Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Painel

Painel

Colunista

Folha de São Paulo

Nunca antes

Coluna foi publicada nesta quinta-feira (07)

Painel da Folha de São Paulo | 07/03/2024, 11:37 11:37 h | Atualizado em 07/03/2024, 11:37


Imagem ilustrativa da imagem Nunca antes
Sigurd Bengtsson falou sobre o processo de cassação de Sergio Moro |  Foto: Divulgação / TRE-PR

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), Sigurd Bengtsson, diz que o processo de cassação do senador Sergio Moro (União Brasil) “é inédito no Brasil” e um “caso complexo com resultado imprevisível”. Ele também prevê que a ação deve “subir” para o Tribunal Superior Eleitoral no começo de maio.

A estimativa leva em conta a data de julgamento na corte regional, marcada para começar dia 1º de abril e ser concluída até esta sexta-feira (08). O ex-juiz é acusado de abuso de poder econômico em período pré-eleitoral.

Pesos e medidas

Governador do Paraná por três mandatos, Roberto Requião busca no Supremo Tribunal Federal (STF) direito a aposentadoria especial pelo seu tempo no cargo e usa como argumento a isonomia. Outros ex-gestores que tiveram períodos bem mais curtos no Executivo recebem o benefício mensal, de mais de R$ 30 mil. Entre eles, três que governaram por menos de um ano.

Traguei

O ministro Rogerio Schietti, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), entende que é “no mínimo uma desumanidade” permitir que as pessoas se tornem alvos da Justiça por plantio de maconha para fins medicinais. A declaração foi dada à revista digital Breeza, que será lançada nesta quinta (07) e é dedicada à cultura canábica. Ele admite ter consumido a substância, embora na Espanha, e não no Brasil.

Zumbido

A Frente Nacional de Prefeitos, que representa gestores de capitais e grandes cidades, pediu reunião com a ministra da Saúde, Nísia Trindade, para tratar do “repasse de recursos emergenciais” no combate à dengue. “Queremos abrir um canal de diálogo não apenas para recursos, mas buscar estratégias para orientar os prefeitos no combate à dengue”, diz Dário Saadi, vice da entidade para a área de Saúde e prefeito de Campinas.

Mão beijada

O PDT teve a chance de escolher a Comissão de Previdência da Câmara, tema ligado à pasta que comanda no governo, mas preferiu a de Indústria, Comércio e Serviços. O colegiado acabou ficando nas mãos do bolsonarista Pastor Eurico (PL-PE), o que poderá gerar dor de cabeça para o ministro Carlos Lupi.

Pito

A Justiça Eleitoral determinou a Guilherme Boulos (Psol) que não divulgue uma pesquisa para a Prefeitura de São Paulo, por entender que ela foi distorcida por sua pré-campanha. A decisão atendeu a ações de Tabata Amaral (PSB) e Ricardo Nunes (MDB), que apontaram omissão de nomes e exibição de cenários inexistentes.

Comigo, não

Apesar de ter rebatido a acusação de Tabata sobre a pesquisa, a campanha de Boulos seguirá a orientação de não responder a ela, salvo em casos excepcionais — e nunca pelo próprio pré-candidato. A avaliação é que ela joga iscas para quebrar a polarização entre o psolista e Nunes.

Fui

Figura histórica do PSDB, o deputado federal Carlos Sampaio mudou para o PSD. Os tucanos ficarão agora reduzidos a 13 representantes na Câmara. Ele diz que teve aval do comando tucano para sair e aponta como motivo o fato de o ex-presidente Eduardo Leite ter interferido no diretório estadual. Também promete seguir na oposição a Lula, apesar de seu novo partido ter três ministérios.

Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login

SUGERIMOS PARA VOCÊ: