Natal sem culpa

Olá, queridos leitores. Como o Natal se aproxima, eu separei algumas dicas para ajudar vocês que não pretendem perder o foco nesta época tão bonita, ainda mais porque as ceias costumam estar recheadas de goloseimas, não é verdade?

Mas não tem mistério. O primeiro passo para fazer escolhas mais conscientes é prestar atenção plena em nós mesmos, como está nossa fome ou nossa saciedade. Por isso, o ideal é manter a rotina no dia do evento.

Tome o café da manhã, faça os lanches intermediários (incluindo as frutas, laticínios com baixo teor de gordura e os cereais integrais) e almoce bem, de forma completa, priorizando as verduras e os legumes, que provavelmente ficarão de fora no evento.

Pouco antes de sair, tome um iogurte, coma uma fruta ou até mesmo um sanduíche, para chegar ao evento saciado e consciente disso.

Durante o evento, quando der aquela fominha de novo, coma! Simples assim...

Mas preste atenção a estes sinais, preste atenção em o que, o por que ou como está comendo ou bebendo.

Se tiver opção de escolha, tente não exagerar nas frituras e nos alimentos com alto teor de gordura. E, entre um brinde e outro, tome água!

De uma forma geral, preste atenção no que está bebendo. E, quando for pegar o próximo copo, se pergunte: “Eu preciso?”.

O desconforto do dia seguinte, nosso fígado e organismo irão agradecer.

E depois? Vida normal! Volte aos seus hábitos, não pense que foi tudo jogado fora, já que estes eventos são uma exceção. Portanto, o final de ano é um período, mas os eventos são pontuais, entre estes eventos, mantenha os hábitos saudáveis, que não terão muita interferência no resultado final.

Ah! E, para não perder o costume, a Nutri vai compartilhar aquela receitinha deliciosa e fit, passada pela amiga e leitora de A Tribuna Samanta, da Cio da Terra Culinária Funcional! Pegue papel e caneta e anote aí!

  • Torta de frutas vermelhas

Ingredientes

– 4 polpas de morango e amora;
– 8 colheres de sopa de leite de coco em pó;
– 4 caixas de morango;
– 500 ml água;
– 4 gomas de amido de milho;
– 400g de semolina (ou farinha integral);
– 100g de polvilho doce;
– óleo de coco (ou de girassol);
– 3 xícaras de açúcar demerara;
– cranberry ;
– lascas de coco;
– geleia de morango;
– noz moscada;
– canela.

Modo de preparo

Massa
– 400g de semolina (ou farinha integral);
– 100g de polvilho doce;
– óleo de coco;
– 1 xícara de açúcar demerara.

Misturar todos os ingredientes numa vasilha até formar uma massa homogênea soltando da mão (tipo brigadeiro), forrar um pirex nas laterais e no fundo. levar ao forno por 45 minutos a 200° e 220°. Reservar.

Creme
Levar ao liquidificador as polpas, o restante do açúcar e o leite de coco, bater.
Acrescentar aos poucos as gomas com o liquidificador funcionando, e com uma espátula de silicone ir mexendo e ajudando o creme a formar uma textura consistente e cremosa.
Por último, acrescentar 1 xícara de óleo de coco e continuar a movimentar com a espátula até o óleo se juntar ao creme por completo. Cobrir a massa e levar por 20 minutos ao congelador!

Goma de amido de milho
Para Cada 1 xícara de água, acrescentar 4 colheres de sopa de amido e levar ao fogo até o ponto do brigadeiro formar. (Fazer 4 receitas dessa para o creme).

Cobertura
Levar ao fogo numa panela alta, 500 ml de água com as 4 caixas de morango e esperar ferver
(lavados e picados. Reservar alguns para decorar), acrescentar açúcar demerara à vontade, uma pitada de noz moscada e uma pitada de canela. Mexer parar o açúcar derreter.
Mexa até engrossar e desligue. Espere esfriar e cubra a torta. Decore com o cranberry os morangos reservados e as lascas de coco. Sirva.


últimas dessa coluna


Páscoa, tempo de amor, união, chocolate e muito equilíbrio

“Coelhinho da Páscoa, que trazes pra mim? Um ovo, dois ovos, três ovos assim!” Momento de renascimento, harmonia e união entre as pessoas. É! O período mais doce do ano chegou. Uma época difícil para …


Palmito: ultrassaudável!

Nas saladas, tortas, cremes, refogados, assados… Delícia! Muitos o consomem o ano inteiro, outros nem tanto. Mas com a Semana Santa chegando o consumo do palmito ganha destaque, principalmente para …


Sucos detox são aliados do sistema imunológico

Nesses dias de altas e baixas temperaturas, sol e chuva se alternando, muitas pessoas sofrem com resfriados e espirros. Já começa aquela sensação de cansaço, sem força de vontade nem para levantar da …


Refrigerante: perigo!

Que refrigerante não é saudável, isso todo mundo já sabe. E que são capazes de acabar com a sua boa forma em pouco tempo? Ixi! Isso você já deve estar cansado de saber. Mas ainda assim não consegue …


O feijão na nossa dieta

O feijão é um alimento bastante estigmatizado: excluído da dieta de quem busca a perda de peso, diz-se que a leguminosa engorda, incha e dá gases. Mas, desde criança, escutamos que o grão é rico em …


Praticidade na cozinha

Foi-se o tempo em que gastar horas na cozinha era exclusivamente parte da rotina ou trabalho da mulher. Hoje, o gosto e a necessidade de cuidar da casa também passam pelos homens. E, como o tempo …


Xô, ressaca da folia!

“Ó abre alas, que eu quero passar.... Ó abre alas, que eu quero passar.... Eu sou da Lira, não posso negar”... O Carnaval chegou e muita gente aproveita esta época do ano para "enfiar o pé na jaca"! …


Carnaval de Vitória chegou!

Carnaval é tempo de festa, alegria e samba no pé. Vai aproveitar a folia? Independente de ir para festa ou ficar em casa, este é um final de semana que faz toda a diferença no quesito rotina e …


Alface, sim ou não?

Basta pensar em uma salada de folhas ou em um hambúrguer mais leve e caprichado para, logo, inserirmos a alface na lista de ingredientes, não é verdade? Mas, mais do que um ótimo acompanhamento para …


Benefícios das sementes de abóbora

Ao comprar uma abóbora, a maioria das pessoas retira as sementes e joga fora, mantendo apenas o legume, não é verdade? Mas o que você não sabe é que isso é um grande desperdício. As sementes de …