Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Painel

Painel

Colunista

Folha de São Paulo

Homem ao mar

| 17/01/2020, 08:52 08:52 h | Atualizado em 17/01/2020, 09:05

Como forma de reduzir a crise na Secretaria de Comunicação, auxiliares de Jair Bolsonaro avaliam que Fábio Wajngarten tem que agir de modo mais efetivo e deveria optar por afastar Fábio Liberman, irmão de seu número 2 no governo, da gestão da FW Comunicação.

A leitura é que esse é um dos pontos frágeis da defesa do secretário, que alega não haver conflito de interesses. A primeira resposta às revelações da Folha de SP foi tratada como desabafo, o que não agradou aliados do Presidente.

Anéis e dedos
Mesmo que Wajngarten tente defender seu passado, colegas no governo querem que ele tire da frente crises futuras. A avaliação é de que, se não foi ilegal, é imoral e pegou mal a proximidade do secretário, que administra a verba de publicidade oficial, com a atual gestão de sua empresa, que presta serviços a emissoras e agências.

Munição
A oposição usará o episódio para aumentar a artilharia contra o governo. Ontem, a bancada do PT na Câmara dos Deputados avisou que acionará a comissão de ética e o Ministério Público contra o secretário e seu adjunto, Samy Liberman.

Unidos venceremos?
Sem recursos, o Ministério dos Direitos Humanos, da Damares Alves, decidiu buscar o da Saúde para tentar fazer em conjunto uma campanha para propagar a abstinência sexual como forma de evitar a gravidez precoce.

Unidos venceremos? II
A ação deverá ser capitaneada pela Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (SNDCA) e veiculada no começo de fevereiro. Um dos problemas, porém, é que parte da área técnica do Ministério da Saúde resiste em divulgar o celibato, chamado na pasta de Damares de “iniciação sexual tardia”, como método contraceptivo.

Farda
A contratação de militares da reserva para atuar na força-tarefa para reduzir a fila do INSS, anunciada pelo Ministério da Economia, é alvo de críticas no Tribunal de Contas da União. A avaliação é que seria necessário abrir uma seleção pública para o recrutamento, que poderia convocar até aposentados do INSS.

Na fonte
Antes de desembarcar em Davos, na Suiça, hoje, o ministro Paulo Guedes (Economia) viajou aos Estados Unidos, para uma conferência da Sociedade Mont Pelerin, fundada por papas do liberalismo econômico, como Hayek e Mises.

Dar as mãos?
Líderes de centrais sindicais reclamam que desde que saiu da prisão, em novembro do ano passado, o ex-presidente Lula ainda não se reuniu com as entidades. Naquela época, sindicalistas pediram um encontro ao petista, o que ainda não ocorreu.

Dar as mãos? II
Coordenador da Força Sindical, João Carlos Gonçalves, o Juruna, diz que Lula só mantém diálogo com a CUT e peca ao não se aproximar dos demais movimentos. “É necessária uma construção mais ampla para derrotarmos o bolsonarismo”.

De longe
Outros sindicalistas, porém, avaliam que a proximidade com Lula pode azedar de vez a relação com o governo, além de afugentar filiados que se tornaram críticos do PT.

Ano novo...
O comitê Lula Livre, composto por representantes de diferentes grupos de defesa do ex-presidente, como CUT, PT e movimentos sociais, fará uma reunião amanhã, em São Paulo.

...Vida nova
A ideia é discutir os próximos passos da campanha que, com o petista fora da prisão, deve se tornar “Lula inocente”, ou seja, passará a defender Lula das condenações que ele recebeu na Justiça.

Fogo...
Ao se reunir com Jilmar Tatto e Márcio Toledo, marido de Marta Suplicy, Fernando Haddad falhou na missão dada por Lula de apaziguar a disputa de petistas pela candidatura à Prefeitura de São Paulo.

...Na fervura
Petistas ligados ao deputado federal Carlos Zarattini (PT-SP), que quer disputar as prévias contra Tatto, irritaram-se e dizem que o vereador “está cantando vitória antes da hora” com apoio do ex-prefeito da cidade.

Vai ou racha
O racha nasceu com divergências na distribuição de funções do partido na Câmara Municipal. Se não houver composição, dizem, o candidato petista não deve contar com a ajuda da ala derrotada na eleição.

Tiroteio
“Quando o servidor público sabe de um crime e não age, ele prevarica, e é isso que Jair Bolsonaro está fazendo”.

De Paulo Pimenta, líder do PT na Câmara, sobre a reação de Bolsonaro à relação de Fábio Wajngarten com agências contratadas pelo governo.

SUGERIMOS PARA VOCÊ: