X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Móveis da família imperial em museu de Alfredo Chaves


Um casarão do século 19 tem chamado atenção de quem visita Matilde, em Alfredo Chaves, na região serrana do Estado, pela beleza e por guardar um acervo com centenas de objetos.

Batizado de Flor da Mata, o lugar que ganhou uma nova construção há alguns anos, abriga objetos de decoração e móveis do século passado, entre eles um jogo de sofá que pode ter sido da família imperial do Brasil, segundo o proprietário.

Imagem ilustrativa da imagem Móveis da família imperial em museu de Alfredo Chaves
Giovani Módolo mostra sofá que, segundo o dono do casarão, pode ter pertencido à família imperial brasileira |  Foto: Clóvis Rangel

O casarão pertence ao carpinteiro Giovani Módolo, de 41 anos, que começou a colecionar objetos antigos na adolescência. Entre os artigos que chamam atenção, estão as cômodas, guarda-roupa, fogão e vários utensílios que compõem a decoração do local.

Na condição de um museu particular, Giovani tem uma geladeira a gás de 1941, uma coleção de 504 discos de vinil e o jogo de sofá que pode ter sido da família imperial do Brasil.

“Coleciono objetos antigos desde que me entendo por gente. Muitos herdei de meus antepassados e outros fui adquirindo, como esse jogo de sofá que me disseram que, provavelmente, foi da família imperial do Brasil pelo seu charme e material utilizado. Os pés de todos os sofás são de ossos de elefantes. Na verdade, troquei uma cristaleira por ele. Os turistas pedem para conhecer”, garante o carpinteiro.

Em breve os interessados em conhecer o Casarão Flor da Mata vão poder agendar visita. É que o dono está se preparando para abrir o local para visitação.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: