Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Coluna do Estadão

Coluna do Estadão

Colunista

Estado de São Paulo

Noronha integrará turma que analisa caso Queiroz

| 13/07/2020, 09:08 09:08 h | Atualizado em 13/07/2020, 09:15

Os destinos de Fabrício Queiroz e João Otavio de Noronha parecem mesmo estar entrelaçados. Ao deixar a presidência do STJ, em agosto próximo, o ministro fará parte da Quinta Turma do tribunal, ou seja, continuará analisando o caso do ex-assessor de Flávio Bolsonaro e amigo do presidente Jair Bolsonaro.

O habeas corpus de Queiroz é de relatoria do ministro Felix Fischer, mas foi decidido excepcionalmente por Noronha recentemente pelo fato de ele ser o presidente e ter o poder de deliberar em casos urgentes durante o recesso.

Muda? A Quinta Turma do STJ, da qual Fischer também faz parte, é considerada linha dura com os réus. Noronha entrará no lugar do ministro Jorge Mussi. A vaga de Celso de Mello no STF, para qual o atual presidente do STF é cotado, abre em novembro deste ano.

A ver. Nos bastidores do Planalto, é consenso: Noronha ganhou pontos com Bolsonaro. Se não for escolhido na próxima, permanecerá bem posicionado na fila.

Click. O governador de São Paulo, João Doria, publicou foto com a mulher, Bia, em redes sociais no domingo: “Quem tem família tem tudo”, escreveu.

O mundo... Gilmar Mendes e os advogados do chamado campo progressista do direito, muitos próximos ao PT, se reconciliaram publicamente. Em live do Prerrogativas no sábado passado, integrantes do grupo reconheceram as “posições corajosas e contra majoritárias” do ministro no Supremo.

...gira. De seu lado, Gilmar Mendes acusou o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) de corporativismo e criticou Deltan Dallagnol, música para os ouvidos dos advogados. Num passado recente, Gilmar foi duramente criticado pela esquerda durante o longo inferno astral de Dilma Rousseff.

Mais do que... Por que o governo não consegue trocar Ernesto Araújo do Itamaraty agora? O maior temor, segundo palacianos, é de passar a mensagem de que estão abandonado o barco de Donald Trump. É sabido e notório o tanto que o chanceler é chegado aos americanos.

...amigos. Diplomatas explicam: Araújo apostou as fichas na gestão de Trump nos EUA. Se ele não for reeleito, vai ser muito difícil permanecer no cargo. Por outro lado, antecipar essa derrota e tentar mudar o rumo da política externa agora poderia irritar os americanos.

Tô… O governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), ficou duas semanas de home office quando adoeceu por covid-19. Seus sintomas eram cansaço, dor nos olhos e falta de ar. O tratamento foi feito com azitromicina.

…fora. Barbalho lamenta a politização em torno dos medicamentos de combate à covid-19 no País: “No Brasil, a direita quer 'black friday' e a esquerda quer 'lockdown'”.

Receita. Sobre Jair Bolsonaro ter se tornado uma espécie de “garoto propaganda” da cloroquina, o governador disse que o “assunto é para os profissionais da medicina tratarem com seus pacientes”.

Como foi. No Pará, Barbalho diz ter garantido aos profissionais de saúde acesso à hidroxicloroquina, azitromicina e a todos os medicamentos possíveis para tratamento da covid-19. A palavra final é dos médicos, afirma ele.

Somar. Izabela Patriota, doutoranda em direito econômico pela USP, mestre pela UnB, é a nova diretora de políticas públicas do movimento Livres.

Pronto, falei!

Onde já se viu perdoar alguém que nunca pediu perdão? Reconhece que assaltou o Brasil com o mensalão e o petrolão, pede perdão ao País, PT.”

Alexis Fonteyne, deputado federal (Novo-SP)

SUGERIMOS PARA VOCÊ: