Diabetes

Em 14 de novembro é comemorado o Dia Mundial do Diabetes. O diabetes é uma doença crônica, ou seja, uma doença que não tem cura. Mas, assim como qualquer doença crônica, existe um controle.

Primeiramente, é preciso entender que existem alguns tipos diferentes de diabetes, mas em todos os tipos a orientação nutricional é bem parecida.

O diabetes tipo 1 é aquele que a pessoa descobre a doença nos primeiros anos de vida. É necessário aplicar a insulina como tratamento medicamentoso.

O diabetes tipo 2 é desenvolvido ao longo da vida devido a fatores genéticos e hábito de vida, como a alimentação inadequada.

O diabetes gestacional é desenvolvido durante a gestação e, muitas vezes, após o parto ele deixa de existir.

Encontramos também o pré-diabetes. São aquelas pessoas que estão apresentando uma resistência ao funcionamento da insulina, mas que ainda não foram diagnosticadas com a doença.  Assim é o diabetes mellitus, em linhas gerais, excesso de açúcar no sangue, um mal silencioso que se não for tratado pode comprometer o bom funcionamento de vários órgãos do corpo, como rins e olhos.

A doença pode aparecer em qualquer idade, suas causas ainda são desconhecidas.

As manifestações clínicas mais frequentes são: vontade de urinar várias vezes (poliúria); fome frequente (polifagia); sede constante (polidipsia); perda de peso inexplicada.

Vale ressaltar que o paciente diabético pode conviver muito bem com a doença se fizer um tratamento adequado. Os cuidados devem ser diários e, assim que recebe o diagnóstico da doença, a pessoa já deve aderir a um estilo de vida mais saudável.

Mas você sabia que a nutrição é a parte fundamental do plano terapêutico do diabetes e também da sua prevenção?

Então vamos a algumas dicas:
– Substitua os cereais refinados pelos integrais no cardápio;
– Não misture nem repita os carboidratos na mesma refeição. Exemplo: arroz, batata, mandioca, mandioquinha, macarrão, pão, aveia, granola;
– Alimentos ricos em açúcares (mel, açúcar mascavo, açúcar cristal, açúcar orgânico) devem ser evitados para prevenir oscilações acentuadas da glicemia;
– Alimentos diet, na sua grande maioria, são livres de açúcares, mas podem ter valor calórico elevado. Por isso, se for consumir esse tipo de alimento tenha moderação;
– Inclua no cardápio alimentos fontes de gorduras boas. O consumo de gorduras encontradas em óleos vegetais, oleaginosas e sementes e abacate, por exemplo, ajuda a evitar o diabetes tipo 2.
– A canela contribui para controlar os níveis sanguíneos de glicose. Compostos encontrados nesse condimento podem ativar as enzimas que estimulam os receptores de insulina.
– Praticar 30 minutos de exercícios físicos todos os dias.

Leu tudo?? Agora tem de praticar! Aguardo vocês sexta que vem.

 

Gabriela Rebello é nutricionista


últimas dessa coluna


mês passado
quais os alimentos que podem prevenir o câncer?

No dia 27 de novembro, é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Câncer. E, no quadro Nutridicas desta semana, a nutricionista Gabriela Rebello traz as dicas de quais são os alimentos que são …


mês passado
Uma não vive sem a outra

Gabriela Rebello Quem se lembra daquela linda canção que fez sucesso na voz de Fábio Júnior: “Carne e unha, alma gêmea, bate coração. As metades da laranja, dois amantes dois irmãos. Duas forças, …


17/11/17
Novembro Azul

Às vezes, pode parecer que bato na mesma tecla quando falo da importância dos alimentos em diversas situações. Mas a verdade é que, com a escolha certa, aumentamos as defesas do nosso organismo, que …


03/11/17
Ágar-ágar

Esta novidade chegou com tudo no mundo fitness. Também conhecido como ágar ou agarose, ágar-ágar é um composto gelatinoso extraído de diferentes algas marinhas vermelhas. Pode ser encontrado tanto …


27/10/17
Osteoporose

Gabriella Rebello A osteoporose é uma doença que causa fragilidade nos ossos, aumento do risco de quedas e fraturas e é mais comum nas mulheres do que em homens. Em geral, acontece na fase da …


20/10/17
Saúde da voz

A Coluna Nutri Dicas é um espaço onde tenho a liberdade de escrever sobre os assuntos que tenho mais interesse e habilidade. Além disso, conto com o apoio de vocês, meus amigos leitores, que sempre …


13/10/17
Cuide da sua voz!

Passar um dia rouco já é o suficiente para perceber o quanto a voz é importante para o ser humano. Quando estamos sem voz parece que perdemos muito mais do que apenas o som da fala. Por meio dela, …


06/10/17
Para os pequenos!

Outubro chegou e com ele um dos dias mais esperados pela criançada, o Dia das Crianças, não é mesmo? Brincadeiras e diversão não vão poder faltar neste 12 de outubro. E aproveitando essa data tão …


29/09/17
Corrida de Rua

Amanhã, teremos a 6ª Vila Velha Night Run, e leitores da Nutri Dicas enviaram perguntas sobre o que comer antes, durante e depois da corrida para ter um melhor desempenho. Então, anota aí o que a …


28/08/17
mitos e verdades quanto a alimentação saudável

No quadro "Nutridicas" do Tribuna Notícias, a nutricionista Gabriela Rebello fala sobre os mitos e verdades sobre a alimentação saudável. Um dos pontos esclarecidos é quanto à pimenta: por ser …