Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Coluna do Estadão

Coluna do Estadão

Colunista

Estado de São Paulo

Moro abala confiança de eleitor bolsonarista

| 26/04/2020, 10:11 10:11 h | Atualizado em 26/04/2020, 10:17

A conturbada saída de Sergio Moro do Ministério da Justiça foi reprovada por apoiadores de Jair Bolsonaro, indica pesquisa do Instituto Travessia realizada, com exclusividade para a coluna. De acordo com o levantamento, 77% dos brasileiros avaliaram de maneira negativa a demissão do ex-juiz da Lava a Jato.

Entre os que se declararam eleitores de Bolsonaro, a desaprovação chegou a 81% (só 16% nesse grupo disseram aprovar a saída de Moro). Para 57% dos entrevistados, o combate à corrupção será impactado negativamente a partir de agora.

Má ideia. A pesquisa também apontou que 66% dos entrevistados não gostaram da troca de Luiz Henrique Mandetta por Nelson Teich no comando no Ministério da Saúde. Outros 27% concordaram com a mudança.

Desconfiança. Em meio à pandemia da Covid-19, 60% dos entrevistados avaliam que Nelson Teich realizará um trabalho pior que seu antecessor. Apenas 23% acreditam que ele poderá superar Mandetta no cargo.

Dados. A pesquisa entrevistou mil pessoas em todo o País na sexta-feira, após o anúncio da demissão de Moro. Ela foi realizada por entrevistas telefônicas. A margem de erro é de 3 pontos porcentuais e o nível de confiança é de 95%.

Me ajuda... O governo Jair Bolsonaro abriu negociação com dois dos mais importantes líderes do Centrão para a substituição de Casemiro Tércio Carvalho no comando do poderoso e cobiçado Porto de Santos.

...a te ajudar. O deputado e presidente do Solidariedade, Paulo Pereira da Silva, o Paulinho (SP), e o ex-deputado Valdemar Costa Neto (PL), o Boy, querem assumir o controle do porto.

Imagem ilustrativa da imagem Moro abala confiança de eleitor bolsonarista
|  Foto: Reprodução/Redes Sociais

CLICK.

A foto de Sergio Moro como padrinho de casamento da deputada Carla Zambelli repercutiu após o ex-ministro ter revelado conversa entre ambos sobre o STF.

Alto lá. Nem todo mundo no Centrão, porém, é favorável a um alinhamento com o governo em troca de cargos. Alguns deputados acham que as acusações feitas por Moro são graves demais e podem elevar à enésima potência a pecha de fisiologista do grupo.

Influencer. No Instagram de Rosângela Moro, mulher do ex-ministro da Justiça, foram muitos os comentários de apoio ao casal. Ela já foi chamada de “futura primeira-dama”.

Contra... Um experiente advogado alerta: se quiserem evitar que Bolsonaro nomeie seu primeiro ministro do Supremo, os adversários do Presidente terão de aprovar o pedido de impeachment na Câmara antes de novembro.

...o tempo. Ele também aposta que Moro não está fora do jogo por uma vaga no STF. Porém, se Hamilton Mourão assumir a Presidência e quiser nomear o ex-ministro, terá de esperar a vaga de Marco Aurélio Mello porque testemunhas em processos de impeachment não podem ser integrantes da Corte.

Risco I. Com inadimplência de R$ 18 bilhões, o setor de captação e destinação do lixo vê risco de calote das prefeituras na crise da Covid-19. Há temor quanto a um colapso do sistema de limpeza urbana em maio.

Risco II. “Com a pandemia, as empresas tiveram que investir mais para manter as operações dentro dos novos parâmetros. Se não entrar recursos, há risco do sistema colapsar no Brasil”, diz o presidente do Sindicato Nacional das Empresas de Limpeza Urbana.

SUGERIMOS PARA VOCÊ: