de acordo com o G1, os efeitos já são sentidos. Em vários países há a recomendação para que a população use máscara e evite atividades ao ar livre.


"Isso é incrível! Esse ponto pálido que você vê é o sol - manchado pela poeira da África, como parte de um dos maiores e mais significantes fenômenos já visto"

Ainda segundo o portal, a Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (NOAA, em inglês) prevê que a coluna de poeira do Saara continuará se movendo rumo ao oeste pelo Mar do Caribe, alcançando áreas do norte da América do Sul, América Central e da Costa do Golfo dos Estados Unidos nos próximos dias.

A "nuvem de poeira Godzilla" é uma massa de ar seco carregada de partículas de areia do deserto do Saara. O fenômeno se forma no final da primavera, no verão e no começo do outono no Hemisfério Norte.

Quando ocorre o seu deslocamento, ele não dura mais que uma semana. Mas ventos suaves em certas épocas do ano fazem com que a nuvem cruze o Oceano Atlãntico e percorra mais de dez mil quilômetros. 


"Timelapse do pôr do sol com poeira da África"

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: