X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Economia

Jovens investem para virar astros da internet


Imagem ilustrativa da imagem Jovens investem para virar astros da internet
Bianca fala sobre beleza, cuidados com a pele, maquiagem e cabelo. Importante na aparência é o bem-estar, diz ela |  Foto: Kadidja Fernandes/AT

Tornar-se uma estrela não é fácil. Mesmo numa era digital, cheia de plataformas que permitem aparecer por meio da internet, a tarefa de ficar famoso requer trabalho duro, investimento, carisma e capacidade de criar conteúdo que engaje o internauta.

Com esse sonho, há jovens no Espírito Santo que investem até R$ 13 mil em equipamentos diversos, cursos e assessoria para dar uma guinada nas redes sociais.

Com mais de 15 mil seguidores, Bianca Queiroz, 26 anos, usa o Instagram para falar sobre beleza, cuidados com a pele, maquiagem e cabelo. Ela também dá dicas de moda e defende que, quando se trata de beleza, o importante é buscar o bem-estar.
Técnica em Edificações, Bianca está concluindo o curso de Engenharia

Civil e se mantém apaixonada pela comunicação. Por isso investiu em um bom celular para produzir conteúdo, microfone, além de iluminação, camarim e curso, por exemplo.

“Quero ser muito além de uma influenciadora, quero ser reconhecida em nível nacional, quiçá mundial”, confessou ela, que também sonha em apresentar um programa que envolva a engenharia.

Rhamon Wilvock, 27 anos, também está investindo nas redes sociais. Com mais de 5 mil seguidores no Instagram, ele fala sobre o dia a dia, looks, dicas de moda, tutoriais e achados. Além de produzir conteúdo para o YouTube.

Imagem ilustrativa da imagem Jovens investem para virar astros da internet
Rhamon aposta na energia boa e também na realidade dos “perrengues” |  Foto: Fábio Nunes/AT

“Meu sonho é ser lembrado e querido e ter seguidores fiéis. Quero levar energia boa às pessoas e também a realidade, porque tem muito 'perrengue' que as pessoas não mostram nas redes sociais.”

Apostando na carreira , ele comprou um bom celular e investiu em iluminação e roupas. Também buscou um apartamento que proporcionasse um ambiente mais adequado às gravações e se dedica às aulas de Marketing Digital.

Planejamento

Para se destacar na internet é preciso ter um bom planejamento, conforme o professor de Marketing Digital da Faesa, Henrique Hamerski.

Entre as perguntas que precisam ser feitas estão: “Qual é o meu propósito?”, “Quem é meu público?” e “Para quem estou desenvolvendo esse negócio?”, por exemplo. Saber como contribuir para melhorar a vida dos seguidores também está entre os questionamentos que devem ser feitos para atingir fama na internet.

Segredos para ganhar dinheiro

Existem diversas formas de ganhar dinheiro na internet. O professor de Marketing Digital da Faesa, Henrique Hamerski, explicou algumas delas. Segundo ele, há influenciadores que ganham dinheiro usando a própria imagem para divulgar produtos.

Nesses casos, uma ferramenta muito usada é o mídia kit. Ele é um pacote que trata, entre outras coisas, do que o influenciador digital pode fazer, em termos de postagens e produção de conteúdo, por período, para determinada empresa, e por qual valor.

Outra forma é oferecer cursos online, mentoria e consultoria. Além disso, também tem o dinheiro que entra em forma de patrocínio. Mas, para conseguir isso, é preciso ter um número significativo de seguidores engajados.

Para conquistar mais seguidores, uma estratégia é o impulsionamento. “Nas mídias sociais tem a opção de mídia paga. Esse recurso permite que o usuário seja visto por outras pessoas, além dos seus seguidores”, destacou o professor.

O coordenador dos cursos de Publicidade e Jornalismo da UVV e professor de mídias sociais, Bruno Franqueira, lembrou que se tornar uma estrela nas redes sociais é difícil.

“É preciso ter conhecimento da linguagem da rede social onde está inserido; da ferramenta usada, para saber, por exemplo, quais são os formatos suportados nela, além de carisma e conteúdo”.

Capixaba fala sobre finanças e tem 200 mil seguidores

Imagem ilustrativa da imagem Jovens investem para virar astros da internet
Daniel Carraretto: estúdio |  Foto: Divulgação

Uma inspiração para quem está começando a trabalhar na internet, o administrador e mestre em gestão Daniel Carraretto se consolidou ensinando internautas a administrar o próprio dinheiro e a investi-lo.

Com mais de 200 mil seguidores, nacionais e internacionais, no Instagram, ele dá diversas dicas. Entre elas estão algumas preciosas: fazer reserva financeira de emergência, conseguir renda extra em casa, além de economizar e começar a investir o que já faturou. Ele também tem um canal com o mesmo nome no YouTube.

O capixaba de 29 anos começou ajudando os amigos. “Via meus amigos sempre falando que estavam sem dinheiro e comecei a dar algumas dicas. E partiu deles a sugestão de que eu ajudasse mais pessoas, fazendo isso na internet”.

Ele revelou que começou usando o próprio celular e que recentemente investiu mais em equipamentos, montando um pequeno estúdio em casa.

“É a oportunidade de transformar a vida financeira das pessoas de qualquer parte do planeta, transmitindo meu conhecimento e experiência em educação financeira e investimentos”.

Ele detalhou que é uma coisa que ama fazer e que acabou se tornando um negócio. Hoje, por meio da ferramenta, ele vende cursos, oferece os serviços de consultoria e mentoria, faz publicidade e também conta com patrocínios.


Dicas para se destacar nas redes sociais


Planejamento

  • Para se tornar uma estrela da internet é preciso ter planejamento e propósito. Querer apenas ficar famoso não funciona.

  • É preciso identificar esse propósito e o público que deseja atingir. Muitas vezes o objetivo é ajudar o público a resolver problemas que enfrenta ou realizar sonhos que almeja. Mas também é preciso ter clareza sobre como vai ganhar dinheiro com a internet, se ela for sua fonte de renda.

  • Também é preciso ter conhecimento da linguagem da rede social onde está inserido; do uso da ferramenta, para saber, por exemplo, quais são os formatos suportados nela, além de carisma e conteúdo atrativo.

Digital influencer

  • Mais do que ter um número significativo de seguidores, ser um digital influencer significa engajar pessoas. Às vezes, um influenciador com menor número de seguidores consegue engajar mais que outro com maior número. Também existem aqueles com grande número de seguidores, que não têm boa reputação.

Equipamentos

  • Quem está começando no mundo virtual, geralmente usa os recursos que já possui. Até o momento em que começa a perceber que sua rede social tem reais chances de crescimento.
  • À medida que o número de seguidores e engajamento vão aumentando, a disposição para os investimentos também deve crescer.

Celular ou câmera

  • Imagem ilustrativa da imagem Jovens investem para virar astros da internet
    Ícones de aplicativos de celular |  Foto: Divulgação

    Precisa produzir imagens com uma boa resolução. O celular é mais útil para quem aposta no Instagram. Já a câmera com boa resolução e bom sistema óptico é importante para quem sonha em se destacar como YouTube.

Microfone

  • O recurso deve garantir a captação de som de qualidade. Deve ser escolhido de acordo com o ambiente onde serão realizadas as gravações, sendo mais necessário para quem trabalha como YouTube.

Iluminação

  • Ring Light : fonte de luzes de led, em formato de círculo, muito utilizado para iluminar o rosto para fotos e vídeos.

  • Softbox: luz de estúdio.

  • Rebatedores: ajudam a corrigir sombras.

  • Gelatinas: filtros de cor para iluminação em estúdio.

Tripé

  • Oferece suporte para a câmera ou celular, deixando-os estáveis.

Software de edição

  • Principalmente para YouTube é importante ter um profissional.

Fonte: Bruno Franqueira, Henrique Hamerski e D.F. Assessoria de Influenciadores.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: