Notícias

Ciência e Tecnologia

Nasa confirma que existe água na Lua, mas congelada


Lua tem depósitos de gelo (Foto: Divulgação)
Lua tem depósitos de gelo (Foto: Divulgação)
Uma nova descoberta confirma o que cientistas já haviam anunciado, mas ninguém havia observado de forma direta: há água em forma sólida na Lua.

Dados coletados pela missão indiana Chandrayaan-1, que explorou a Lua entre 2008 e 2009, estão sendo classificados por pesquisadores como “evidência definitiva” de que existe água em forma de gelo na superfície lunar.

Esses depósitos de gelo estão nos polos Norte e Sul do satélite natural e, segundo cientistas, estão distribuídos de maneira fragmentada.

Detalhes da descoberta foram divulgados na publicação acadêmica PNAS. Um aparelho chamado Mapa da Mineralogia Lunar (M3) identificou reflexos de luz próprios do gelo. O M3 também foi capaz de medir como as moléculas de gelo absorvem luz infravermelha.

As informações são do site da BBC Brasil. As temperaturas na Lua podem atingir 100ºC durante o dia, o que não oferece as melhores condições para conservar o gelo na superfície lunar.

Mas, por causa da inclinação de cerca de 1,5 grau no eixo de rotação da Lua, há lugares em seus polos que não nunca veem a luz solar.