Inimigos da boa saúde

Eliminar a gordura da alimentação, comer alimentos crus, consumir produtos diet… isso é realmente o certo a fazer quando se busca uma melhor qualidade de vida? Nossa saúde é o nosso bem mais precioso. Como diz aquela famosa frase: “Saúde é o que interessa – o resto não tem pressa!”. Conheça alguns inimigos da boa forma e fuja deles!

1. A falta de tempo

Para os mais ativos, o momento das refeições geralmente é sinônimo de correr contra o relógio. Os sanduíches e fast foods, normalmente são a solução mais fácil. Portanto, não são seus aliados para manter a boa saúde. Comer rápido causa a má digestão e favorece o armazenamento de gordura.

Dica da nutri: Mastigue lentamente e escolha sanduíches ricos em saladas e proteínas. O sanduíche de manteiga e presunto é o seu pior inimigo. Evite-o sempre que puder!

2. O estresse cotidiano

Em momentos de estresse, a maior parte das mulheres se joga na prateleira de doces ou na geladeira. E, com certeza, não é para beliscar amêndoas ou cenouras.

Dica da nutri: Para evitar o estresse, pratique esportes, experimente exercícios de relaxamento, em casa ou em grupo.

Leia um bom livro, escute uma boa música, quebre a rotina. Talvez, uma aula de yoga ou uma sessão no psicólogo possam ser bons aliados.

3. O prato bem servido
No restaurante ou em casa, as quantidades servidas tendem a ser grandes demais.

Dica da nutri: Cozinhe somente a quantidade necessária. No restaurante, peça que lhe sirvam o acompanhamento a parte. E a regra de ouro: não repita.

4.Tomar refrigerante
Os refrigerantes são um concentrado de sal e aditivos. Eles provocam o desgaste ósseo, favorecendo as cáries e aumentando o risco de câncer de esôfago.

Dica da nutri: Dê preferência aos sucos naturais ou à velha amiga água, com gotas de limão e rodelas de gengibre, além de hidratar, você trabalha a termogênese e a desintoxicação.

5. A falta de sono
Não dormir o suficiente afeta a grelina, hormônio responsável pela saciedade, pelo metabolismo e pelo controle de gordura corporal.

Dica da nutri: Deite-se em horários regulares. Tente dormir oito horas por noite. Se for dormir tarde, recupere o tempo de sono na noite seguinte.

6. Desidratação
A hidratação é importante pelo simples fato de que pessoas desidratadas ficam mais cansadas, desanimadas e cheias de toxinas. Além do que, um corpo desidratado envelhece mais rápido, a pele/unhas e cabelos não ficam tão bonitos e o intestino e rins podem não funcionar corretamente.
Todos esses fatores juntos são bombas perigosas para sua saúde.

Dica da nutri: Beba de dois a três litros de água por dia, e lembre-se, nada substitui a água.

7. Consumo de sal, açúcar e farinha branca
Estes itens são MEGA prejudiciais à nossa saúde e à boa forma. É claro que você pode consumí-los em algum momento de diversão e em um ou outro evento social, porém, deixar que eles façam parte da sua rotina de alimentação, pior ainda, em excesso, é ingerir pequenas doses de veneno dia após dia.

Dica da nutri: Procure aprender novas receitas, tire um tempo para cozinhar, você conhecerá novos sabores, além de trabalhar o relaxamento.


últimas dessa coluna


Alface, sim ou não?

Basta pensar em uma salada de folhas ou em um hambúrguer mais leve e caprichado para, logo, inserirmos a alface na lista de ingredientes, não é verdade? Mas, mais do que um ótimo acompanhamento para …


Benefícios das sementes de abóbora

Ao comprar uma abóbora, a maioria das pessoas retira as sementes e joga fora, mantendo apenas o legume, não é verdade? Mas o que você não sabe é que isso é um grande desperdício. As sementes de …


Cuide-se bem, beba água!

Vitorinha 40 graus. Verão chegou... e, com ele, não podemos deixar de falar sobre hidratação! Que a água é essencial para a vida, todo mundo sabe, ainda que, muitas vezes, seja tão negligenciada em …


Jejum intermitente: fazer ou não fazer?

De tempos em tempos, ouvimos falar de alguma dieta que está fazendo sucesso e emagrecendo celebridades no mundo inteiro. Todos querem saber o segredo para perder peso rápido e sem muito esforço, não …


Ano novo, novos hábitos

As festas acabam e um novo ano se inicia. Este começo desperta nas pessoas o desejo de fazer tudo diferente, mas muitas vezes entra ano, sai ano e nada foi feito. Diante disso, o início de 2019 pode …


Réveillon, e agora?

Réveillon, você sabe como é… porções fartas de saborosa comida, somadas a alguns goles a mais, são comuns nesta época do ano, o que acaba afetando o nosso organismo e, no dia seguinte, um mal-estar …


Natal sem culpa

Olá, queridos leitores. Como o Natal se aproxima, eu separei algumas dicas para ajudar vocês que não pretendem perder o foco nesta época tão bonita, ainda mais porque as ceias costumam estar …


Em forma no vestido

Aqui no nosso espaço sempre conversamos sobre crianças, idosos, gestantes, homens mas... elas não podem ficar de fora... Isso mesmo! Final de ano chegando e muitas noivinhas correndo atrás dos …


Frutas secas

Manter uma alimentação saudável e com poucas calorias nem sempre é fácil. É preciso planejar as refeições, principalmente os lanches para manter o foco sempre. Mas se você é daqueles que não têm …


Terrorismo nutricional

A prática de uma alimentação saudável se tornou algo estressante para você? Ah! Não sabe dizer? Então, vamos lá... Você já foi a um almoço de família e levou a própria comida? Já deixou de sair com …