Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Mundo Digital

Mundo Digital

Colunista

Eduardo Pinheiro

Megavazamento obriga usuários a reforçarem suas senhas

| 13/06/2021, 15:36 15:36 h | Atualizado em 13/06/2021, 15:38

Nessa última semana, fomos surpreendidos com a informação do vazamento de 8,4 bilhões de senhas da internet. Trata-se do maior volume de senhas já vazadas que se tem notícia, em nível global. Na verdade, esse megavazamento é a reunião de vários vazamentos menores ocorridos nos últimos cinco anos. Um grupo de hackers se deu o trabalho de juntar todas as tabelas de vazamentos anteriores e reunir em um só arquivo, gerando um volume de senhas nunca visto antes.

Essa tabela gigantesca de senhas está sendo compartilhada em um fórum de Hackers e, rapidamente, irá se espalhar pela Deep Web (submundo da internet). Milhares de cibercriminosos terão acesso a essas senhas e as utilizarão para a aplicação de seus golpes.

Quem não modificou as suas senhas de e-mails e redes sociais nos últimos 12 meses está mais vulnerável.

Cerca de 1 milhão de capixabas se encontram nessa situação. Portanto, a recomendação é para mudar imediatamente as senhas e manter credenciais de acesso exclusivas para cada tipo de ambiente online.

A maioria das pessoas não costuma trocar as suas senhas, mesmo depois de serem avisadas de um vazamento de dados, conforme aponta um estudo do Instituto de Segurança e Privacidade (CyLab), da Universidade de Carnegie Mellon, da Pensilvânia/EUA.

A pessoa prefere se apegar à possibilidade de que as suas senhas não estão em meio às que foram vazadas.

Entretanto, desta vez, o volume de senhas é tão grande que a probabilidade de uma pessoa não ter pelo menos uma senha entre as vazadas é muito pequena.

E como não sabemos ao certo qual das nossas senhas pode ter sido divulgada, o melhor a fazer é alterar todas, principalmente, as senhas de e-mails, redes sociais e outras aplicações web disponíveis para o público em geral.

Ao atualizar a senha utilize no mínimo 10 caracteres, misturando letras maiúsculas, minúsculas, números e símbolos. Evite palavras comuns do cotidiano, pois são facilmente desvendadas por programas de quebra de senhas.

Além da atualização das senhas, os usuários precisam também reforçar a segurança de seus serviços online.

Recomenda-se sempre ativar a verificação em duas etapas para os serviços que disponibilizam esse recurso. A confirmação em duas etapas cria um duplo grau de segurança para suas aplicações online.

Enfim, a senha é a sua chave de acesso para seus ambientes online, ela equivale à chave da sua casa ou do seu carro, mas com uma curiosa diferença, sua casa e o seu carro só quem está próximo a eles pode tentar burlar a segurança, já a senha de internet pode sofrer tentativa de violação por pessoa localizada em qualquer lugar do mundo, potencializando assim, ações criminosas contra ela e contra o que ela protege.

Portanto, reserve um tempinho e dê uma atenção especial a todas as suas senhas do mundo online. Urgente!

SUGERIMOS PARA VOCÊ: