Mudanças de atitude nos ajudam a ter saúde equilibrada

Os geradores de doenças e, a seguir, o remédio ideal: mente acelerada, acalmar; pulmão murcho, ampliar; organismo intoxicado, desintoxicar; nervos duros, flexibilizar. A prevenção é o melhor caminho para a saúde. Com hábitos saudáveis podemos não adoecer.

Acreditei, mudei os meus hábitos: alimentação, banho frio, água sem gelo (dois litros e meio), alcalinização do sangue... Entendi que devia cuidar do aparelho digestivo, respiratório, do nervo ciático e da coluna.

Da yoga extrai: meditação (acalmar a mente), respiração plena (ampliar a capacidade pulmonar), alongamentos (flexibilidade), mantras (relaxamentos), bandas (extrair secreções e massagear órgãos internos).

A meditação é o ato de desligar a mente, propositalmente. De cabeça para baixo, conseguimos a despressurização dos membros inferiores e mais oxigênio para o cérebro.

Associei os efeitos destas práticas com a engenharia. A despressurização do sangue nas pernas provoca um alívio e evita varizes e dores.

Também oxigena o cérebro e é bom para o cabelo e para a mente. O efeito mais badalado é o adiamento dos efeitos da velhice.

Entendi o efeito positivo da retirada da carne vermelha da alimentação. As fibras da carne são muito duras, forçam muito a máquina. Exemplo do liquidificador. Se triturar carne, tem vida útil menor do que se triturar frutas e verduras.

Na respiração correta, a diafragmática, inspira-se e expira-se pelo nariz, levando o ar até a base do pulmão. Desta forma, expande-se o músculo, chamado diafragma, e, consequentemente, o abdômen.

Consegue se fazer a bomba de ar, o nariz, ter grande desempenho, energizar, relaxar e expulsar as secreções. Muda o reflexo condicionado que se tem quando bebe e perde-se com o tempo. Sem secreção, com potência no nariz (sempre limpo) e o pulmão ampliado e dinamizado, o efeito sobre as doenças respiratórias são concretos, tais como: gripe, asma, alergias, bronquites, pneumonia, entre outras.

A combinação de técnicas (chamo de meditação dinâmica) de: respiração (maior oxigenação do cérebro), alongamento, posturas de equilíbrio com a meditação, permite o domínio da mente com a estabilização da frequência. Também no fortalecimento do coração, flexibilização da coluna e do nervo ciático.

Agregando a alimentação equilibrada e exercício aeróbico, teremos então, mente acalmada, pulmão ampliado e energizado, nervos flexibilizados e organismo desintoxicado.

As crianças têm excelentes efeitos na hiperatividade, déficit de atenção e dificuldade de concentração, e ainda, no controle emocional, na saúde como um todo. Por isto, implantamos o projeto Mentes em Equilíbrio no nosso colégio.

Uma vida menos dependentes de remédios e sem dor. Mudei meus hábitos e fiz pós-graduação em yoga, há 35 anos. Sempre estudando e experimentando, comprovo seus efeitos. Nunca gripei neste tempo. Consegui retardar meu envelhecimento e obtive mais energia e equilíbrio. Vi o efeito na postura e até sobre a dor.

Espero ver nossas crianças, e quem se interessar, usufruindo destes efeitos e tendo uma vida saudável. Outras informações, inclusive a receita de um suco “milagroso”, podem ser obtidas no blog: vidasaudavelcomfernandocobe.com.

Fernando Cobe é diretor de instituição de ensino técnico


últimas dessa coluna


Quem cuida do cuidador?

Vemos, na prática clínica atual, um aumento sustentado na incidência de doenças crônicas incapacitantes que, majoritariamente, são agravadas pelos processos disfuncionais envolvidos no envelhecimento …


Reforma da Previdência é um debate atrasado

Para trazer ao debate questões de ordem demográfica e social, verificamos que nos anos 60, a razão de trabalhadores da ativa versus aposentados era 12 para 1. Em 2000, esta proporção caiu para …


O sentido da vida

Passadas as férias, findo o Carnaval, a agenda do ano novo entra de vez no cotidiano de 2019. Assim, temos como que um replay da questão que sempre marca as viradas: o que faremos do ano que se …


Multipropriedade imobiliária: inovação no registro de imóveis

Tudo o que é novidade gera dúvidas: as maiores inovações vêm carregadas delas. As pessoas questionam, ficam curiosas, pesquisam, se informam e no final colocam tudo na balança para pesar o que vale …


Tragédia em Suzano: fuja do discurso raso!

Diante da recente tragédia ocorrida em uma escola de Suzano (SP), que ceifou vidas e marcou indelevelmente famílias e amigos, a sociedade volta a se perguntar o que pode levar uma pessoa a cometer …


Doutrinação nas escolas vai além de um cabo de guerra político

O período da história do Brasil, que se estendeu da proclamação da República em 15 de novembro de 1889 até o golpe de 1930, liderado por Getúlio Vargas, faz de suas ações um eixo explicativo para …


O homem criminoso e as agressões contra mulheres

A visão da sociedade ainda é muito ingrata com as mulheres, séculos de discriminação e desrespeito não são facilmente apagadas do nosso cotidiano, mas o empoderamento feminino, que é a luta pelo …


Tecnologia ajuda a transformar os motoristas e o trânsito

Mapas atualizados em tempo real, aluguel de bikes, motoristas de aplicativo e até cursos exigidos pelos Departamentos Estaduais de Trânsito, como o de reciclagem para recuperação de Carteira Nacional …


Como se livrar das dívidas? Não é tarefa fácil, mas há luz no túnel

Estamos em março e as famílias sentem no bolso o peso das contas, como material escolar, rematrícula, IPVA, IPTU, Imposto de Renda e por aí vai. Quem dirá, para quem já carrega os débitos antigos. …


Mulher, a equilibrista

Era ainda menina e sonhava em construir a minha família. Igualmente me motivava construir uma carreira em que eu pudesse fazer a diferença na vida das pessoas. Meu avô me ensinou ainda criança que …