Professor investiga desaparecimento de planetas
Escute essa reportagem
Em sistemas planetários formados por estrelas semelhantes ao Sol, alguns planetas podem ter sido "devorados" pela estrela hospedeira.
Uma equipe internacional de astrônomos que tem entre seus integrantes o cientista da Universidade de São Paulo Jorge Meléndez, do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas, que estudou a composição química de estrelas de tipo solar em mais de cem sistemas, a fim de identificar assinaturas de planetas eventualmente "engolidos".

O estudo foi publicado nesta terça-feira (31) na revista Nature Astronomy. "Em um sistema binário, as duas estrelas são formadas a partir do mesmo material e, portanto, deveriam ser quimicamente idênticas. No entanto, quando um planeta cai em uma estrela, ele é dissolvido", diz Meléndez.
O estudo baseou-se em observações de 62 estrelas. Os dados levantados foram complementados com resultados anteriores, já consignados na literatura especializada.
"Os resultados mostraram que pelo menos um quarto das estrelas de tipo solar 'devoram' seus próprios planetas", afirma o professor Meléndez.
Para os pesquisadores, a busca por planetas semelhantes à Terra é como procurar uma 'agulha no palheiro'.
Comentários