X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Coronavírus

Mapa de risco: Nenhuma cidade capixaba está no risco extremo de contágio


Imagem ilustrativa da imagem Mapa de risco: Nenhuma cidade capixaba está no risco extremo de contágio
Novo mapa de risco |  Foto: Divulgação / Governo do Estado

Após mais de um mês, o Espírito Santo voltou a ficar sem cidades em risco extremo para contágio pelo coronavírus. O novo mapa de risco para os municípios capixabas foi divulgado na noite desta sexta-feira (30), pelo governador Renato Casagrande. 

O Estado não ficava sem cidades no risco extremo desde o dia 18 de março, quando a taxa de ocupação dos leitos em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) ultrapassou 90% e foi decretada quarentena de duas semanas nos 78 municípios capixabas, que foram elevados ao risco máximo de contaminação. 

De acordo com a nova classificação, a partir de segunda-feira (3), quando entra em vigor o mapa de risco atualizado, serão 56 cidades no risco alto (cor vermelha). Todas municípios da Grande Vitória estão nesse grupo.

Nesses locais, as lojas de rua podem funcionar das 10 horas às 18 horas, de segunda a sexta, e das 10 horas às 14 horas, aos sábados. Já os shoppings, abrem de 12 horas às 20 horas, de segunda a sexta,  e de 12 horas às 16 horas, no sábado.

No entanto, na próxima semana, em função do Dia das Mães (9 de maio), o governador autorizou que as lojas de rua e shopping funcionem das 10 horas às 20 horas, de segunda a sexta-feira, e das 8 horas às 18 horas.

Em relação as escolas, as aulas presenciais seguem suspensas nessas cidades, porém os professores podem atender individualmente os estudantes na escolas, com horário marcado. 

Já as 22 cidades restantes estão no risco moderado (indicado pela cor amarela). Nelas, podem ser realizadas aulas presenciais e comércios abrirem em horário normal.

Imagem ilustrativa da imagem Mapa de risco: Nenhuma cidade capixaba está no risco extremo de contágio
Comparação entre o mapa atual e o novo mapa |  Foto: Divulgação Governo do Estado

"A gente espera que, a partir da próxima semana, esse mapa fique ainda mais amarelo. Essa é a nossa expectativa se a gente continuar trabalhando na redução da transmissão", afirmou Casagrande. 

Por mais uma semana, não há também cidades no risco baixo. 

No mapa desta semana, que tem validade até domingo (2), são cinco cidades em risco extremo: Mimoso do Sul, Domingos Martins, Santa Teresa, Ecoporanga e Pedro Canário.

Outras 50 estão no risco alto e 23 no risco moderado.

Taxa de transmissão abaixo de 1

Durante o pronunciamento, o governador deu algumas informações sobre os dados da pandemia no Estado. Segundo ele, depois de mais de dois meses, a taxa de transmissão do vírus voltou a ficar abaixo de 1 no Espírito Santo. 

Casagrande informou que o RT, como é chamada essa taxa, atualmente está em 0,68 no Estado. 

"Isso significa que estamos em queda em relação a pandemia. Então, 100 pessoas contagiam 68 pessoas. Quando o RT está acima de 1, por exemplo, 1,5, quer dizer que 100 pessoas contagiam 150 pessoas", explicou ele. 

Para o governador, isso mostra que medidas adotadas, como a quarentena, contribuíram para essa redução na taxa de transmissão. "Nossa expectativa é que, nos próximos dias, a gente reduza o número de óbitos", disse.


Confira a classificação das cidades no mapa que passa a valer segunda (3)


RISCO ALTO: Afonso Cláudio, Água Doce do Norte, Águia Branca, Alegre, Alfredo Chaves, Anchieta, Apiacá, Aracruz, Atílio Vivácqua, Barra de São Francisco, Boa Esperança, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Castelo, Colatina, Conceição da Barra, Domingos Martins, Ecoporanga, Fundão, Guaçuí, Guarapari, Ibatiba, Ibiraçu, Ibitirama, Irupi, Itapemirim, Iúna, Jerônimo Monteiro, João Neiva, Linhares, Mantenópolis, Marataízes, Marechal Floriano, Mimoso do Sul, Montanha, Muniz Freire, Muqui, Nova Venécia, Pancas, Pedro Canário, Pinheiros, Piúma, Presidente Kennedy, Rio Novo do Sul, Santa Maria de Jetibá, Santa Teresa, São Gabriel da Palha, São José do Calçado, São Mateus, São Roque do Canaã, Serra, Sooretama, Vargem Alta, Viana, Vila Velha e Vitória.

RISCO MODERADO: Alto Rio Novo, Baixo Guandu, Bom Jesus do Norte, Brejetuba, Conceição do Castelo, Divino de São Lourenço, Dores do Rio Preto, Governador Lindenberg, Iconha, Itaguaçu, Itarana, Jaguaré, Laranja da Terra, Marilândia, Mucurici, Ponto Belo, Rio Bananal, Santa Leopoldina, São Domingos do Norte, Venda Nova do Imigrante, Vila Pavão e Vila Valério.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: