Novas perspectivas para a sustentabilidade

Discutir sustentabilidade, ou pelo menos pensar a respeito, faz parte da vida das pessoas. O tema é tão amplo, que vai muito além do fator ambiental, e tem uma série de questionamentos ainda pouco abordados.

Aluna da Escola Municipal de Ensino Fundamental Adevalni Sysesmundo Ferreira de Azevedo, que fica em Jardim Camburi, a jovem Yasmin Borges Peixoto, de 14 anos, percebeu que grandes mudanças estão acontecendo, como o fim de certas profissões, o surgimento de outras e a transformação de hábitos comuns do dia a dia das pessoas com a tecnologia.

“Eu nunca tinha pensado, por exemplo, em carne impressa, ou armazenamento de informações no DNA, e fiquei surpresa”, essa foi a reação de Yasmin, ao participar da palestra "Repensando a Sustentabilidade”, com o consultor Carlos Piazza, na Arena VOS (Vários Olhares Singulares), iniciativa da Vale para discutir temas relevantes reunindo representantes de diversos setores da sociedade, para captar ângulos diferentes de um mesmo assunto.

Dinâmica, a palestra chamou a atenção do diretor da Escola Viva Pastor Oliveira de Araújo, Marcelo Lema Del Rio Martins. O educador destacou o papel da tecnologia, da inovação e das startups no resgate de ambientes mais sustentáveis.

Para a estudante Nicole Veiga Frogel Vassimon, 13 anos, a Arena VOS mostrou que empresas, profissionais e cidadãos estão mais atentos a essa nova realidade. “É muito bom ver que tem pessoas pensando fora da caixa”, conclui a jovem.

Até quem trabalha na área do meio ambiente, afirmou que o conceito abordado por Carlos Piazza na Arena Vos "Repensando a Sustentabilidade” pode ser aplicado em também em questões sociais, familiares e outras. A analista de meio ambiente da Vale, Suellen Monteiro diz que o evento ajudou a aprimorar algumas de suas posturas, tanto profissionais como pessoais.

“É bom ver que sempre temos novas formas de fazer a diferença e não apenas esperar pelos outros. A abordagem do palestrante foi ainda mais impactante porque faz referência a muitas questões da vida”, comentou Suellen Monteiro.

Cada ponto de vista é só uma parte do todo. Essa é a impressão que temos ao participar da Arena VOS. O site www.arenavos.com.br e o facebook.com.br/arenavos também mostram vários olhares singulares, como o que é a sustentabilidade sob vários pontos de vista, dos especialistas aos adolescentes.