Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Painel

Painel

Colunista

Folha de São Paulo

Na mira

| 17/04/2021, 09:29 09:29 h | Atualizado em 17/04/2021, 09:34

Alexandre Saraiva, trocado da chefia da Polícia Federal (PF) no Amazonas, é citado em troca de mensagens de madeireiros investigados como “alvo a ser abatido”. Os diálogos aos quais o Painel teve acesso mostram como eles queriam o delegado fora do cargo.

“A frase indica que todas as possibilidades para remover o superintendente estão sobre a mesa, em outros termos, caso as vias políticas e/ou judiciais e disciplinares não surtam efeito, não está descartado o uso da violência”, diz a PF em relatório.

Fora
Em outra conversa, eles falam da necessidade em pedir ajuda a uma pessoa de nome Júlio para a tarefa, que seria representante dos madeireiros. “Tem que pedir para o Júlio tirar esse cara daqui. Urgente”, diz um dos interlocutores. “Ele vai quebrar todos”, responde outro.

Diligência
As conversas integram o inquérito da operação Arquimedes, responsável pela apreensão de 444 contêineres com madeira ilegal no Amazonas, em 2019.

Identidade
A investigação da Polícia Federal não descobriu, até o momento, quem seria a pessoa de nome Júlio.

Venha
Os deputados petistas Paulo Teixeira (SP) e Joseildo Ramos (BA) fizeram um convite para Saraiva comparecer na Comissão de Legislação Participativa da Câmara.

Razões
Antes de ser substituído, o delegado apresentou uma notícia-crime no Supremo em que acusa Salles de atuar em favor de madeireiros investigados pela PF. Os deputados afirmam no requerimento ser preciso “esclarecer se tal substituição diz respeito a um ato de retaliação por parte do diretor-geral da PF e do governo Bolsonaro.”

Longe de mim
A presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros, Renata Gil, diz rechaçar a possibilidade de os juízes entrarem na reforma administrativa, como sugeriu Bia Kicis (PSL-DF). A presidente da Comissão de Constituição e Justiça afirmou ao Painel na última quinta-feira acreditar que a classe será incluída na reforma ao longo do debate no Congresso.

Quem manda
Renata declara que qualquer proposta que envolva magistrados é de competência privativa do Supremo Tribunal Federal (STF).

Sem essa
“Não admitiremos qualquer ação em desacordo com os pressupostos da Carta Magna e da Lei Orgânica da Magistratura”, diz a juíza.

Carregamento
Em reunião ontem entre o Fórum dos Governadores e secretária-adjunta-geral da ONU, Amina Mohammed, representante da Organização Mundial da Saúde (OMS) afirmou que o Brasil deverá receber 4 milhões de doses de vacinas até o final de abril e mais 4 milhões até o final de maio.

Recado
Vinte e três governadores (ou algum representante deles) participaram do encontro. A afirmação sobre as remessas de doses do consórcio Covax Facility foi feita por Bruce Aylward, diretor do departamento de emergências em saúde pública da OMS.

Volume
Até o momento, o Brasil recebeu 1 milhão de doses do imunizante Astrazeneca do consórcio internacional.

Tchau, querido
O deputado estadual Arthur do Val (Patriota-SP), conhecido como Mamãe Falei, protocolou na Câmara dos Deputados um pedido de impeachment de Jair Bolsonaro por causa da requisição de medicamentos usados para intubação de pacientes com Covid-19.

Motivos
João Doria (PSDB-SP) tem afirmado que enviou nove ofícios ao Ministério da Saúde pedindo ajuda com os medicamentos e que não teve resposta. Segundo a denúncia de Arthur do Val, membro do MBL, Bolsonaro incorreu em crime de responsabilidade.

Destrava
A deputada Alice Portugal (PCdoB-BA) e o senador Marcelo Castro (MDB-PI) se reuniram nesta semana em busca de solução para liberar repasses da Agência Nacional de Cinema a projetos já selecionados. Os dois presidem as comissões de Cultura do Congresso.

Caminho
A parlamentar afirma que há um “apagão de canetas” na Ancine e cerca de R$110 milhões estão travados. Ela fez uma consulta ao TC na última segunda-feira para saber como viabilizar os pagamentos para iniciativas do setor audiovisual.

Tiroteio
“Um presidente de banco público se vangloriar por virar as costas ao esporte brasileiro é muito preocupante”
De Felipe Carreras (PSB-PE), da comissão do Esporte na Câmara, sobre o presidente da Caixa defender o fim de patrocínio para times de futebol.

SUGERIMOS PARA VOCÊ: