Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Coluna do Estadão

Coluna do Estadão

Colunista

Estado de São Paulo

Nordeste tenta conter epidemia de fake news

| 03/05/2020, 09:39 09:39 h | Atualizado em 03/05/2020, 09:43

A epidemia de fake news em todos os Estados levou secretários de comunicação do Nordeste, após pedido dos governadores, a elaborar dossiê com as piores e mais nefastas mentiras que circulam nas redes sociais.

A ideia é apresentar o compilado na CPI mista de Fake News, do Congresso. No Ceará, a Assembleia Legislativa aprovou lei, sancionada por Camilo Santana (PT), que prevê multa de até R$ 2.000 para quem compartilhar notícias falsas sobre a covid-19. Colegas dele se animaram com a possibilidade de adotar medidas semelhantes.

Opa. “É uma boa ideia. As fake news ajudam a matar a democracia. Em um contexto de pandemia, matam também pessoas”, disse Flávio Dino (PCdoB-MA) à Coluna. No entorno de Camilo Santana, a ideia é tentar ampliar a medida mesmo quando a acabar a crise sanitária da covid-19.

Contra. O deputado estadual André Fernandes (PSL-CE), bolsonarista, critica a medida adotada pelo governo do Ceará. Segundo ele, trata-se de censura.

Bad news. No panorama elaborado pelos secretários, há o seguinte diagnóstico: “enquanto o presidente (Jair Bolsonaro) se posicionar contra as medidas de distanciamento social e priorizar as disputas políticas, a tendência é de que o volume de fake news contra os governadores do Nordeste siga aumentando”.

CLICK. Em tempos de pandemia, até a estátua de Juscelino Kubitschek, em Brasília, apareceu usando máscara. Na capital federal, o uso do acessório será obrigatório.

Fala... Em solenidade militar no Rio Grande do Sul na semana passada, ministros militares pediram ao governador Eduardo Leite (PSDB) que falasse a Jair Bolsonaro sobre o modelo de isolamento instituído naquele Estado, com diferentes níveis por região.

...que eu te escuto. O presidente ouviu calado. Ao final, se queixou da “politização” do tema. Leite, então, o aconselhou: não adianta o governo dizer que está tudo bem porque a população acompanha o noticiário e, consequentemente, as mortes em Manaus e outras cidades do País.

Ideia. Leite citou ainda o termo “lockdown endógeno” (Thomas Conti), medida de isolamento que nasce do medo da população. Na visão do jovem governador, é melhor as autoridades liderarem as restrições.

Falando... Colar em Moro o estigma de “traidor” é hoje a empreitada número um do bolsonarismo entre os eleitores conservadores, especialmente os evangélicos e católicos. O “pecado” da traição têm forte simbolismo na religião com Judas Iscariotes, citado nominalmente pelo Presidente.

...aos seus. Na história e nas artes, traidores também caíram em desgraça. Em um dos cantos do Inferno (Divina Comédia), Dante e Virgílio se deparam com Satanás mascando em suas três bocarras Judas, Marco Bruto e Caio Cássio, os dois últimos, traidores do imperador Julio César.

Deu... Um colega de Corte de Alexandre de Moraes (STF) evocou velho jargão ao comentar a suspensão, pelo ministro, da nomeação de Alexandre Ramagem: “a caneta dele está pesada”.

...ruim. “Juiz caneta pesada” é um termo usado pelos policiais e pela malandragem para designar magistrados muito rígidos na aplicação das penas.

Pronto, falei!

"O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso falava em bolsões de governabilidade. Hoje, Jair Bolsonaro não tem nem pochete de governabilidade”

José Luiz Penna, presidente nacional do PV

SUGERIMOS PARA VOCÊ: