X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Internacional

Nasa acusa a China de roubar projetos espaciais

Administrador da Nasa, Bill Nelson acusou chineses de “roubo” de projetos dos setores público e privado dos Estados Unidos


Imagem ilustrativa da imagem Nasa acusa a China de roubar projetos espaciais
Bill Nelson disse em audiência no Congresso americano que é “preciso levar a segurança cibernética a sério” |  Foto: Tati Beling/ALES — 01/09/2019

Durante uma audiência de orçamento do Congresso norte-americano, o administrador da Nasa, Bill Nelson, acusou a China de “roubar” projetos espaciais dos setores público e privado dos Estados Unidos.

Robert Aderholt, deputado do Alabama e membro do Comitê de Apropriações da Câmara, perguntou a Nelson o que a Nasa está fazendo para “garantir a pesquisa e o desenvolvimento americanos” diante das “semelhanças chocantes” entre os projetos de veículos espaciais da China e dos EUA.  

Segundo uma postagem feita no Twitter pela jornalista Marcia Smith, do Space Policy Online, Nelson teria respondido: “Acho que estamos em uma corrida espacial com a China. Eles fizeram coisas impressionantes. Rover em Marte, estação espacial. Sim, |eles são bons em roubar. Precisamos levar a segurança cibernética muito a sério no governo e no setor privado”.

Além da resposta irônica, o chefe da Nasa disse que o deputado falou muito mais “delicadamente” e “eloquentemente” do que ele mesmo poderia diante da situação.

Nelson acrescentou que, durante seu tempo no Senado, ele estava “gritando esta mensagem aos ventos não só no que diz respeito ao governo, mas também ao setor privado”, e que este último “está finalmente captando a mensagem”.

Outro assunto abordado na audiência foi a missão Artemis I, que está com seu lançamento atrasado em razão dos problemas técnicos envolvendo o ensaio molhado do megafoguete lunar Space Launch System (SLS).

Nelson reafirmou que a missão inaugural do Programa Artemis será lançada em agosto, embora, oficialmente, essa previsão seja apenas uma estimativa, dado que não se pode ter certeza de que a próxima tentativa de abastecimento será bem sucedida.

Sem caminhada espacial

Em uma atividade extraveicular na Estação Espacial Internacional (ISS), o astronauta da Agência Espacial Europeia (ESA) Matthias Maurer foi surpreendido por um vazamento de água no capacete. 

Para investigar as causas do incidente, a Nasa anunciou que todas as caminhadas espaciais que não forem urgentes estão suspensas.

Durante uma coletiva de imprensa concedida nesta semana, a Nasa informou que vai realizar uma inspeção minuciosa nos trajes espaciais da Unidade de Mobilidade Extraveicular (UEM), que são as roupas e acessórios usados durante as funções executadas do lado de fora da ISS. O capacete usado por Maurer só retorna à Terra em julho, sendo assim, caminhadas espaciais  levarão vários meses para serem retomadas.

Maurer relatou cerca de 20 a 25 centímetros de água em uma camada muito fina do capacete, cobrindo a superfície interna do acessório. “O traje às vezes gera um pouco de água, mas isso foi um pouco além do que nossa experiência normal enfrenta”, disse Dana Weigel, vice-gerente do programa da ISS no Centro Espacial Johnson, da Nasa. 

Segundo ela, a agência espacial vai analisar amostras de água e filtros do traje espacial como parte da investigação em curso. “Estamos procurando sinais óbvios de contaminação, ou outra coisa”.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: