Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Painel

Painel

Colunista

Folha de São Paulo

Na cova dos leões

| 19/02/2021, 08:28 08:28 h | Atualizado em 19/02/2021, 08:31

O deputado federal Daniel Silveira (PSL-RJ) encontrará clima bastante desfavorável no Conselho de Ética da Câmara quando seu vídeo com ataques ao STF for analisado pelo órgão.

Ao menos 11 dos 21 titulares consideram que ele extrapolou a imunidade parlamentar. “Punição é líquida e certa, só temos de ver a gradação”, diz Delegado Waldir (PSL-GO).

“O Parlamento pressupõe diálogo, cortesia, decoro. A postura reiterada dele é o oposto disso”, afirma Luiz Carlos (PSDB-PA).

Ecumênico
A defesa da cassação une vários partidos, embora muitos deputados digam que preferem esperar a manifestação de Silveira para decidir pela punição. “Ele tem que ser cassado imediatamente. É um descompensado”, afirma Mauro Lopes (MDB-MG). “Não tem limite, está espalhando o terror”, diz Paulo Guedes (PT-MG).

Escudo
Voz dissonante no Conselho, Tiago Mitraud (Novo-MG) diz que avaliará o caso mais a fundo antes de definir seu voto, mas crê que Silveira deve ser protegido pela imunidade parlamentar. “Por mais absurdo que seja o que ele disse, creio que o que está em discussão é a quebra de decoro, e não a imunidade”.

Nem é tão ruim
Críticos das audiências de custódia, que só serviriam “para soltar bandido”, sites de direita subitamente se converteram em entusiastas do mecanismo com o caso Daniel Silveira. Lamentaram o fato de ele seguir preso, entre outros, o Brasil Sem Medo, ligado a Olavo de Carvalho, e o Crítica Nacional.

Blindagem
Aliados do ex-juiz Sergio Moro e dos procuradores da Lava a Jato acreditam que a Lei do Abuso de Autoridade os protegerá de eventuais investigações promovidas pelo Ministério Público ou o Congresso a partir do uso das mensagens hackeadas.

Fora
Eles citam o artigo 25, que em seu parágrafo único afirma estar sujeito a pena de 1 a 4 anos de prisão quem “faz uso de prova, em desfavor do investigado, com prévio conhecimento de sua ilicitude”. As mensagens se encaixariam nesse critério.

Agenda
Ao menos 65 cidades vão receber carreatas em protesto contra o governo Bolsonaro entre hoje e domingo. Elas são organizadas pelas frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo, compostas de movimentos sociais, sindicatos e partidos de esquerda. No estado de São Paulo, serão pelo menos 20.

Teste de DNA
O governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), mantém silêncio sobre a fala do apresentador Ratinho em defesa de uma intervenção militar para “consertar” o País. Procurado pelo Painel, o filho não quis se manifestar sobre a declaração do pai, dada a uma rádio de sua propriedade na última quarta-feira.

Ringue
Por causa de sua declaração, o apresentador foi desafiado pelo vereador paulistano Eduardo Suplicy (SP) para um debate. “Quero defender as instituições, a boa educação para todos e a renda básica universal. Se Ratinho quiser ter um bom diálogo no seu programa eu aceito”.

SOS
Os secretários estaduais de Fazenda enviaram uma carta ao ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, na qual dizem que a redução de custeio de leitos pelo governo federal aflige os estados e pedem a liberação de mais recursos para enfrentar a segunda onda da pandemia da Covid-19.

Consenso
O documento é assinado por representantes dos 25 estados e do Distrito Federal. Eles apontam que o desinvestimento por parte da União ocorre no momento em que os estados têm que enfrentar uma “quádrupla carga de doenças”: Covid-19, causas externas, doenças crônicas degenerativas e outras enfermidades.

Lista
Pazuello se encontra hoje com representantes da Frente Nacional de Prefeitos. A reunião foi adiada em um dia porque o ministro da Saúde foi visitar o oeste do Pará, área bastante atingida pela nova cepa do vírus. Na pauta, vacinas, manutenção de leitos e um pedido por mais diálogo por parte do governo federal.

Seis por meia dúzia
Ao contrário da Confederação Nacional dos Municípios, a Frente não defende a saída do ministro. “Não adianta falar tira esse, põe aquele, se a fórmula se mantiver”, disse o presidente da entidade, o ex-prefeito de Campinas Jonas Donizette.

Tiroteio
“O voto conservador no Rio já elegeu o respeitável Célio Borja. Hoje tem como representante Daniel Silveira”

Do deputado federal Chico D'Angelo (PDT-RJ), sobre o vídeo com críticas ao Supremo Tribunal Federal gravado pelo deputado bolsonarista.

SUGERIMOS PARA VOCÊ: