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Jogos e salas equipadas para aprender

Especial Seminário

Especial Seminário

Jogos e salas equipadas para aprender


A secretária Adriana Sperandio visita sala de aula do ensino infantil, onde crianças brincam de montar blocos (Foto: Renata moreira/PMV)
A secretária Adriana Sperandio visita sala de aula do ensino infantil, onde crianças brincam de montar blocos (Foto: Renata moreira/PMV)
As brincadeiras fazem parte da rotina das crianças. Por que não usar os jogos como reforço na hora de aprender Português, Matemática e Ciências? Em Vitória, na rede municipal de ensino, essa ferramenta já faz parte do planejamento escolar e vem colaborando para o desenvolvimento da aprendizagem dos alunos.

“Os jogos didáticos são ferramentas importantes em nossa rede de ensino, pois acreditamos que aprender brincando torna o ensino mais atraente e interessante para os alunos. Eles aprendem brincando e alcançam o desenvolvimento necessário em todos os aspectos, seja motor, social, cognitivo ou afetivo”, justificou a secretária de Educação, Adriana Sperandio.

De acordo com a secretária, o uso de jogos didáticos na rede de ensino de Vitória tem como objetivo trazer uma perspectiva lúdica para o aluno e fortalecer o diálogo escolar. “Sabemos que através das brincadeiras as crianças aprendem fundamentos importantes para a formação como indivíduos, e até mesmo como se comportar no ambiente familiar.”

Outra novidade desenvolvida em algumas escolas da rede municipal de Vitória são as salas de aula ambiente. Elas são montadas com recursos didático-pedagógicos para uma disciplina específica.

Nas escolas que se organizam nesse modelo, são os estudantes que mudam de sala conforme a aula, o que fortalece valores como responsabilidade, organização e autonomia.

A Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Irmã Jacinta, na Ilha de Santa Maria, é uma das que já utiliza a sala ambiente para a disciplina de Matemática.

A professora de Matemática Elaine Rampinelli Vanderlei Biancardi contou que o resultado tem sido muito positivo. “A sala ganha a cara da Matemática e é possível dar continuidade, em cada aula, aos trabalhos desenvolvidos. O aluno usa um espaço voltado para a disciplina”, analisou.

Responsabilidade e organização

  • As salas temáticas são ambientadas com recursos didático-pedagógicos necessários ao desenvolvimento curricular das diferentes disciplinas, como História, Geografia, Matemática.
  • Nas escolas que se organizam no modelo de salas-ambiente, são os estudantes que mudam de sala conforme a aula, o que fortalece importantes valores como responsabilidade, organização e autonomia.
  • Os professores perceberam que quando o estudante é orientado na sua interação com os materiais pedagógicos, eles têm mais condições de estabelecer relações entre o conhecimento, sua vida e o mundo.
  • O foco dos trabalhos está na aprendizagem e no enriquecimento das aulas.

Mobiliário novo e brinquedos para alunos do ensino infantil

Jogos nas aulas de Matemática (Foto: PMV)
Jogos nas aulas de Matemática (Foto: PMV)

Novos conjuntos de mesas e cadeiras infantis foram adquiridos este ano pela Prefeitura de Vitória para 38 Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis).

Ao todo são 2 mil cadeiras e 500 mesas, em tamanho e dimensões ideais para as crianças. Todas as peças possuem certificação do Inmetro.

Também foram comprados novos brinquedos e materiais pedagógicos para todos os Cmeis de Vitória, como “casinhas” adaptadas para acessibilidade.


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