search
Cookies não suportados!

Você está utilizando um navegador muito antigo ou suas configurações não permitem cookies de terceiros.


Assine agora e tenha acesso ao conteúdo exclusivo do Tribuna Online!

esqueceu a senha? Assinar agora
Cookies não suportados!

Você está utilizando um navegador muito antigo ou suas configurações não permitem cookies de terceiros.

INSTITUTO PONTE - PROJETO “A TRIBUNA NA SALA DE AULA”
A TRIBUNA NA ESCOLA

INSTITUTO PONTE - PROJETO “A TRIBUNA NA SALA DE AULA”

Ampliar o conhecimento de mundo dos alunos faz parte do propósito e das ações diárias do Instituto Ponte, e o Programa A Tribuna na Escola tem colaborado com esse intento desde 2017. Desta forma, em 2019, durante as aulas de Leitura Viva e baseados no jornal A Tribuna, o estudo do gênero jornalístico colocou os alunos em contato com a diversidade de assuntos que o portador textual traz. Ter a possibilidade de conhecer cada caderno, imaginar seu leitor potencial, a intenção da matéria e a função social do jornal, todas foram questões debatidas, estudadas e vivenciadas pelos alunos da turma PIG.

O disparador do trabalho em sala de aula foi o fato de os alunos chegarem ao Instituto ponte sempre às 7h da manhã e, antes da aula, que começa às 07h30, pegarem o jornal físico e distribuírem nas salas do Instituto. Nesse movimento, enquanto esperam o professor, folheiam os cadernos e conversam com os amigos sobre os assuntos.

O mediador do trabalho, professor Kaique Bragança, atento a esse movimento, começou a perceber o interesse de determinados alunos por assuntos e cadernos específicos. Foi feita então a proposta de leitura, estudo e reprodução dos gêneros, como se fossem jornalistas ou redatores. Os estudantes surpreenderam com o vocabulário, escolheram assuntos de seu interesse e montaram um jornal com diversos cadernos, como é de fato um jornal de veiculação diária.

Kaique propôs momentos em grupos e individuais, de forma a convocar cada aluno para além da leitura, escrevendo e projetando-se nesse universo como cidadão, que não só produz história, mas também interage com ela, tornando-se ora leitor, ora repórter, ora protagonista, ora interlocutor. Assim, experimentar diversos papéis, exercendo sua cidadania por meio de sua opinião, seu contraponto, sua crença de mundo e sua realidade foram objetivos propostos por meio das ações do Programa.

Os primeiros exercícios foram os de exploração do jornal, aprendendo sobre os diversos gêneros presentes e as características de cada um. Em seguida, cada aluno foi convidado a se projetar no futuro, individualmente ou em grupo, imaginando-se personagens das manchetes do jornal com a apresentação de sonhos e desejos vivos no presente. Habilidades como criatividade, autonomia e curiosidade foram exigidas e desenvolvidas como primordiais no processo. Os alunos utilizaram o laboratório de informática para concretizar textos, designs e layouts. A equipe de comunicação do Instituto Ponte trabalhou em parceria, enriquecendo o produto e compartilhando conhecimentos.

Nesse contexto, apresentar parte do conhecimento adquirido por meio do jornal fictício “A Tribuna na Sala de Aula” (nome adaptado) é motivo de alegria para todos, pois aprender na prática como é a redação de um jornal, a logística de produção e a responsabilidade de ser o portador das notícias que movem o mundo são questões desafiadoras e de grande riqueza que motivaram alunos e professor, com auxílio da equipe pedagógica e equipe de comunicação, a produzirem o próprio jornal.

O trabalho foi realizado com envolvimento de todos: 24 alunos do Instituto Ponte, professor, equipe pedagógica e equipe de comunicação. Cada um trazendo sua contribuição e seu olhar, buscando despertar nos alunos o desejo pela leitura e pela escrita como condição de cidadania, envolvendo assim o contexto escolar e jornalístico a fim de ampliar a criticidade dos educandos. A ida a A Tribuna no dia 07/11, na concepção deles, fechou com “chave de ouro” o trabalho que fizeram com interesse e dedicação.

Confiram este trabalho no link abaixo:

clique aqui

Coordenadora Pedagógica – Leia Braga.


Olá, !

Esse é o seu primeiro acesso por aqui, então recomendamos que você altere o seu nome de usuário e senha, para sua maior segurança.



Manter dados