Novidades para quem tem cabelos cacheados

 (Foto: Reprodução/Instagram)
(Foto: Reprodução/Instagram)
Por Caroline Freitas

Quem tem madeixas cacheadas está sempre em busca de produtos que deixem os cachos mais saudáveis, com brilho e definição. E a tendência Low Poo e No Poo é a mais nova aliada nessa missão.

A técnica consiste na utilização de produtos com pouca ou nenhuma dosagem de sulfatos, e garante a saúde e a beleza das madeixas, mantendo a oleosidade natural dos fios. Os produtos “liberados” de substâncias como sal, sulfato, parafina, parabenos, petrolato, silicone, óleo mineral e conservantes também estão em alta.

A gestora de marketing da Griffus, Giovanna Faria, se empenhou em conhecer essa tendência, que tem ganhado tantos adeptos.

De acordo com Giovanna, “a cabeleireira inglesa e cacheada Lorraine Massey constatou que a presença de sulfatos – agentes de limpeza potentes, presentes, por exemplo, nos detergentes de cozinha – eliminava no processo de lavagem não só as impurezas, mas também a oleosidade natural produzida pelo couro cabeludo, importante para a saúde dos fios. Como teste, ela parou de usar xampu, criando uma nova mistura para garantir a limpeza dos cabelos.”

E a experiência foi tão bem-sucedida, que tem conquistado mulheres em todo o mundo. É o caso da youtuber Nathany Sampaio, que conheceu o método há cerca de três anos e não largou mais.

“Como sou cacheada e tenho os fios coloridos sinto necessidade de preservar tanto a hidratação natural do meu couro cabeludo quanto a minha cor. Os xampus convencionais ressecam demais os fios cacheados e desbotam a coloração com mais facilidade”, afirma.

Ela conta que conheceu a técnica de limpeza em grupos de redes sociais voltados para cabelos cacheados e, hoje, é adepta das duas técnicas – No e Low Poo.

A especialista em alongamento capilar Mariana Plaster destaca que uma das principais vantagens da técnica é que o tratamento com os produtos pode ser feito em todos os tipos de cabelo, e não apenas em cachos.

“Entretanto, é preciso considerar o tipo de cabelo e suas necessidades. No geral, o No Poo funciona bem em cabelos com tendência ao ressecamento e para quem tem o couro cabeludo seco. Para os demais tipos de fios, o Low Poo é o mais indicado.”

 (Foto: Reprodução/Jornal A Tribuna)
(Foto: Reprodução/Jornal A Tribuna)