Mais de 600 brasileiros são deportados do Reino Unido em voos secretos, diz jornal
Do total de pessoas, 109 eram crianças
Escute essa reportagem
Mais de 600 brasileiros foram deportados do Reino Unido em três voos secretos do governo, entre agosto e setembro deste ano. Do total, 109 eram crianças.
Isso é o que foi informado pelo jornal britânico "The Guardian". A reportagem afirmou que as deportações de brasileiros foram classificadas pelo governo como voluntárias e incluíram pessoas que ultrapassaram o prazo de permanência de seus vistos.
Na matéria, o governo britânico se pronunciou, explicando que estão sendo intensificadas ainda mais as medidas contra a migração de forma ilegal.
Ao g1, o Itamaraty ressaltou que não foram deportações. "Importante esclarecer que não se trata de deportação, e sim de decisão voluntária dos participantes de aderir à iniciativa britânica", afirmou em nota.
Segundo o que foi apurado pelo portal de notícias brasileiro, o governo oferece incentivos de até 3.000 libras, o que equivale a cerca de R$ 22 mil, para pessoas que aceitam ser "deportadas voluntariamente" do Reino Unido.
Os voos
O retorno apontado pelo "The Guardian" se deu nas seguintes ocasiões: em 9 de agosto, 205 pessoas foram deportadas, entre elas 43 crianças; em 23 de agosto, 206 foram deportadas, incluindo 30 crianças; e em 27 de setembro, foram 218 deportados, 36 deles crianças.
Não foi informado para qual cidade brasileira esses voos foram destinados.
Comentários