Notícias

Educação

Mais de 9 mil vagas em cursos de qualificação online e presencial


Se você deseja se qualificar para entrar ou retornar ao mercado de trabalho, ou abrir o próprio negócio, essa é a sua chance. A Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), por meio do Projeto OportunidadES, está com 9.220 vagas abertas para o capixaba de qualquer município do Espírito Santo. Ao todo, 60 cursos, de diferentes áreas profissionais, estão à disposição para escolha do interessado.

Essa é a quarta vez que o projeto oferece cursos a distância para todos os capixabas. As inscrições foram abertas na última terça-feira (04) com prazo final para o dia 18 de setembro, e devem ser realizadas no site www.oportunidades.es.gov.br. Dessa vez, o programa oferece mais oito mil vagas para os moradores de qualquer município do Estado estudarem de graça e a distância. São 20 cursos de qualificação profissional à disposição, sendo 10 inéditos.

Agente Comunitário de Saúde; Auxiliar Contábil; Auxiliar de Faturamento; Alfabetização e Letramento na Educação Infantil; Cuidador Social; Gestão Comercial; Informática Básica: Windows, Word, Excel, e Power Point; Oratória - A Arte de Falar em Público; Práticas Pedagógicas e Inclusão: Atuação no Espaço Escolar; e Recreação e o Brincar na Educação Infantil são os cursos novos do OportunidadES On-line.

Todos os cursos são a distância com carga horária de 80 horas e certificação do CEET Vasco Coutinho, escola administrada pela Secti. O Centro também disponibiliza os professores que gravam as videoaulas e preparam as apostilas fornecidas para o download gratuito dos alunos. De acordo com o edital, para se candidatar o interessado deve ter mais de 16 anos, acesso à internet e noções básicas de informática e navegação. No ato da inscrição, o candidato deverá optar por apenas um curso. Veja o edital.

A lista com os classificados sairá no dia 25 de setembro e as aulas terão início no dia 09 de outubro, no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), no site www.oportunidades.es.gov.br. O classificado poderá estudar no horário que quiser e de qualquer aparelho com internet, como celular, tablet ou computador.

Cursos presenciais

Também foram abertas nessa terça-feira (04) 600 vagas em 19 cursos presenciais de 40 horas para os moradores dos bairros Jockey e Vila Garrido, em Vila Velha. A oferta tem o prazo de inscrição até o próximo domingo (09) com resultado no dia 12 do mesmo mês. Os requisitos da oferta são: ser morador de Vila Velha, sendo as vagas preferenciais aos moradores dos bairros; ter mais de 18 anos nos cursos da área da saúde; e mais de 16 anos nos demais cursos.

Já nesta quinta-feira (06) o projeto abriu, em parceria com o Programa Ocupação Social, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Direitos Humanos, 300 vagas em 10 cursos de 40 horas para os moradores de Nova Esperança e Nova Palestina, em Cariacica. Nessa oferta os requisitos são do Ocupação Social: além de residir no município ou bairro contemplado e ter mais de 16 anos, o candidato deve ter o Ensino Fundamental II Incompleto e/ou saber ler, escrever e efetuar operações matemáticas básicas. As inscrições terminam no dia 16 de setembro e o resultado será divulgado no dia 19 do mesmo mês.

E os moradores da Serra também foram beneficiados pelo OportunidadES. Para eles, 320 vagas em 11 cursos de 80 horas estão disponíveis com inscrição até o próximo domingo (09) e resultado no dia 23 de setembro. Todos os moradores podem se inscrever e as aulas acontecerão no bairro Manoel Plaza. As inscrições para todas as ofertas devem ser feitas no site www.oportunidades.es.gov.br.

Veja a lista dos cursos online

CURSOS

CARGA HORÁRIA

VAGAS

Agente Comunitário de Saúde

80h

400

Alfabetização e Letramento na Educação Infantil

80h

400

Auxiliar Administrativo

80h

400

Auxiliar Contábil

80h

400

Auxiliar de Departamento Pessoal

80h

400

Auxiliar de Faturamento

80h

400

Cuidador de Idosos

80h

400

Cuidador Infantil

80h

400

Cuidador Social

80h

400

Currículo e Inclusão

80h

400

Excel Avançado

80h

400

Gestão Comercial

80h

400

Gestão Financeira de Pequenas E Médias Empresas

80h

400

Informática Avançada

80h

400

Informática Básica: Windows, Word, Excel , Power Point

80h

400

Inglês Intermediário

80h

400

Oratória - a Arte de Falar Em Público

80h

400

Práticas Pedagógicas e Inclusão: Atuação no Espaço Escolar

80h

400

Recreação e o Brincar na Educação Infantil

80h

400

Secretaria Escolar

80h

400

8.000