Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Coluna do Estadão

Coluna do Estadão

Colunista

Estado de São Paulo

“Isolamento social” deve ficar de fora de reunião

| 21/05/2020, 07:05 07:05 h | Atualizado em 21/05/2020, 07:15

O Planalto quer aproveitar a primeira reunião do Presidente com todos os governadores desde o início da pandemia para melhorar o diálogo institucional. A expectativa é de que a conversa ocorra sem as hostilidades que pautaram as relações federativas nos últimos meses.

Apesar de os governadores temerem que Jair Bolsonaro utilize o projeto de ajuda aos estados, tema da reunião desta manhã, como forma de pressioná-los a flexibilizar o isolamento, assessores palacianos garantem que polêmicas do combate ao coronavírus não serão abordadas.

Expectativa. Ao menos, é essa a intenção dos bombeiros, que nem sempre conseguem segurar o temperamento de Bolsonaro.

Realidade. Para um interlocutor, Bolsonaro quer mesmo é “a foto”: reunião tranquila com governadores.

Palavra dada. O Presidente vai comunicá-los do veto ao reajuste de servidores, a pedido de Paulo Guedes. Ele também estará na reunião.

Taokey? “Espero que Bolsonaro esteja em um dia de ponderação, não insista em polêmicas inúteis. Abertura da economia depende de cada estado e já está ocorrendo”, disse Flávio Dino (PCdoB-MA) à coluna.

Segue... Mesmo na pandemia, o DNIT, vinculado ao Ministério da Infraestrutura, conseguiu manter o ritmo dos trabalhos no País - só uma obra no Piauí foi interrompida, a pedido do prefeito da cidade.

...o jogo. De janeiro a abril, o órgão executou R$ 2 bilhões em obras - cerca de R$ 300 mil a mais que no mesmo período de 2019. O departamento era um dos sonhos de consumo do Centrão, mas Tarcísio de Freitas conseguiu “blindá-lo”.

CLICK. O programa Cidade Solidária, em São Paulo, distribuiu nesta semana 5 mil cestas básicas, 500 sacos de ração para animais e 7,5 mil refeições na capital.

Quem? O ex-galã de Malhação Mario Frias foi levado ao governo com o apoio de membros do Aliança pelo Brasil. O grupo quer, inclusive, emplacar também nomes que possam ajudá-lo a conduzir uma “política cultural conservadora”.

Só dele. A escolha da Secretaria de Cultura passa diretamente pela mão do Presidente e Frias já é tido como sucessor de Regina Duarte no Planalto. O ator conta ainda com apoio dos filhos de Bolsonaro.

Vida… Mesmo habituado a grandes repercussões nas redes sociais, o apresentador de TV (também já tido como presidenciável) Luciano Huck ficou impressionado com o alcance de um vídeo no seu Instagram sobre a exploração sexual de crianças e adolescentes.

... real. Trata-se de trecho do filme Um crime entre nós, fruto de uma parceria com o Instituto Liberta e a Maria Farinha Filmes. Em um dia, atingiu 14 milhões de visualizações. Quando um post dele vai bem, costuma atingir 2 milhões.

Atentos. “A pandemia está mostrando que a sociedade está mesmo a fim de descortinar temas que até hoje pareciam invisíveis e intransponíveis”, afirmou o apresentador.

Luz no fim... Uma pesquisa do site de viagens Melhores Destinos, com 5 mil leitores, identificou que 65,3% deles estão dispostos a voltar a viajar ainda neste ano, a partir de julho ou agosto.

...do túnel. Mas a maioria prefere viajar nacionalmente, deixando para 2021 viagens internacionais.

Pronto, falei!

Reação à fala de Jair Bolsonaro sobre cloroquina e tubaína

"Quem é responsável escolhe a ciência para enfrentar uma das mais graves pandemias"

Arnaldo Jardim, deputado federal (Cidadania-SP)
 

SUGERIMOS PARA VOCÊ: