X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Novos hospitais abrem mais leitos para pacientes no Estado


Imagem ilustrativa da imagem Novos hospitais abrem mais leitos para pacientes no Estado
Novo Hospital da Unimed |  Foto: Divulgação

Enquanto cresce a preocupação sobre a ocupação de leitos em hospitais no Estado, por causa da demanda causada pela pandemia, também vem aumentando a quantidade de leitos disponíveis, inclusive na rede privada.

Apesar da redução de cirurgias eletivas e de exames, as empresas têm optado por manter o cronograma de expansão. Com isso, pelo menos dois novos hospitais particulares foram inaugurados nos últimos três meses.

Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, o Espírito Santo tem, neste momento, cerca de 10 mil leitos, somando sistemas particular e público.

O mais novo hospital particular abriu as portas no último dia 23, o Hospital MedSênior, na avenida Leitão da Silva, em Vitória. O pronto-socorro da unidade foi aberto na segunda-feira.

O Hospital MedSênior tem 105 leitos. A unidade de terapia intensivista (UTI) conta com 29, sendo 20 deles para pacientes com Covid-19.

A unidade tem 8 mil metros quadrados e três centros cirúrgicos para procedimentos de alta complexidade nas áreas cardíaca, ortopédica, neurológica, urológica, ginecológica e oncológica. O hospital vai atender aos clientes do plano de saúde.

“Estamos no momento funcionando com 35 unidades de internação e 29 UTI. Os demais leitos estão prontos e sendo abertos de acordo com a demanda”, explica o diretor técnico do hospital e intensivista, médico Marcio Nascimento.

“O plano tem clientes com idade a partir de 49 anos, mas a maioria dos pacientes é idosa. Com certeza isso, aumenta o desafio para os profissionais de saúde do hospital porque os idosos são do grupo de risco”, afirma o diretor.

Em Cachoeiro de Itapemirim, a Unimed Sul inaugurou, em abril, o Novo Hospital Unimed, no Km 5 da Rodovia Cachoeiro-Safra. Com quase 17 mil metros quadrados, há 130 leitos, sendo 30 de UTI. Vinte são exclusivas para coronavírus.

“Entendemos que havia a necessidade de ampliar os leitos no Estado por causa da pandemia. Atendemos aos clientes não só do Sul do Estado, mas também da Unimed Vitória e do norte fluminense”, conta o presidente da Unimed Sul Capixaba, médico Leandro Baptista.

Vagas são abertas também no SUS até o fim do mês

No Sistema Único de Saúde (SUS), o governo do Estado segue com o trabalho de ampliação do número de leitos, por causa da pandemia do novo coronavírus. De acordo com a Secretaria do Estado de Saúde (Sesa), mais leitos do SUS ficarão disponíveis até o fim deste mês.

“A Secretaria informa que a capacidade de atendimento para pacientes com o novo coronavírus está sendo ampliada semanalmente com a abertura de leitos que estão distribuídos em unidades próprias (majoritariamente) e em contratualização com entidades filantrópicas e hospitais privados”, explicou a Sesa, em nota.

“A previsão da Sesa para o final do mês de julho, com a quinta fase de expansão de leitos no Estado, é poder disponibilizar, seja com abertura, adaptação ou compra de leitos, mais de 1.600 leitos”, afirmou a secretaria.

Ainda de acordo com a Sesa, há, neste momento, cerca de 10 mil leitos no Estado, somando os sistemas público e privado.

Desse total, 6.450 estão disponíveis para os pacientes da rede SUS no Espírito Santo, sistema que tinha, até esta quarta-feira (08), 1.434 leitos exclusivos para atendimento de pacientes com o novo coronavírus. Dessa quantia, 698 são de UTI e 736 de enfermaria, segundo números divulgados pela Sesa.

De acordo com o Painel Covid-19, da Sesa, desses 1.434 leitos exclusivos para Covid-19, 1077 estão ocupados. Com isso, a taxa de ocupação dos leitos exclusivos para coronavírus do SUS no Estado, neste momento, é de 75,10%. Já a taxa de ocupação da UTI destinada ao Covid-19 é de 84,24%.


SAIBA MAIS



Novos leitos

  • Dois novos hospitais particulares foram inaugurados no Estado nos últimos meses, durante a pandemia do novo coronavírus.
  • Com isso, a quantidade de leitos disponíveis no Espírito Santo foi ampliada, assim como os leitos com atendimento exclusivo a pacientes com suspeita ou que tenham testado positivo para Covid-19.
  • De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (Sesa), há cerca de 10 mil leitos em geral, neste momento, no Estado, somando os sistemas públicos e privados de saúde e também os leitos que não são para atendimento exclusivo da Covid-19.
  • Desses leitos, 6.450 estão disponíveis na rede SUS.

Medsênior

  • Entre os novos hospitais particulares está o Hospital MedSênior, localizado na avenida Leitão da Silva, no bairro Gurigica, em Vitória, inaugurado no final de junho.
  • O hospital tem 105 leitos. Neste momento, 29 estão na unidade de terapia intensivista (UTI), sendo 20 exclusivos para pacientes com Covid-19.
  • De acordo com o diretor técnico do hospital e intensivista, médico Marcio Nascimento, a taxa de ocupação dos leitos neste momento no Hospital MedSênior é de cerca de 65%.

Unimed

  • Outra unidade hospitalar particular inaugurada recentemente é o novo Hospital Unimed, em Cachoeiro de Itapemirim, com quase 17 mil metros quadrados, aberta em abril.
  • A NOVA unidade da empresa de plano de saúde tem 130 leitos, sendo 30 de UTI. Desses leitos de UTI, 20 são exclusivos para pacientes com quadro de novo coronavírus.
  • O hospital atende pacientes e clientes do Sul do Estado, da Região Metropolitana e até do Norte do Rio de Janeiro. A taxa de ocupação dos leitos na unidade é de cerca de 70%.

Fonte: Hospitais citados e Sesa.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: