Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cláudio Humberto

Cláudio Humberto

Colunista

Cláudio Humberto

Mandetta gera ciúmes e governo altera estratégia

| 31/03/2020, 07:51 07:51 h | Atualizado em 31/03/2020, 07:56

A crise do coronavírus acabou por revelar, por seu protagonismo, a nova liderança política nacional do ministro Luiz Henrique Mandetta (Saúde), cujo nome já supera outros bolsonaristas, como o ministro Sergio Moro (Justiça), na citação de candidaturas presidenciais preferidas.

Pesquisas encaminhadas ao Planalto mostram que o prestígio de Mandetta sobe em flecha, bem ao contrário do presidente Jair Bolsonaro, desgastado pelas afirmações que desdenham da pandemia que assombra o mundo.

Apenas saboreando

Opositores de Bolsonaro sonham com briga, mas não há crise na relação com o Presidente. Mandetta apenas está adorando tudo isso.

Melhor nas pesquisas

Pesquisa Datafolha, divulgada no dia 23 de março, mostra que 55% dos brasileiros aprovam Mandetta, contra 35% conferidos a Bolsonaro.

Freio de arrumação

Esses números só pioraram, daí a nova rotina de coletivas, inaugurada na segunda-feira (30). Mandetta terá de dividir com o governo os louros da sua atuação.

2022 é logo ali

Aliados de Mandetta no Mato Grosso do Sul já falam em candidatura a presidente. Mas, para o ministro, a prioridade é combater o coronavírus.

Crítica ao Brasil não reflete números da Covid-19

O Brasil tem sido criticado pela mídia e políticos, todos “especialistas” em infectologia, sobre sua estratégia de combate ao coronavírus, mas os números não lhes dão razão. Países como Holanda, Turquia, Áustria, Portugal, Noruega e Suíça, sede da OMS, confirmaram o primeiro caso na mesma época que o Brasil, mas têm mais ocorrências, apesar de bem menores, juntos ou isoladamente. Somados, são 58.970 casos em 134,4 milhões de pessoas. Aqui, são 4.579 em 212,2 milhões de brasileiros.

Ninguém reclama

Suíça e Áustria registraram o 1º caso em 24 de fevereiro, como o Brasil. Na segunda, eram 15.922 suíços, 9.618 austríacos e 4.579 brasileiros infectados.

De leste a oeste

De acordo com o Worldometer, Portugal e Turquia registraram o 1º caso em 1º e 9 de março. Agora, têm 6.408 e 10.827 casos, respectivamente.

Sem críticas

Desde o 1º caso, em 26 de fevereiro, a Holanda totaliza 11.750 casos. A Noruega soma 4.445 desde a primeira notificação, em 25 de fevereiro.

Coisa mais esquisita

Não foi ilegal, mas é esquisito o ministro Paulo Guedes (Economia) dispor do seu tempo, pago pelo contribuinte, para privilegiar clientes da XP Investimentos, uma empresa privada, com uma videoconferência.

Dores conhecidas

O senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO), rico empresário, conhece bem as dificuldades da vida de garçom: já foi um deles, nos tempos de vacas raquíticas. Por isso, propôs emenda que os inclui no coronavoucher.

Quem precisa está sem

O piti dos defensores do isolamento total, em vez do vertical, proposto por Bolsonaro para retomar em parte a economia, não vem das favelas. Lá, segundo DataFavela, 72% acham que perderam qualidade de vida.

Novo embaixador

O chanceler Ernesto Araújo recebeu na segunda, por teleconferência, as cartas credenciais do novo embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Todd Chapman, que garantiu cooperação americana contra a Covid-19.

Agenda única

O Senai anunciou parceria com dez empresas com instalações em treze estados brasileiros para criar pontos de manutenção de respiradores utilizados no tratamento dos pacientes com Covid-19.

Todos na luta

O Hospital Ministro Costa Cavalcanti, bancado pela usina de Itaipu, já está habilitado para fazer até 480 exames rápidos para detectar a Covid-19. Em Foz do Iguaçu, são 10 casos confirmados e 112 suspeitos.

Pergunta na operação

A Lava a Jato também está de quarentena?

SUGERIMOS PARA VOCÊ: