Natal sem culpa

Olá, queridos leitores. Como o Natal se aproxima, eu separei algumas dicas para ajudar vocês que não pretendem perder o foco nesta época tão bonita, ainda mais porque as ceias costumam estar recheadas de goloseimas, não é verdade?

Mas não tem mistério. O primeiro passo para fazer escolhas mais conscientes é prestar atenção plena em nós mesmos, como está nossa fome ou nossa saciedade. Por isso, o ideal é manter a rotina no dia do evento.

Tome o café da manhã, faça os lanches intermediários (incluindo as frutas, laticínios com baixo teor de gordura e os cereais integrais) e almoce bem, de forma completa, priorizando as verduras e os legumes, que provavelmente ficarão de fora no evento.

Pouco antes de sair, tome um iogurte, coma uma fruta ou até mesmo um sanduíche, para chegar ao evento saciado e consciente disso.

Durante o evento, quando der aquela fominha de novo, coma! Simples assim...

Mas preste atenção a estes sinais, preste atenção em o que, o por que ou como está comendo ou bebendo.

Se tiver opção de escolha, tente não exagerar nas frituras e nos alimentos com alto teor de gordura. E, entre um brinde e outro, tome água!

De uma forma geral, preste atenção no que está bebendo. E, quando for pegar o próximo copo, se pergunte: “Eu preciso?”.

O desconforto do dia seguinte, nosso fígado e organismo irão agradecer.

E depois? Vida normal! Volte aos seus hábitos, não pense que foi tudo jogado fora, já que estes eventos são uma exceção. Portanto, o final de ano é um período, mas os eventos são pontuais, entre estes eventos, mantenha os hábitos saudáveis, que não terão muita interferência no resultado final.

Ah! E, para não perder o costume, a Nutri vai compartilhar aquela receitinha deliciosa e fit, passada pela amiga e leitora de A Tribuna Samanta, da Cio da Terra Culinária Funcional! Pegue papel e caneta e anote aí!

  • Torta de frutas vermelhas

Ingredientes

– 4 polpas de morango e amora;
– 8 colheres de sopa de leite de coco em pó;
– 4 caixas de morango;
– 500 ml água;
– 4 gomas de amido de milho;
– 400g de semolina (ou farinha integral);
– 100g de polvilho doce;
– óleo de coco (ou de girassol);
– 3 xícaras de açúcar demerara;
– cranberry ;
– lascas de coco;
– geleia de morango;
– noz moscada;
– canela.

Modo de preparo

Massa
– 400g de semolina (ou farinha integral);
– 100g de polvilho doce;
– óleo de coco;
– 1 xícara de açúcar demerara.

Misturar todos os ingredientes numa vasilha até formar uma massa homogênea soltando da mão (tipo brigadeiro), forrar um pirex nas laterais e no fundo. levar ao forno por 45 minutos a 200° e 220°. Reservar.

Creme
Levar ao liquidificador as polpas, o restante do açúcar e o leite de coco, bater.
Acrescentar aos poucos as gomas com o liquidificador funcionando, e com uma espátula de silicone ir mexendo e ajudando o creme a formar uma textura consistente e cremosa.
Por último, acrescentar 1 xícara de óleo de coco e continuar a movimentar com a espátula até o óleo se juntar ao creme por completo. Cobrir a massa e levar por 20 minutos ao congelador!

Goma de amido de milho
Para Cada 1 xícara de água, acrescentar 4 colheres de sopa de amido e levar ao fogo até o ponto do brigadeiro formar. (Fazer 4 receitas dessa para o creme).

Cobertura
Levar ao fogo numa panela alta, 500 ml de água com as 4 caixas de morango e esperar ferver
(lavados e picados. Reservar alguns para decorar), acrescentar açúcar demerara à vontade, uma pitada de noz moscada e uma pitada de canela. Mexer parar o açúcar derreter.
Mexa até engrossar e desligue. Espere esfriar e cubra a torta. Decore com o cranberry os morangos reservados e as lascas de coco. Sirva.


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