Mudanças de hábito valorizam a importância do papel
As embalagens estão cada vez mais no radar das empresas. Seja papel cartão, papelão ondulado ou nos moldes de leite longa vida, as embalagens de papel têm se tornado a menininha dos olhos no mundo industrial. Aflorados pela intensificação do delivery e também pelos benefícios incorporados a este substrato, percebe-se mais adeptos ao desenvolvimento de soluções voltadas ao papel.
Embalagens de papel, papel cartão e papelão representam a maior preferência entre os consumidores por atributos de sustentabilidade, incluindo compostagem doméstica (72%), melhor para o meio ambiente (62%) e mais fácil de reciclar (57%).
Além disso, 70% dos consumidores estão ativamente tomando medidas para reduzir o uso de embalagens plásticas e 66% dos consumidores preferem que os produtos encomendados por e-commerce sejam entregues em embalagens de papel em vez de embalagens plásticas.
De fato são indicadores importantes, visto que este substrato já ultrapassa 68% em taxa de reciclagem no Brasil e 100% do papel fabricado aqui é proveniente de matas plantadas.
Esses números são de recente pesquisa publicada pela Two Sides, organização com forte atuação mundial, sem fins lucrativos, que promove a sustentabilidade da indústria da comunicação impressa e embalagens. Foram 5.900 entrevistados na Europa e 2 mil consumidores americanos ouvidos em março.
Em sintonia, grandes marcas anunciaram mudanças em suas embalagens para passar as bebidas tradicionais do plástico e vidro para o papel. São compostos inovadores desenvolvidos via polpa de madeira, totalmente reciclável e livre de plásticos.
A oportunidade da indústria e de vários varejistas, que antes atendiam apenas em lojas físicas, passarem para o meio virtual, intensificou a necessidade de embalagens. E nada mais primordial que pensarmos no ciclo e no retorno com produtos sustentáveis do início ao fim da cadeia.
Como exemplo, uma empresa italiana, acompanhando a demanda, desenvolveu uma inovadora embalagem-envelope, totalmente forrada com papel ondulado, para proteger garrafas e ovos durante as entregas de compras online, uma escolha que vem atender às necessidades dos clientes de maneira sustentável.
A nova embalagem é uma solução que elimina o envoltório de plástico bolha para proteção, fornecendo assim um produto composto por um único material, totalmente reciclável, garantindo os mesmos parâmetros de proteção e resistência.
Essas mudanças prometem impactar tanto os consumidores, quanto o meio ambiente. Elas vêm de encontro com as 17 metas globais do desenvolvimento sustentável, da Agenda 2030 criada durante Assembleia Geral das Nações Unidas. Esperamos que outros segmentos participem da promoção da sustentabilidade e do meio ambiente como um todo.
LORENA DEPIZZOL é vice-presidente do Sindicato das Indústrias Gráficas do Estado (Siges)