Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Claudia Matarazzo

Claudia Matarazzo

Colunista

Claudia Matarazzo

No Natal, desapegue, presenteie e agrade a quem você ama

| 12/12/2019, 07:10 07:10 h | Atualizado em 12/12/2019, 07:14

Já começou o estresse do Natal. Estresse sim! Na TV só se fala em o que fazer com o décimo terceiro, reportagens sobre os presentes que se vai comprar, etc. E quem não tem salário? Nem o primeiro nem o décimo? E quem não tem tempo de enfrentar shopping e compras? E quem não tem cabeça para pensar em fofuras para todos?

Começa a dar aquele aperto no coração e a gente não entende bem a razão. Afinal, a época é de festa – ou não?

Hoje vou tentar ajudar quem fica aflito por querer presentear todo mundo e tem a impressão que vai se afogar em dilemas. Nada de dilemas. Muita calma que tem jeito.

Dê algo que é seu – É isso aí. Não há gesto mais generoso do que desapegar de algo nosso para dar a outra pessoa quando sabemos que ela vai gostar.

Vai com a sua energia, o seu carinho e as suas memórias. O que pode ser mais significativo?

Minha amiga Maura, no ano passado usava um par de óculos de grau liiiindos!

Elogiei e perguntei onde havia comprado. Ela gargalhou sua risada que me encanta desde os 15 anos e, ato contínuo, tirou os óculos da cara e disse: “Nêga, fica com eles porque comprei na internet e nem eu vou lembrar o site e nem você vai achar igual.”

Comovida, tasquei os óculos na cara já de frente para o espelho. E não é que além de ter ficado ótimo, o grau era exatamente o mesmo!

Já vai fazer um ano e me lembro dela todos os dias – e da segunda gargalhada que demos juntas ao descobrir que até no grau da lente combinamos – e desde a escola...

A lista de itens que podemos ter em casa em duplicidade novos e que podem agradar a uma amiga (ou amigo) é enorme. No caso das mulheres, por exemplo, varia bem. Olha só.

Bijuterias e acessórios – Descolados, originais, diferentes... Você já usou por anos e tem muitos outros. E estão em ótimo estado... Por que não dar para quem já elogiou?

Bolsas – Quem não gosta de ganhar uma bolsa nova? Se você tem uma que por algum motivo quase nunca usou, desapegue, coloque em uma caixa linda e emocione sua amiga.

E é para dizer mesmo que é sua, mas que você quis dar a ela por esse ou aquele motivo...
Eu por exemplo só gosto das bolsas imensas e as minhas pequenas e médias acabam durando uma eternidade. Acabei dando duas esse ano. E ninguém achou ruim...

Batom, perfume, sachês (fechados naturalmente) – A gente vive comprando cores de batom que depois percebe que nem combinam com a gente. Mas que podem ficar muito melhor naquela amiga ou parente que tem outro tom de pele.

Às vezes ganhamos um perfume e nem abrimos esperando o nosso acabar, mas o nosso perfume é outro e... lá ficou o frasco de uma marca ótima... Se amiga for íntima, vai amar. E se nunca tiver usado, pode experimentar e gostar...

O mesmo vale para sombras, cremes hidratantes, etc.
São mimos que sempre agradam e muitas vezes pode acabar se resumindo apenas no gesto mesmo – mas ninguém vai achar ruim, garanto.
Objetos de decoração e cozinha – Sabe aquela jarra “diferentona” que você super usou, mas cansou? Ou ainda aquela fruteira moderna que você ganhou e combina muito mais na cozinha da amiga do que na sua?

Pois é. Embale em uma caixa bonita, faça um cartão carinhoso e, de quebra já vai abrindo espaços na casa e na vida para novas energias.

Tá duvidando? Faço isso há anos e o ano inteiro – e até agora, ninguém reclamou.
 

SUGERIMOS PARA VOCÊ: