X

Olá, faça o seu cadastro para ter acesso a este conteúdo

*Você não será cobrado

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Jogo é banido em país após retaliação a aplicativo chineses

Índia proibiu a comercialização de cerca de 54 aplicativos, no páis

Redação Tribuna Online, com informações do G1 | 14/02/2022 15:58 h

Jogo é banido em país após retaliação a aplicativo chineses
Jogo é banido em país após retaliação a aplicativo chineses |  Foto: Divulgação/ Garena
  

A Índia baniu o popular  jogo mobile da Garena, Free Fire. O país proibiu cerca de 54 aplicativos de origem ou ligação chinesa. Além do Free Fire, nenhum deles poderão mais ser vendidos ou comercializados em todo território indiano. 

Banimentos do governo indiano a aplicativos de origem chinesa acontecem desde 2020. os dois países vivem tensão em meio a confrontos na fronteira do Himalaia.

Segundo informações do G1, a recomendação foi feita pelo Ministério do Interior da Índia e Trata-se de uma nova retaliação à China que começou em 2020 com banimentos ao Tik Tok e ao PUBG.

Popular jogo mobile da Garena, Free Fire está banido na Índia. O game faz parte de uma lista de 54 aplicativos de origem ou ligação chinesa que não podem ser mais vendidos ou comercializados no país, seguindo recomendação do Ministério do Interior da Índia. Trata-se de uma nova retaliação à China que começou em 2020 com banimentos ao Tik Tok e ao PUBG. 

Para garantir o banimento dos aplicativos no país, o  Ministério do Interior da Índia recomendou seguiu o artigo 69A do Information Technology Act, que lhe dá "poder para interceptar, ou monitorar, ou descriptografar qualquer informação por meio de qualquer recurso computadorizado".

Segundo o site, isso acontece quando o governo vê "necessidade em agir no interesse da soberania ou integridade nacional, defesa ou segurança do estado, relações de amizade com países estrangeiros, manutenção da ordem, ou de impedir o incitamento à prática de qualquer delito cognoscível relacionado ou na investigação de qualquer delito".

O Free Fire foi criado pela 111dots Studios, pequena desenvolvedora do Vietnã, e adquirido durante a versão beta pela Garena. A empresa tem sede em Cingapura, mas é um braço de entretenimento digital da Sea Limited, uma subsidiária da chinesa Tencent, um colosso dos games a nível mundial. 

Por nota, a Garena se limitou a reconhecer a ausência do Free Free na Google Play Store (Android) e na App Store (iOS), sem citar o banimento.

“Estamos cientes de que Free Fire no momento está indisponível nas lojas Google Play e iOS na Índia e de que o jogo no momento não está operante para alguns usuários no país. Estamos trabalhando para resolver essa situação e pedimos desculpas aos nossos usuários por qualquer inconveniência”, informaram.

Quer receber as últimas notícias do Tribuna online? Entre agora em um de nossos grupos de Whatsapp

Quer receber as últimas notícias do Tribuna online? Entre agora em nosso grupo do Telegram

MATÉRIAS RELACIONADAS