Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Painel

Painel

Colunista

Folha de São Paulo

Na fila

| 28/02/2020, 07:35 07:35 h | Atualizado em 28/02/2020, 07:39

Após a confirmação da chegada do coronavírus ao Brasil e o aumento de casos suspeitos, governos estaduais cobram uma posição mais incisiva do Ministério da Saúde sobre a ajuda que foi prometida para o reforço de estruturas pelo País.

A pasta informou, no início do mês, que alugaria leitos de UTI e poderia auxiliar com recursos de pessoal, de acordo com a necessidade. Secretários de saúde dizem que a procura por atendimento em postos já cresceu.

Amigos, amigos
Em conversas privadas, secretários estaduais têm dito que não podem correr o risco de ter na conta deles eventuais problemas decorrentes do aumento de casos da doença.

Negócios à parte
“Estamos querendo uma conversa para que a locação se concretize o mais rapidamente possível”, disse ao Painel Alberto Beltrame, presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass).

Funciona
Secretários dizem ainda desconfiar da viabilidade do modelo anunciado pelo governo, de aluguel de leito com pagamento somente do que for usado, porque acham que não atrai a iniciativa privada. O ministro Luiz Henrique Mandetta afirmou diversas vezes que o plano é viável.

Mercado
O Procon-SP recebeu ontem reclamações sobre preços de máscaras e álcool em gel. O órgão vai analisar se há prática abusiva. Os itens não são obrigatórios na prevenção do coronavírus, já avisaram autoridades.

Hora certa
Com manifestação marcada para 14 de março, centrais sindicais decidiram que não vão tratar do impeachment de Jair Bolsonaro. A avaliação é de que o momento é de ampliar alianças, não de radicalizar.

Casa e comida
A Câmara dos Deputados lançou pregão para adquirir 20 máquinas de lavar, 20 fogões e 24 refrigeradores duplex para renovar ou equipar os apartamentos funcionais dos parlamentares. Não há preços especificados na licitação, mas só um dos modelos de geladeira sugeridos custa, no mercado, cerca de R$ 2.800.

Dois governos
Apesar de Bolsonaro ter indicado, ontem, que pretende retirar os militares rapidamente do Ceará, o governo local recebeu a sinalização de que a GLO provavelmente será renovada por mais oito dias.

Gênero I
Dados nacionais divulgados pelo Ministério da Justiça na véspera do Carnaval mostram que, dos nove crimes monitorados, o estupro foi o único que, na estatística mensal, chegou ao patamar do mesmo período do ano anterior.

Gênero II
Foram 4.544 casos em outubro de 2019 contra 4.554 em outubro de 2018 –os números nacionais são divulgados três a quatro meses após as ocorrências.

Histórico
Como mostrou a Folha, apesar da queda geral na criminalidade, o feminicídio trilhou a contramão e subiu 7,2% em 2019.

Isso pode?
Um ofício assinado por 11 procuradores federais do Pará cobra esclarecimentos do presidente do ICMBio, Homero de Giorge Cerqueira, sobre a participação dele no 3º Encontro de Criadores de Gado da Reserva Extrativista Verde para Sempre, no próximo dia 14 março.

Isso pode? II
Para os procuradores, a participação de Cerqueira em evento com pecuaristas pode ser incompatível com o exercício de sua função pública, voltada à proteção das Unidades de Conservação.

Liberado
Em portaria publicada ontem, o presidente do ICMBio aprovou plano de manejo de uma área de 122 na Verde Para Sempre. Também no Pará, foi dado aval para o outro plano de manejo, de uma área de 191 quilômetros quadrados, para a Reserva Extrativista Arióca Pruanã.

Tiroteio

“Para ser general, Augusto Heleno tem que ter muita coragem e fibra, então, que dê o nome de quem chantageou”. Do senador Otto Alencar (PSD-BA), sobre a acusação do ministro do Gabinete Institucional de que parlamentares chantageiam o governo.

SUGERIMOS PARA VOCÊ: