Mea-culpa tem hífen?

Ele nasceu em 18 de julho de 1918, em Mvezo, África do Sul. Seu nome de batismo era “Rolihlahla”. Segundo a tribo Xhosa, da qual fazia parte, esse nome significava “tirar um galho da árvore ou causar problemas”. Aos sete anos, foi o primeiro membro da família a frequentar a escola. Depois disso, deram-lhe o nome inglês de “Nelson”.

Em 1964, condenaram-no à prisão perpétua. Cumpriu 27 anos dessa pena. Casou-se três vezes. Ele e Frederik de Klerk dividiram o Prêmio Nobel da Paz em 1993. Ele morreu em 2013, aos 95 anos, em Houghton, Joanesburgo, África do Sul. Ele é Rolihlahla Madiba Mandela, mais conhecido como Nelson Mandela. Curiosamente, há um fóssil de pássaro com o seguinte nome: “Australopicus nelsonmandelai”.

15/07 (DOMINGO): Dia do Pecuarista. A palavra vitivinicultura é formada pelos seguintes elementos: viti (= vinha), vini (= vinho) e cultura. Tomando-se por base esses elementos, vitivinicultura refere-se à “cultura de vinhas (videiras) e à fabricação de vinhos” (Exemplo: Além de pecuarista, Vinícius é vitivinicultor.). Não existem as formas vitinicultura e vitinicultor.

16/07 (SEGUNDA-FEIRA): Dia do Comerciante. A expressão “pedir para” significa “pedir permissão, licença, autorização” (Exemplo: O vendedor pediu para sair mais cedo do trabalho.). Não se deve empregar a construção “pedir para que”. Nesse caso, retire-se o termo “para” (Exemplo: Durante o culto, o pastor pediu que orassem e jejuassem.).

17/07 (TERÇA-FEIRA): Dia do Submarinista. Observem-se os trechos sublinhados nestas frases: 1. Mais de um submarino desapareceu ontem. 2. Mais de um submarino, mais de um navio desapareceram ontem. Na frase 1, como se usou a expressão “mais de um” apenas uma vez, o verbo ficou no singular; na frase 2, o verbo está no plural porque essa expressão aparece duas vezes.

18/07 (QUARTA-FEIRA): Dia dos Veteranos de Guerra. Com o termo “vista” no singular, a expressão “com vista a” quer dizer “com o propósito de” (Exemplo: O veterano de guerra fez greve de fome com vista a chamar a atenção das autoridades.). Com grafia diferente e com o mesmo sentido, pode-se empregar também a forma variante “com vistas a”, com “vista” no plural.

19/07 (QUINTA-FEIRA): Dia da Caridade. O vocábulo “acaso” tem basicamente dois sentidos: 1. Fato resultante de causas fortuitas. 2. Casualmente, fortuitamente, por acaso. Existem também as expressões “ao acaso” (= sem rumo) e “por acaso” (= casualmente). Veja-se este exemplo: Um acaso infeliz fez com que Joaquim se tornasse um homem caridoso.

20/07 (SEXTA-FEIRA): Dia do Amigo. “Mea culpa” é uma expressão latina e tem o sentido de “minha culpa”. “Fazer mea-culpa” quer dizer “reconhecer sua culpa, seu erro, arrepender-se”. Nessa expressão, grafa-se sempre “mea-culpa” com hífen e no masculino (Exemplo: O melhor amigo de João fez um mea-culpa referente à confusão na empresa.). Para pluralizar, diz-se “mea-culpas”.

21/07 (SÁBADO): Dia do Trabalhador Doméstico. O verbo perfazer quer dizer “completar, concluir” (Exemplo: Depois de anos de economia, a empregada doméstica perfez o capital de que precisava para comprar seu primeiro apartamento.). Conjuga-se perfazer como se conjuga o verbo fazer: perfaço, perfaz, perfiz, perfarei, perfaça, perfizer...

MOSTRA (DA) SUA LÍNGUA

Curiosidade

A palavra grua vem do francês “grue”. Em francês, “grue” refere-se à “grua”, uma espécie de ave fêmea do grou. Vejam-se as características físicas do grou: ave de grande porte, pernas e pescoço longos, cabeça parcialmente nua, bico reto e plumagem com penas brancas, cinzas ou marrons. No português e no francês, por analogia com a ave, grua recebeu o sentido de “guindaste usado nas filmagens”.


últimas dessa coluna


Tampouco ou tão pouco?

A palavra “tampouco” corresponde a “também não” (Exemplo: Meu amigo não gostou das previsões do economista, e eu tampouco.). Já a expressão “tão pouco” refere-se a “algo diminuto, escasso” …


Torácico ou toráxico?

A grafia de tórax (com a sílaba final “rax”) pode induzir o usuário da língua portuguesa a dizer o vocábulo “toráxico”, o qual não existe. A forma correta é “torácico” (Exemplo: Durante o trabalho, …