X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Coronavírus

Médicos voluntários vão doar 2 mil kits de hidroxicloroquina


Imagem ilustrativa da imagem Médicos voluntários vão doar 2 mil kits de hidroxicloroquina
Caixa com comprimidos de hidroxicloroquina: uso do medicamento pode provocar efeitos colaterais |  Foto: Genival Fernandez/Agência Estado

Com o objetivo de ampliar o acesso ao atendimento e a medicamentos como a hidroxicloroquina e azitromicina desde os sintomas iniciais do novo coronavírus, um grupo de médicos voluntários se uniu.

Até o final da semana, eles devem receber dois mil kits de hidroxicloroquina e de azitromicina, que serão distribuídos à população em um sistema de drive thru, após triagem e consulta médica.

Um dos médicos participantes da iniciativa, que preferiu não se identificar por se tratar de um grupo de mais de 60 voluntários, explicou que os dois mil kits de hidroxicloroquina já estão no Estado e a expectativa é que a azitromicina chegue até o final da semana. Os medicamentos foram doados por laboratórios.

“Assim que chegarem, a ideia é se dividir em grupos em vários pontos de atendimento por meio de drive thru. Pessoas com sintomas iniciais poderão chegar de carro e passar pela triagem com profissionais, que irão avaliar se há sintomas sugestivos de Covid-19”.

Ele ressaltou que, caso o médico avalie a necessidade da medicação, ela será ofertada gratuitamente. Será aberta a toda a população.

De acordo com o voluntário, a iniciativa partiu dos médicos ao perceberem a dificuldade de acesso ao tratamento nos primeiros sintomas, principalmente para quem tem menor renda.

“As pessoas receberam orientação de que com sintomas leves, como tosse, dor de cabeça e febre baixa, tinham que ficar em casa e, caso piorassem, aí sim, deveriam procurar o serviço de saúde”.

E completou: “Pelos estudos existentes com outros tipos de coronavírus que também causam pneumonia e são semelhantes, sabemos que essas drogas apresentam melhor resultado para evitar a progressão da doença para moderada e grave, se administrada em até cinco dias de sintomas, no máximo sete dias. Quando esperam, os pacientes perdem a oportunidade do tratamento precoce”.

O médico frisou que os pontos e datas em que vão acontecer os atendimentos em drive thru serão divulgados a partir do momento que os kits chegarem.

Além dos dois mil kits doados, uma verba de R$ 12 milhões foi viabilizada pelo senador Marcos do Val, de acordo com a assessoria do parlamentar, para a compra de 200 mil kits com hidroxicloroquina, azitromicina e ivermectina nas próximas semanas. Esses kits devem ser destinados também a alguns municípios.

Dos recursos, parte foi viabilizada via emenda parlamentar e outra parte via articulação do senador em Brasília.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: