Mudanças de atitude nos ajudam a ter saúde equilibrada

Os geradores de doenças e, a seguir, o remédio ideal: mente acelerada, acalmar; pulmão murcho, ampliar; organismo intoxicado, desintoxicar; nervos duros, flexibilizar. A prevenção é o melhor caminho para a saúde. Com hábitos saudáveis podemos não adoecer.

Acreditei, mudei os meus hábitos: alimentação, banho frio, água sem gelo (dois litros e meio), alcalinização do sangue... Entendi que devia cuidar do aparelho digestivo, respiratório, do nervo ciático e da coluna.

Da yoga extrai: meditação (acalmar a mente), respiração plena (ampliar a capacidade pulmonar), alongamentos (flexibilidade), mantras (relaxamentos), bandas (extrair secreções e massagear órgãos internos).

A meditação é o ato de desligar a mente, propositalmente. De cabeça para baixo, conseguimos a despressurização dos membros inferiores e mais oxigênio para o cérebro.

Associei os efeitos destas práticas com a engenharia. A despressurização do sangue nas pernas provoca um alívio e evita varizes e dores.

Também oxigena o cérebro e é bom para o cabelo e para a mente. O efeito mais badalado é o adiamento dos efeitos da velhice.

Entendi o efeito positivo da retirada da carne vermelha da alimentação. As fibras da carne são muito duras, forçam muito a máquina. Exemplo do liquidificador. Se triturar carne, tem vida útil menor do que se triturar frutas e verduras.

Na respiração correta, a diafragmática, inspira-se e expira-se pelo nariz, levando o ar até a base do pulmão. Desta forma, expande-se o músculo, chamado diafragma, e, consequentemente, o abdômen.

Consegue se fazer a bomba de ar, o nariz, ter grande desempenho, energizar, relaxar e expulsar as secreções. Muda o reflexo condicionado que se tem quando bebe e perde-se com o tempo. Sem secreção, com potência no nariz (sempre limpo) e o pulmão ampliado e dinamizado, o efeito sobre as doenças respiratórias são concretos, tais como: gripe, asma, alergias, bronquites, pneumonia, entre outras.

A combinação de técnicas (chamo de meditação dinâmica) de: respiração (maior oxigenação do cérebro), alongamento, posturas de equilíbrio com a meditação, permite o domínio da mente com a estabilização da frequência. Também no fortalecimento do coração, flexibilização da coluna e do nervo ciático.

Agregando a alimentação equilibrada e exercício aeróbico, teremos então, mente acalmada, pulmão ampliado e energizado, nervos flexibilizados e organismo desintoxicado.

As crianças têm excelentes efeitos na hiperatividade, déficit de atenção e dificuldade de concentração, e ainda, no controle emocional, na saúde como um todo. Por isto, implantamos o projeto Mentes em Equilíbrio no nosso colégio.

Uma vida menos dependentes de remédios e sem dor. Mudei meus hábitos e fiz pós-graduação em yoga, há 35 anos. Sempre estudando e experimentando, comprovo seus efeitos. Nunca gripei neste tempo. Consegui retardar meu envelhecimento e obtive mais energia e equilíbrio. Vi o efeito na postura e até sobre a dor.

Espero ver nossas crianças, e quem se interessar, usufruindo destes efeitos e tendo uma vida saudável. Outras informações, inclusive a receita de um suco “milagroso”, podem ser obtidas no blog: vidasaudavelcomfernandocobe.com.

Fernando Cobe é diretor de instituição de ensino técnico


últimas dessa coluna


Mudanças sociais também aceleram o sofrimento humano

Mudanças nos contextos sociais, políticos, culturais e econômicos, ocorridas no mundo desde o século XIX e que se fortaleceram durante o século passado, trouxeram transformações relevantes para a …


Cláusula de desempenho ajuda, mas ainda não resolve tudo

A Emenda Constitucional nº 97 veio a combater um dos maiores males de nossa democracia: o pluripartidarismo desenfreado. No Brasil, atualmente, existem 35 partidos políticos registrados no Tribunal …


Aposentadoria por tempo de contribuição com os dias contados

O novo texto da reforma da Previdência está sendo lapidado pela nova equipe econômica do presidente Jair Bolsonaro. Nos bastidores, estão vazando uma série de alternativas que estão sendo ventiladas …


Pintura não é apenas obra de arte, é uma obra para a arte

Nossos ancestrais de mais de 3 milhões de anos não se interessavam por arte. Viviam nas florestas da África saltando de galho em galho. Nossos retataravós, os australopitecus, mudaram da floresta …


Mais de 22 milhões de bagagens extraviadas por ano no mundo

Dentre as diversas expectativas para o ano que está começando, os analistas econômicos convergem num ponto: haverá considerável crescimento econômico no Brasil. O aquecimento da economia já está em …


Mercado de crédito digital é visto como grande negócio

Historicamente, a tomada de crédito sempre foi relacionada aos bancos tradicionais, o que acabava limitando o acesso a empréstimos por grande parte da população que, de alguma forma, não era …


RH digital: novas tecnologias na área de gestão de pessoas

O setor de Recursos Humanos (RH) está vivendo uma transformação sem limites graças às novas tecnologias e também à chegada das novas gerações ao mercado de trabalho. Como consequência, o relacionamen…


Linguagem não verbal dos profissionais bem-sucedidos

Como você é percebido ou gostaria de ser notado durante as suas conversas, reuniões, entrevistas e uma infinidade de atividades que exigem o ato de se comunicar bem? Embora a resposta possa …


Camata: sabedoria para governar no presente e pensar no futuro

Em 1983, Gerson Camata assumia o governo do Espírito Santo. Uma carreira política, já vitoriosa, se constituiria, a partir de então, como um marco da história política capixaba, e que se seguiria com …


Déficit fiscal traz dor de cabeça para o novo governo

O ano de 2019 inicia cercado de expectativas em relação à gestão do novo presidente da República e sua equipe. O Brasil vive uma situação fiscal dramática e, para este ano, o déficit previsto no …