Notícias

Cidades

Saiba como definir metas e objetivos para conquistar um 2019 mais próspero


Metas para o Ano Novo: estabelecer propósitos é fundamental para alcançar objetivos (Foto: Ilustração/André Felix)
Metas para o Ano Novo: estabelecer propósitos é fundamental para alcançar objetivos (Foto: Ilustração/André Felix)
Fim de ano é tempo de renovação. É hora de colocar a “casa” em ordem, fazendo um retrospecto do caminho percorrido e, mais do que isso, elaborar novas metas e planos. Muito além de lamentar ou se arrepender do que deixou de ser feito, é fundamental olhar para frente, redirecionar-se e estabelecer propósitos que realmente alavanquem a vida e sejam realizáveis.

A psicológa e psicanalista Cássia Rodrigues dá dicas para que esses objetivos saiam do papel no próximo ano.

 Cássia Rodrigues,psicóloga e psicanalista (Foto: Leone Iglesias/A Tribuna)
Cássia Rodrigues,psicóloga e psicanalista (Foto: Leone Iglesias/A Tribuna)
"É muito importante escrever essas metas em um papel. Pense em todos os aspectos da sua vida: profissional, familiar, pessoal, espiritual, saúde, entre outros”, comentou.

As metas precisam incluir objetivos de pequeno, médio e longo prazos. “Coloque as metas de acordo com os meses, estabelecendo objetivos Não deixe de avaliá-las todos os meses e, se necessário, faça alterações", completou.

Assim como os atletas têm que se dedicar intensamente e elencar prioridades ao se preparar para competir, também é preciso manter o foco na hora de alcançar as metas de Ano-Novo. 

Uma das dicas é colocar os desejos no papel e não esqueça de olhá-los. Você pode deixar em um lugar visível, no computador, no celular ou na porta da geladeira. O importante é reler ao longo do ano e avaliar o que você já conquistou e o que ainda falta.

É fundamental que as metas traçadas sejam possíveis de serem conquistadas durante o ano, para que isso não gere frustração. “Se você tem um objetivo muito grande, algo que vai demorar anos para ser alcançado, coloque em um papel também. Porém, nesse caso é necessário traçar as metas anuais para que esse sonho seja realizado no final do período que você estipulou”, finalizou.

 O Tribuna Online separou 7 passos para ter um ano altamente focado, com muitas realizações e diversões: 

1 - Crie um futuro:
A melhor maneira de ter o futuro que você quer é criá-lo. Ao longo dos próximos 12 meses, o que você quer realizar? Se agora fosse janeiro 2019 e você estivesse refletindo sobre 2018, quais você gostaria que tivessem sido os principais destaques do seu ano?

Uma das melhores maneiras de fazer isso é tratar de agendar seu planejamento anual pessoal. Reservar de 30 a 60 minutos, sem distrações, para olhar seriamente para o que você quer manter e de você quer mudar na sua vida no próximo ano.

2 - Planeje para realizá-lo:
Depois de ter declarado o que você quer, agora é hora de planejar como obtê-lo. A frase familiar de "planejar seu trabalho, em seguida, trabalhar o seu plano" vem à mente. Para traçar um curso verdadeiro para o seu destino, trabalhe a partir do seus objetivos para o próximo ano.

Em seguida, defina metas mensais que lhe permitam saber se você está no caminho certo para alcançá-los ou se há necessidade de correções de curso ou ajustes para o mantê-lo no prumo e no ritmo desejados.

3 - Tenha um plano de desenvolvimento pessoal:
Quais são as áreas de crescimento que você quer para si mesmo no próximo ano? Existem cursos ou workshops que você deseja participar? Livros para ler sobre assuntos que você gostaria de aumentar o seu conhecimento? É hora de um novo mentor que o ajude a vencer estar melhor preparado para enfrentar os desafio para 2019?

4 - Defina metas para todo os papéis:
Criar seu 2018 inclui olhar para todas as áreas de sua vida. Certifique-se de incluir metas para os diferentes "papéis" que você desempenha. Quais são seus objetivos comerciais e profissionais, seus objetivos como parceiro de alguém, seus objetivos como pai, seus objetivos como parte de uma organização voluntária, etc.

Isso o ajudará a garantir que você gaste seu tempo, esforço e recursos em todas as áreas de sua vida importantes para você. Se você apenas definir metas em uma ou duas áreas, é altamente provável que as outras áreas da sua vida fiquem deixadas de lado.

5 - Foque no que realmente importa:
Desenvolva seu nível de autoconsciência. O computador mais poderoso do planeta é aquele dentro do seu crânio. O problema é que ele não vem com um manual do usuário. A capacidade de observar seus pensamentos e não reagir a eles automaticamente é uma das habilidades mais poderosas para se desenvolver em direção a um 2019 altamente bem sucedido. Isso lhe dará a capacidade de escolher conscientemente como agir, não importa a situação que você enfrente.

6 - Seja específico com seu tempo:
Como usar os 365 dias de 2019 depende de você. Com base no que você determinou que deseja atingir, desenvolva sua programação em torno da alocação de quantidades específicas de tempo para as tarefas que você deve fazer a cada dia, semana ou mês para mantê-lo no caminho certo para o seu objetivo anual. Fazer listas de tarefas não é suficiente.