Notícias

Trânsito

Motoristas do Uber barrados em Cariacica


Motoristas do aplicativo de transporte particular Uber não vão mais aceitar chamadas de quem estiver em Cariacica. Segundo o representante dos motoristas na Grande Vitória, Gilberto Mota, uma reunião realizada com a prefeitura reforçou a proibição do serviço na cidade.

“Nós fomos até a prefeitura para dialogar e pedir que o município suspenda as notificações e multas até que um parecer do governo federal seja dado. Em Vitória estamos regularizados, e em Vila Velha e na Serra podemos funcionar sem problema. Mas não houve diálogo em Cariacica”, disse.

Para Mota, os usuários do aplicativo no município serão os maiores prejudicados. Ele não descartou a possibilidade de um protesto dos motoristas nos próximos dias.

“Não estamos discutindo regulamentação. Queremos que ela exista, mas é injusto sermos multados antes da decisão federal. Quem mais sofre é o morador do município, que vai ficar sem o serviço”.

A prefeitura informou, por nota, que “o Uber é considerado irregular em Cariacica, pois não há uma legislação que determine como deve ser realizada a prestação do serviço no município”.

Sobre o motorista que for flagrado pela fiscalização municipal realizando o serviço, disse que será advertido para que retire o carro e, caso haja resistência, poderá ser multado em R$ 366 e sofrer retenção do veículo”.

As prefeituras de Vila Velha e da Serra informaram que aguardam a aprovação e a regulamentação do projeto que estabelece o aplicativo Uber em nível federal para depois avaliar o serviço no âmbito municipal.

A empresa informou que está à disposição da Prefeitura de Cariacica para discutir como é possível usar a tecnologia para o bem da cidade. “Regulamentações modernas criam ambientes de inovação, que garantem aos cidadãos o direito de escolha sobre como se movimentar pela cidade, além de uma opção digna de geração de renda para motoristas parceiros”.