Redação Jornal A Tribuna


Multa por atraso

O prazo para entrega da declaração do imposto de renda é até 30 de abril. Quem não cumprir até a data está sujeito à multa de 1% ao mês-calendário ou fração de atraso, calculada sobre o total do imposto devido apurado na declaração, ainda que integralmente pago. O valor mínimo é de R$ 165,74 e o valor máximo é de 20% do imposto sobre a renda devido.

Trabalho informal

Para declarar rendimento de trabalho informal é preciso preencher a ficha “Rendimentos Tributáveis Recebidos de Pessoa Física e do Exterior pelo Titular” na aba “Rendimentos do Trabalho Não Assalariado”. Mesmo que você não tenha o CPF do titular do pagamento, declare o valor recebido e marque o check box “CPF não informado”.

Declaração no celular

A Declaração do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física (DIRPF) pode ser feita em dispositivos móveis, como tablets e smartphones, mediante acesso ao aplicativo “Meu Imposto de Renda”. A ferramenta está disponível nas lojas de aplicativos Google Play, para o sistema operacional Android, ou App Store, para sistema iOS.

FGTS

Como declarar imóvel adquirido ou quitado com a utilização do FGTS?

O contribuinte deve informar o bem na Declaração de Bens e Direitos, e no campo “Discriminação” os valores oriundos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

Deve também somar o valor do FGTS aos demais pagos pela aquisição e informar o resultado em “Situação em 31/12/2017 (R$)”. Em “Rendimentos Isentos e Não Tributáveis”, deve ser informado o valor do FGTS recebido.

Investimentos

Como declarar investimento em Tesouro Direto?

Esse tipo de investimento entra em “Bens e Direitos”. O ideal é fazer um lançamento para cada título que o investidor tem, informando quantidade, agente emissor, CNPJ e data de aplicação.

Trabalho

Como declarar aviso prévio?

A declaração é feita de duas formas: o que foi recebido a título de aviso prévio trabalhado deve ser indicado na ficha “Rendimentos Tributáveis Recebidos de Pessoa Jurídica”. Já o aviso prévio não trabalhado é isento de impostos, mas deve ser declarado.

Desconto

Quem tem mais de uma fonte pagadora pode optar por desconto simplificado?

sim. Ele deve preencher a Declaração de Ajuste Anual, informando nos campos os nomes e os números de inscrição no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ) ou no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) de todas as fontes.

Empréstimo

Fiz empréstimo consignado. Em que campo devem ser declaradas as prestações que já paguei e as que ainda vou pagar?

Empréstimos nos quais não há bens como garantia devem ser informados na aba “Dívidas e Ônus Reais”. Entre eles, estão negociações de pessoas físicas, crédito consignado, crédito pessoal ou cheque especial.
No campo “Discriminação”, o contribuinte deve informar o nome e o CNPJ da instituição que lhe concedeu o crédito.

Fonte: Especialistas do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis do Espírito Santo (Sescon-ES) e da Faculdade Pio XII.


últimas dessa coluna


Mais de 5,5 milhões de envios

Até as 17 horas de ontem, 5.557.060 declarações do Imposto de Renda 2018 foram recebidas pelos sistemas da Receita Federal. O prazo termina no dia 30 de abril. A Receita alerta que os contribuintes …


Orientação gratuita

Diversas instituições de ensino superior que possuem Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) estão prestando serviços de orientação gratuitos relativos à entrega da declaração do Imposto de Renda. Em …


Despesas médicas

Somente despesas que integram a conta de estabelecimento médico-hospitalar podem ser declaradas como despesas médicas no Imposto de Renda. Gastos como medicamentos não são incluídos. Já pagamentos a …


Atualização sobre valor do imóvel

Proprietários de imóveis devem ficar atentos caso o valor de um bem a ser declarado no Imposto de Renda (IR) seja alterado por conta de despesas com construção, ampliação, reforma e benfeitorias. …


2,4 milhões de envios

Até as 17 horas de segunda-feira (12), 2.403.375 declarações do Imposto de Renda 2018 haviam sido recebidas pelos sistemas da Receita. De acordo com o supervisor nacional do IR, Joaquim Adir, a …


Declaração de compra financiada

Quem financiou a compra de um automóvel deve informar todo montante e o total das parcelas quitadas e deixar claro na descrição que o bem está sendo financiado. Outra opção é indicar que o carro …