Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Plenário

Plenário

Colunista

Medo do prejuízo

| 18/03/2020, 06:38 06:38 h | Atualizado em 18/03/2020, 06:43

Antes de fazer um balanço para a imprensa das ações que o governo vai tomar para combater o coronavírus – publicadas em decreto, nesta segunda-feira (18) – o governador Renato Casagrande se reuniu com a sala de situação de emergência em saúde, com seus secretários, com a diretoria da Amunes e alguns prefeitos e com o Fórum das Federações Empresariais.

Nenhum novo caso confirmado de coronavírus foi registrado além dos oito já existentes no Estado. Mas novas medidas serão tomadas na tentativa de reduzir ao máximo o contágio desenfreado. Medidas essas que, como consequência, acabam desacelerando a economia e esvaziando os cofres públicos.

Um grupo na Secretaria da Fazenda foi montado para avaliar o prejuízo, principalmente, na queda de arrecadação de impostos. A equipe ainda não tem dados, mas, só com a crise do petróleo, o Estado deve perder R$ 1 bilhão em 2020. 

5 casos em Vila Velha

Dos oito casos confirmados no Estado, cinco estão em Vila Velha, segundo confirmou o prefeito Max Filho. Na terça-feira (17), o prefeito esteve no Palácio Anchieta, em reunião com o governador. Assim como o Estado, o município decretou estado de emergência. Embora concentre a maioria dos casos, Vila Velha vai receber o mesmo tratamento do governo.

Quintino pede pra sair

O deputado estadual Alexandre Quintino pediu para deixar a Corregedoria. Ele era membro suplente e alegou falta de tempo. “Estou em muitas frentes parlamentares, em uma CPI, três comissões em que sou titular e mais duas em que sou suplente. Além disso, tem as atividades parlamentares e estarei fazendo parte da executiva estadual do PSL”.

PV rifou o presidente

O ouvidor da Prefeitura de Vila Velha, Alexandre Salgado, não é mais presidente do PV de Vila Velha. Ele deixou o comando e o partido após a entrada de um grupo de oito pré-candidatos que, para entrar na legenda, exigiu o comando do partido à executiva estadual. “Não gostei da arrogância deles”.

Calendário eleitoral? OK!

Embora alguns partidos tenham cancelado ou adiado lançamento de pré-candidaturas e encontros para evitar aglomerações, de um evento eles não vão conseguir escapar: das convenções partidárias para definir os candidatos a prefeito, vice e a vereador, que ocorrem entre 20 de julho e 5 de agosto. Procurado, o TRE-ES informou que “até o momento, o calendário eleitoral de 2020 está mantido”.

Após Assembleia, Câmaras cancelam sessões

Após o anúncio do presidente da Assembleia, Erick Musso, na manhã de terça, cancelando as sessões ordinárias e comissões, assim como o fechamento de serviços ao público, foi a vez das câmaras de vereadores da Grande Vitória fazerem o mesmo. A Câmara de Vitória editou ato na terça cancelando as sessões e a de Cariacica fará o anúncio nesta quarta. As câmaras da Serra e de Vila Velha continuam com as sessões, mas com as galerias fechadas para o público.

GALERIA

Bloco dos cancelamentos

O PSD também vai suspender, por 14 dias, as reuniões da executiva estadual e das municipais que ultrapassem o público de 30 pessoas.

Novas medidas

A crise do coronavírus também provocou mudanças no Crea-ES, que vai atuar com trabalho remoto para grande parte dos servidores, com serviços on-line e com atendimento presencial diferenciado: das 10h às 17h. Eventos e cursos neste mês foram canceladas.

“A vida é assim!”

Amarildo Lovato deixou na terça a presidência do PSL, conforme foi antecipado pela coluna Plenário na semana passada. O deputado Alexandre Quintino assume. “Infelizmente a vida é assim”, lamentou, em nota.

Vão prender Bolsonaro?

Após o anúncio da portaria assinada pelos ministérios da Saúde e da Segurança que prevê até prisão para quem descumprir isolamento, muitos perguntaram nas redes sociais se o Presidente seria preso.

SUGERIMOS PARA VOCÊ: