Mea-culpa tem hífen?

Ele nasceu em 18 de julho de 1918, em Mvezo, África do Sul. Seu nome de batismo era “Rolihlahla”. Segundo a tribo Xhosa, da qual fazia parte, esse nome significava “tirar um galho da árvore ou causar problemas”. Aos sete anos, foi o primeiro membro da família a frequentar a escola. Depois disso, deram-lhe o nome inglês de “Nelson”.

Em 1964, condenaram-no à prisão perpétua. Cumpriu 27 anos dessa pena. Casou-se três vezes. Ele e Frederik de Klerk dividiram o Prêmio Nobel da Paz em 1993. Ele morreu em 2013, aos 95 anos, em Houghton, Joanesburgo, África do Sul. Ele é Rolihlahla Madiba Mandela, mais conhecido como Nelson Mandela. Curiosamente, há um fóssil de pássaro com o seguinte nome: “Australopicus nelsonmandelai”.

15/07 (DOMINGO): Dia do Pecuarista. A palavra vitivinicultura é formada pelos seguintes elementos: viti (= vinha), vini (= vinho) e cultura. Tomando-se por base esses elementos, vitivinicultura refere-se à “cultura de vinhas (videiras) e à fabricação de vinhos” (Exemplo: Além de pecuarista, Vinícius é vitivinicultor.). Não existem as formas vitinicultura e vitinicultor.

16/07 (SEGUNDA-FEIRA): Dia do Comerciante. A expressão “pedir para” significa “pedir permissão, licença, autorização” (Exemplo: O vendedor pediu para sair mais cedo do trabalho.). Não se deve empregar a construção “pedir para que”. Nesse caso, retire-se o termo “para” (Exemplo: Durante o culto, o pastor pediu que orassem e jejuassem.).

17/07 (TERÇA-FEIRA): Dia do Submarinista. Observem-se os trechos sublinhados nestas frases: 1. Mais de um submarino desapareceu ontem. 2. Mais de um submarino, mais de um navio desapareceram ontem. Na frase 1, como se usou a expressão “mais de um” apenas uma vez, o verbo ficou no singular; na frase 2, o verbo está no plural porque essa expressão aparece duas vezes.

18/07 (QUARTA-FEIRA): Dia dos Veteranos de Guerra. Com o termo “vista” no singular, a expressão “com vista a” quer dizer “com o propósito de” (Exemplo: O veterano de guerra fez greve de fome com vista a chamar a atenção das autoridades.). Com grafia diferente e com o mesmo sentido, pode-se empregar também a forma variante “com vistas a”, com “vista” no plural.

19/07 (QUINTA-FEIRA): Dia da Caridade. O vocábulo “acaso” tem basicamente dois sentidos: 1. Fato resultante de causas fortuitas. 2. Casualmente, fortuitamente, por acaso. Existem também as expressões “ao acaso” (= sem rumo) e “por acaso” (= casualmente). Veja-se este exemplo: Um acaso infeliz fez com que Joaquim se tornasse um homem caridoso.

20/07 (SEXTA-FEIRA): Dia do Amigo. “Mea culpa” é uma expressão latina e tem o sentido de “minha culpa”. “Fazer mea-culpa” quer dizer “reconhecer sua culpa, seu erro, arrepender-se”. Nessa expressão, grafa-se sempre “mea-culpa” com hífen e no masculino (Exemplo: O melhor amigo de João fez um mea-culpa referente à confusão na empresa.). Para pluralizar, diz-se “mea-culpas”.

21/07 (SÁBADO): Dia do Trabalhador Doméstico. O verbo perfazer quer dizer “completar, concluir” (Exemplo: Depois de anos de economia, a empregada doméstica perfez o capital de que precisava para comprar seu primeiro apartamento.). Conjuga-se perfazer como se conjuga o verbo fazer: perfaço, perfaz, perfiz, perfarei, perfaça, perfizer...

MOSTRA (DA) SUA LÍNGUA

Curiosidade

A palavra grua vem do francês “grue”. Em francês, “grue” refere-se à “grua”, uma espécie de ave fêmea do grou. Vejam-se as características físicas do grou: ave de grande porte, pernas e pescoço longos, cabeça parcialmente nua, bico reto e plumagem com penas brancas, cinzas ou marrons. No português e no francês, por analogia com a ave, grua recebeu o sentido de “guindaste usado nas filmagens”.


últimas dessa coluna


Você sabe o que significa tabelioa?

Ele nasceu em 19 de novembro de 1942, em Nova Iorque (EUA). Foi criado em uma comunidade de imigrantes de judeus húngaros. Sua avó era costureira. Em início de carreira, a sorte literalmente entrou …


“Celerado” e “acelerado”

Ele nasceu em 16 de novembro de 1922, em Azinhaga, Portugal. Ganhou o Nobel de Literatura em 1998 e o Prêmio Camões em 1995 (o mais importante prêmio literário de língua portuguesa). Quando recebeu o …


“A prazo” exige uso de crase?

Ganhou o Oscar por sua atuação em “Ben-Hur”, em 1959. Destacou-se também no filme “Planeta dos Macacos”, versão de 1968. Lydia Marie Clarke foi sua única esposa. Foram pais de dois filhos. …


Tampouco ou tão pouco?

A palavra “tampouco” corresponde a “também não” (Exemplo: Meu amigo não gostou das previsões do economista, e eu tampouco.). Já a expressão “tão pouco” refere-se a “algo diminuto, escasso” …


Torácico ou toráxico?

A grafia de tórax (com a sílaba final “rax”) pode induzir o usuário da língua portuguesa a dizer o vocábulo “toráxico”, o qual não existe. A forma correta é “torácico” (Exemplo: Durante o trabalho, …