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Limite de velocidade na Glória vai ser reduzido para 30 km/h


Ruas do Bairro da Glória: placas com indicação de velocidade de 40 km/h deverão ser substituídas  na região ainda no primeiro semestre deste ano (Foto: Thiago Coutinho)
Ruas do Bairro da Glória: placas com indicação de velocidade de 40 km/h deverão ser substituídas na região ainda no primeiro semestre deste ano (Foto: Thiago Coutinho)
O motorista que trafega por Vila Velha vai encontrar mudanças no trânsito até o fim deste ano. Uma delas é o limite de velocidade de 30 km/h que será implantado nas principais ruas da Glória – uma das regiões mais movimentadas do município.

A novidade faz parte do projeto “Zona 30”, que tem como objetivo aumentar a segurança nas vias compartilhadas por veículos, ciclistas e pedestres. Para deixar o motorista ciente sobre o limite de velocidade, diversas placas serão espalhadas pelas ruas e pinturas com o número 30 serão feitas no chão.

De acordo com o secretário de Defesa Social e Trânsito de Vila Velha, Oberacy Emmerich Júnior, a implantação do “Zona 30” na Glória é um pedido antigo de moradores e comerciantes da região. “É algo que todos querem porque melhora a convivência no trânsito e aumenta a segurança, principalmente de pedestres e ciclistas”, afirmou o secretário.

A expectativa é de que o limite de velocidade seja implantado na Glória ainda no primeiro semestre deste ano. As ruas exatas ainda serão divulgadas, mas Emmerich adiantou que o projeto será efetivado nas vias com maior concentração de lojas.

Como não há radar de velocidade na região, a prefeitura conta com o bom senso do motorista para que o limite seja respeitado. Mas, apesar disso, garante que guardas também vão estar no bairro para orientar a todos.

“Vamos forçar a questão educativa, além de deixar essa sinalização forte, em todos os lados, para mudar o hábito do motorista e criar uma cultura de respeito”.

O “Zona 30” funciona desde 2017 nas principais ruas da Prainha. De acordo com o secretário, o resultado lá tem sido satisfatório. “Tanto que moradores de Santos Dumont, por exemplo, estão pedindo. Mas a expansão ainda precisa ser estudada”, ressaltou.

Outra novidade estará nos cruzamentos. A ideia da Prefeitura de Vila Velha é de que todos os 75 semáforos de travessia de pedestre possuam botoeiras – aqueles botões que o pedestre aperta indicando que pretende atravessar. Com isso, os semáforos só vão fechar para o vermelho se tiver alguém atravessando.

“Se não tiver ninguém, ele vai ficar aberto direto para os veículos. Isso melhora o fluxo de carros e a segurança do pedestre”, afirmou.

Alterações em 5 bairros cortados pela Lindenberg

Avenida mais movimentada de Vila Velha, a Carlos Lindenberg terá mudanças a partir de 2020, impactando diretamente o dia a dia do trânsito em cinco bairros: Glória, Ibes, Cobilândia, Alecrim e Industrial.

De acordo com a prefeitura, as intervenções serão feitas em cruzamentos problemáticos, onde o acesso e a saída dos bairros causam congestionamentos e levam riscos aos pedestres.

“Queremos melhorar a segurança, com pontos seguros de travessia, mas interferindo o mínimo possível no fluxo dos veículos”, ressaltou o secretário de Defesa Social e Trânsito de Vila Velha, Oberacy Emmerich Júnior.

Ao longo da avenida, haverá implantação de sistema binário (vias com mão única), proibição de conversão e melhoria no tempo semafórico para a passagem de pedestre, além de novas tecnologias para controlar os semáforos.

“Como queremos uma solução definitiva para toda a avenida, contratamos uma empresa para pensar nessa solução completa. Não vamos fazer somente pequenas intervenções”, afirmou.

Na Glória, por exemplo, quem atualmente segue pela Lindenberg e quer ir para a fábrica da Garoto entra pela rua Santa Terezinha, o que será proibido. Quando a mudança for concretizada, a entrada será pela rua Nordeste, que fica antes. Neste cruzamento, o pedestre tem dificuldade em atravessar.

Já o Ibes vai ganhar uma nova entrada pela Lindenberg: a avenida Vitória Régia. O tempo semafórico da região também será alterado, inclusive com um sinal dedicado exclusivamente aos pedestres.