Inimigos da boa saúde

Eliminar a gordura da alimentação, comer alimentos crus, consumir produtos diet… isso é realmente o certo a fazer quando se busca uma melhor qualidade de vida? Nossa saúde é o nosso bem mais precioso. Como diz aquela famosa frase: “Saúde é o que interessa – o resto não tem pressa!”. Conheça alguns inimigos da boa forma e fuja deles!

1. A falta de tempo

Para os mais ativos, o momento das refeições geralmente é sinônimo de correr contra o relógio. Os sanduíches e fast foods, normalmente são a solução mais fácil. Portanto, não são seus aliados para manter a boa saúde. Comer rápido causa a má digestão e favorece o armazenamento de gordura.

Dica da nutri: Mastigue lentamente e escolha sanduíches ricos em saladas e proteínas. O sanduíche de manteiga e presunto é o seu pior inimigo. Evite-o sempre que puder!

2. O estresse cotidiano

Em momentos de estresse, a maior parte das mulheres se joga na prateleira de doces ou na geladeira. E, com certeza, não é para beliscar amêndoas ou cenouras.

Dica da nutri: Para evitar o estresse, pratique esportes, experimente exercícios de relaxamento, em casa ou em grupo.

Leia um bom livro, escute uma boa música, quebre a rotina. Talvez, uma aula de yoga ou uma sessão no psicólogo possam ser bons aliados.

3. O prato bem servido
No restaurante ou em casa, as quantidades servidas tendem a ser grandes demais.

Dica da nutri: Cozinhe somente a quantidade necessária. No restaurante, peça que lhe sirvam o acompanhamento a parte. E a regra de ouro: não repita.

4.Tomar refrigerante
Os refrigerantes são um concentrado de sal e aditivos. Eles provocam o desgaste ósseo, favorecendo as cáries e aumentando o risco de câncer de esôfago.

Dica da nutri: Dê preferência aos sucos naturais ou à velha amiga água, com gotas de limão e rodelas de gengibre, além de hidratar, você trabalha a termogênese e a desintoxicação.

5. A falta de sono
Não dormir o suficiente afeta a grelina, hormônio responsável pela saciedade, pelo metabolismo e pelo controle de gordura corporal.

Dica da nutri: Deite-se em horários regulares. Tente dormir oito horas por noite. Se for dormir tarde, recupere o tempo de sono na noite seguinte.

6. Desidratação
A hidratação é importante pelo simples fato de que pessoas desidratadas ficam mais cansadas, desanimadas e cheias de toxinas. Além do que, um corpo desidratado envelhece mais rápido, a pele/unhas e cabelos não ficam tão bonitos e o intestino e rins podem não funcionar corretamente.
Todos esses fatores juntos são bombas perigosas para sua saúde.

Dica da nutri: Beba de dois a três litros de água por dia, e lembre-se, nada substitui a água.

7. Consumo de sal, açúcar e farinha branca
Estes itens são MEGA prejudiciais à nossa saúde e à boa forma. É claro que você pode consumí-los em algum momento de diversão e em um ou outro evento social, porém, deixar que eles façam parte da sua rotina de alimentação, pior ainda, em excesso, é ingerir pequenas doses de veneno dia após dia.

Dica da nutri: Procure aprender novas receitas, tire um tempo para cozinhar, você conhecerá novos sabores, além de trabalhar o relaxamento.


últimas dessa coluna


Em forma no vestido

Aqui no nosso espaço sempre conversamos sobre crianças, idosos, gestantes, homens mas... elas não podem ficar de fora... Isso mesmo! Final de ano chegando e muitas noivinhas correndo atrás dos …


Frutas secas

Manter uma alimentação saudável e com poucas calorias nem sempre é fácil. É preciso planejar as refeições, principalmente os lanches para manter o foco sempre. Mas se você é daqueles que não têm …


Terrorismo nutricional

A prática de uma alimentação saudável se tornou algo estressante para você? Ah! Não sabe dizer? Então, vamos lá... Você já foi a um almoço de família e levou a própria comida? Já deixou de sair com …


Novembro Azul

Às vezes pode parecer que bato na mesma tecla quando falo da importância dos alimentos em diversas situações. Mas a verdade é que com a escolha certa aumentamos as defesas do nosso organismo, que nos …


A íntima relação entre comida e humor

Quando estamos cansados, queremos comer. Quando estamos tristes, queremos comer. Quando estamos felizes, queremos comer. Só não desejamos comer quando estamos doentes, fazendo ginástica ou dormindo, …


É batata, é doce, mas emagrece

E no mês de outubro iniciamos a safra da batata-doce. Vocês já devem ter ouvido falar que ela é a queridinha das dietas dos atletas, principalmente dos fisiculturistas, certo? Mas, muitos não sabem é …


Prevenção à osteoporose

O Dia Mundial de Prevenção à Osteoporose, que atinge principalmente mulheres após a menopausa e idosos de ambos os sexos, é celebrado amanhã. A osteoporose é uma doença crônica, multifatorial e …


Cuidado com o excesso de sal!

O sal de mesa é também conhecido como cloreto de sódio, e o problema está no sódio e não no cloreto e devemos observar que ele está presente também em vários produtos industrializados que consumimos …


Beber durante a refeição faz mal?

É muito comum beber algo durante as refeições. Muitos tomam refrigerantes, enquanto outros preferem opções mais naturais, como chás, sucos e água. Mas será que tomar líquidos durante as refeições faz …


O álcool está engordando você?

Você não dispensa aquele chope gelado no fim de semana ou um drinque com os amigos no happy hour? Há muitos fatores que afetam a perda de peso, tornando o processo mais complicado do que pode …