Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Coluna do Estadão

Coluna do Estadão

Colunista

Estado de São Paulo

No Palácio do Planalto, o “rei” está com Covid-19

| 08/07/2020, 08:40 08:40 h | Atualizado em 08/07/2020, 08:55

O anúncio de que Jair Bolsonaro está com Covid-19 abalou o clima de aparente “normalidade” do Planalto, onde, desde o início da pandemia, visitantes e funcionários subalternos eram compelidos veladamente por anfitriões (no primeiro caso) ou por superiores a (fingir) ignorar o risco de contágio. O uso de máscaras nunca foi totalmente incorporado pelo “dress code” do Palácio e sempre houve a suspeita de doentes que não “saíram do armário”, ou seja, uma vez afastados, se limitaram a dizer terem sido vítimas de dengue ou de “virose”.

Eu vi. A partir de agora, como na fábula A Roupa Nova do Rei, quem tiver coragem poderá gritar no Palácio do Planalto: “O rei está com Covid-19”.

Pânico. O medo bateu à porta: parlamentares que estiveram com Bolsonaro nos últimos dias correram para fazer exames.

click. A deputada Dorinha Seabra foi eleita presidente do Instituto Educatores, que reúne ex-secretários estaduais de Educação.

Pisando... A resposta do governo brasileiro, que será apresentada amanhã na reunião com investidores estrangeiros preocupados com o desmatamento, será em tom de mea-culpa, mas sem apresentação de qualquer tipo de meta.

...leve. O presidente do BC, Roberto Campos Neto, responsável pela ponte internacional, chegou a levantar essa possibilidade em reunião na Vice-Presidência ontem, mas Hamilton Mourão disse que seria “até leviano” cravar algum número de redução precisa do desmatamento.

Eu mudei! Por fim, a fala do vice-presidente, a que abrirá a conversa, vai reforçar que o momento de seca (até setembro) é o mais crítico e que o governo está comprometido fortemente nesse combate agora.

Não tá mais comigo! Tereza Cristina deve ficar incumbida de mostrar que nada do agronegócio que é exportado vem do desmatamento da Amazônia.

Qual é? Houve um momento de climão na reunião de ontem em que os ministros discutiam o que caberia a cada um dizer. Ricardo Salles (Meio Ambiente) queria apenas falar de economia verde. A pergunta que pairou sobre a cabeça dos participantes foi: mas e a parte do combate ao desmatamento no País?

Ação. O Psol apresentou projeto para sustar o reajuste tarifário da Enel SP: argumenta que todo o custo sobre a distribuição de energia elétrica decorrente da pandemia será arcado pelos consumidores.

Tempo. Cada vez mais bem posicionado no xadrez da Câmara, Marcelo Ramos (PL-AM) diz: “Rodrigo Maia devolveu a Casa a um patamar democrático e republicano. Mais importante do que discutir nomes de quem pode suceder ao atual presidente é o compromisso de manter o Legislativo nesse patamar”.

Vintage. Cartolas viram na iniciativa de João Doria de criticar a CBF tentativa do governador de voltar aos tempos da seleção paulista de futebol. Em meados do século passado, a rivalidade com os cariocas movia os clubes do estado.

Vintage II. Os tempos mudaram, dizem os dirigentes que assinaram o calendário da CBF. Para eles, Doria quer é se contrapor a Bolsonaro, cada vez mais próximo do Flamengo. Segundo o governador, os paulistas não poderão começar a disputa do Brasileirão antes do término do Paulista.

Pronto, falei!

Sobre o Presidente fazer “propaganda” da substância

"O uso da máscara faz efeito. O da cloroquina, não. Mas até doente Bolsonaro sabota o combate à pandemia”.

Marcelo Freixo, deputado federal (PSOL-RJ)

SUGERIMOS PARA VOCÊ: