Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Painel

Painel

Colunista

Folha de São Paulo

Meu irmão

| 22/07/2021, 09:44 09:44 h | Atualizado em 22/07/2021, 09:50

A escolha de Ciro Nogueira (PP-PI) para a Casa Civil foi recebida com silêncio pelos parlamentares bolsonaristas, que fugiram do assunto. A ascensão de Nogueira ao comando da articulação política do governo foi vista por políticos como simbólica do momento em que o Centrão finca sua bandeira na gestão Jair Bolsonaro.

Em 2018, durante a campanha eleitoral, o general Augusto Heleno (gabinete de Segurança Institucional) cantou “se gritar pega Centrão, não fica um, meu irmão”.

Hoje não
O Painel tentou contato com oito políticos bolsonaristas, vários deles aliados próximos do Presidente, como Carla Zambelli (PSL-SP), Major Vitor Hugo (PSL-GO) e o governador Antonio Denarium (sem partido-RR), que não aceitaram falar. Nas redes sociais, o assunto não existiu.

Alto lá
Apenas Bibo Nunes (PSL-RS) atendeu a reportagem. Em relação à mudança de percepção dos bolsonaristas a respeito do Centrão, o deputado diz que a política é dinâmica, as condições mudam e o Presidente precisa de apoio, mas que o Centrão não está no comando do governo federal.

Conversão
Nunes diz ainda que a transformação de Nogueira em ministro não significa necessariamente que Bolsonaro se rendeu ao Centrão, mas que o presidente do PP deve ter passado para o “lado bom do bolsonarismo”.

Segue o baile
Os senadores do G7 da CPI da Covid afirmam que a nomeação de Ciro não irá alterar o humor da comissão em relação ao governo. “Não vamos recuar em absolutamente nada”, diz Otto Alencar (PSD-BA).

Contamina
Ele também afirma que Nogueira “é um senador bem relacionado com todos”, mas que não adianta o ministro ter boa capacidade de articulação enquanto o chefe atrapalha a convivência entre os Poderes.

Opinião
Crítico ferrenho de Bolsonaro, o advogado Antônio Carlos de Almeida Castro, conhecido como Kakay, divulgou duas notas ontem para rebater as investigações e denúncias de corrupção contra seu cliente, o futuro ministro da Casa Civil. O senador é acusado de receber valores desviados da Petrobras e propina da Odebrecht e JBS.

...de amigo
Questionado pelo Painel sobre sua opinião sobre a ida do senador para o governo, Kakay enviou figurinha com a letra 'A' toda riscada: “Arriscadíssimo”.

Pessimismo
Críticas da extinção do Ministério do Trabalho em 2019, as centrais sindicais não veem com otimismo a possibilidade de recriação da pasta por Bolsonaro. Algumas veem pequena chance de retorno positivo. Outras, nenhuma.

Barganha
“É uma medida com fins eleitorais, voltada às eleições de 2022, com a qual Bolsonaro, desesperado ante as pesquisas e a CPI, busca alocar mais apoiadores”, diz Sérgio Nobre, da CUT.

Manobra
“É um espaço que ele quer abrir para fortalecer o Centrão. Não vai ter mudança nenhuma para os trabalhadores”, diz Antonio Neto, da CSB. “É muito bom ver Bolsonaro dar marcha a ré e reconhecer que errou ao fechar o Ministério do Trabalho”, afirma João Carlos Gonçalves, o Juruna, da Força Sindical.

Sinal verde
O Tribunal de Justiça de São Paulo acatou pedido do site Terça Livre e ordenou que o Google mantenha o canal do YouTube da página no ar. Comandado pelo bolsonarista Allan dos Santos, o site foi suspenso por supostamente violar regras ao publicar um vídeo sugerindo fraude nas eleições dos Estados Unidos.

Tudo ok
Para o desembargador Mathias Coltro, o vídeo não teria incitado a violência, como entendeu a juíza na primeira instância.

Lição
Criticado por não controlar as queimadas em 2020, o governo anuncia hoje um plano nacional para tentar evitar a repetição das cenas do ano passado no Pantanal, Cerrado e na região amazônica.

Juntos
A ação foi desenvolvida pelo Ministério da Justiça e vai organizar núcleos nos estados para apoiar os locais na época de seca. O projeto foi elaborado com secretários de segurança e meio ambiente e com o conselho do Corpo de Bombeiros. A estimativa é de que cerca de 6 mil profissionais ficarão à disposição para combater incêndios florestais.

Tiroteio
“Ciro no governo é jogador bom com técnico ruim. Isso estraga a carreira do jogador e acaba em demissão do técnico”
De Marcelo Ramos (PL-AM), vice-presidente da Câmara, sobre a nomeação do senador Ciro Nogueira (PP-PI) para a Casa Civil.

SUGERIMOS PARA VOCÊ: