X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Economia

Novo golpe do Pix promete transferir dinheiro em dobro


Mais um golpe envolvendo o sistema de pagamento Pix, de transferências instantâneas, está fazendo vítimas na internet. Desta vez, os criminosos editaram e compartilharam um vídeo falso, afirmando que, ao enviar dinheiro para algumas chaves Pix, a transferência volta em dobro para a conta.

A mensagem, amplamente compartilhada nas redes sociais, traz uma lista de supostas chaves que funcionariam por causa de um “bug”, ou defeito, na plataforma.

O Nubank, instituição financeira totalmente digital, fez um alerta para que as pessoas fiquem atentas e não tentem reproduzir as transferências do vídeo.

“Essas chaves são das contas dos próprios golpistas. Quem transfere o dinheiro para as chaves para 'testar' se o bug funciona está, na verdade, mandando dinheiro para os golpistas”, explicou a empresa em seu blog.
De acordo com nota enviada pelo Nubank, o time de inteligência e combate à fraude da instituição realizou uma série de testes, tendo como base orientações maliciosas publicadas em vídeos na internet. “A equipe não constatou falhas em transações Pix feitas pelo app do Nubank”, disse a nota.

O especialista em Tecnologia da Informação Eduardo Pinheiro explicou que a vulnerabilidade não está na plataforma de transações eletrônicas, mas sim nas pessoas que acreditam em facilidades e acabam caindo nas armadilhas criadas pelos estelionatários.

Imagem ilustrativa da imagem Novo golpe do Pix promete transferir dinheiro em dobro
5G é a nova geração de conectividade móvel |  Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

“As fraudes verificadas até agora se deram por conta de usuários que são enganados. Geralmente os criminosos utilizam a engenharia social, que é a estratégia de manipulação mental para enganar pessoas, e a técnica phishing, o uso de links maliciosos”, disse Pinheiro.

“O vídeo compartilhado pelos criminosos é algo fácil de ser forjado, com a devida edição” destacou.

O consultor de Segurança da Informação Paulo Roberto Penha fez algumas recomendações para reforçar a segurança no celular.

“É importante ficar atento ao instalar novos aplicativos nos smartphones onde você já possui serviços de bancos instalados. Só instale de fontes seguras, verificadas pelo próprio fabricante do sistema operacional”, aconselhou.

“Para desbloquear o celular, tenha no mínimo uma autenticação biométrica. E, ao receber links de acesso por mensagem, não abra, pode ser um golpe”, ressaltou o profissional.

Saiba mais

Estratégias comuns

  • De acordo especialistas, golpistas utilizam a engenharia social, estratégia de manipulação mental para enganar o elo mais fraco, que é o consumidor.
  • a maioria dos criminosos liga para as vítimas se passando por funcionários de banco, ou mandam mensagens ou links maliciosos via SMS ou WhatsApp.

Dicas

  • Tenha um antivírus no celular, e fique atento ao baixar novos arquivos e instalar aplicativos. Só faça downloads de fontes confiáveis.
  • Melhore a autenticação do acesso ao celular, com biometria ou perguntas de segurança
  • Os bancos já esclareceram que nunca pedem informações ou enviam links para os clientes.
  • Todas as operações com o PIX e o Internet Banking devem ser realizadas nos sites e aplicativos oficiais das instituições financeiras.
  • Dispense as ligações de pessoas se identificando como agentes de instituições e empresas, solicitando informações pessoais, oferecendo facilidades para pagamento de cobranças.
  • É preciso ter atenção com boatos e vídeos falsos espalhados nas redes sociais, com estratégias para ganhar dinheiro rápido. Não tente imitar o que os criminosos fazem nesses vídeos

Fonte: Nubank e especialistas ouvidos pela reportagem

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: