srcset=" https://cdn2.tribunaonline.com.br/img/inline/310000/372x236/Incentivo-para-imoveis-no-Centro-agrada-empresario0031496500202606291030/ScaleUpProportional-1.webp?fallback=%2Fimg%2Finline%2F310000%2FIncentivo-para-imoveis-no-Centro-agrada-empresario0031496500202606291030.jpg%3Fxid%3D1463895&xid=1463895 600w," Centro de Vitória: potencial

A proposta da Prefeitura de Vitória de permitir a venda de potencial construtivo para revitalizar o Centro foi bem recebida pelo setor imobiliário, embora com cautela. O instrumento permite transferir o direito de construir de um imóvel subutilizado para outro.

Para Juarez Gustavo Soares, diretor da Associação Empresas Mercado Imobiliário (Ademi-ES), a medida é positiva por aproveitar a infraestrutura existente. “Temos no Centro uma infraestrutura de transporte, comércio e serviços subutilizada”. Ele ressalta que o foco residencial é crucial: “Levando mais moradores para o Centro, a gente acaba indiretamente ajudando na qualificação do comércio”.

Soares alerta, porém, para o risco de “especulação imobiliária”, defendendo preços alinhados à realidade local.

Leandro Lorenzon, vice-presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon-ES), também vê potencial econômico. “Sempre que há um aumento da possibilidade de construção (...) isso é positivo para a cidade”, afirma. Ambos destacam a necessidade de analisar o decreto final para garantir segurança jurídica.

A medida está sendo elaborada pela Secretaria de Desenvolvimento da Cidade e Habitação (Sedec) e deve ser apresentada ao Conselho Municipal, formado pela prefeitura e por moradores.

Em troca do aumento do potencial construtivo, construtoras ou incorporadoras terão de reformar imóveis antigos.

MATÉRIAS RELACIONADAS: