Entretenimento

Entretenimento

História e religião são destaques em exposição gratuita


Artistas: Hiago Silva e Hipólito Alves (Foto: Divulgação)
Artistas: Hiago Silva e Hipólito Alves (Foto: Divulgação)
Reflexão, cultura, religião e história são traduzidos por meio de esculturas dos cariaciquenses Hipólito Alves e Hiago Silva, na Exposição “Pai e Filho”, no Shopping Moxuara. Estilo sacro, pop e barroco são traduzidos em esculturas confeccionadas com materiais que vêm do lixo. O Espaço Moxuara Interativo pode ser acessado gratuitamente todos os dias, das 16  às 20 horas. 

Performances com criações ao vivo também são atrações especiais e os resultados têm surpreendido a quem passa no local. 

Figuras icônicas do Espírito Santo, como Judith Leão Castelo, a primeira mulher no Brasil a integrar um pleito eleitoral, são destaques. Além de muitos trabalhos no Estado, Judith fundou a Academia Espírito-Santense de Letras e, em 1947, foi deputada na Assembleia Legislativa. Um busto dela foi feito especialmente para a mostra.

Exposição “Pai e Filho” (Foto: Divulgação)
Exposição “Pai e Filho” (Foto: Divulgação)
Entre as esculturas estão, ainda, as segundas peças de obras espalhadas pelo Estado e que também estão em altares de igrejas. Os artistas também levaram suas versões de fragmentos sagrados, como parte do Cristo, que está no centro de treinamento de Ponta Formosa, na Praia do Canto, em Vitória.

Outras importantes obras como a de Nossa Senhora da Conceição que tem sua primeira peça no Pátio da Igreja de Viana e a do padroeiro da cidade de Iriri, São Francisco Xavier, estão em cena. Ocupando destaque central, está a padroeira das terras capixabas, Nossa Senhora da Penha.

Arte sem fronteiras para todos

Exposição Pai e Filho (Foto: Divulgação)
Exposição Pai e Filho (Foto: Divulgação)
De acordo com Alves, o principal objetivo da ação é aproximar a arte e a história capixaba da população e torná-las totalmente acessíveis. “O conceito da Exposição Pai e Filho é de quebrar as fronteiras. Queremos mostrar que não é preciso ir longe para apreciar cultura. Tenho falado que esse se tornou um lugar para vender ideias e sonhos e também de ensinar à população ainda mais sobre a nossa cultura. O mais incrível é que temos pessoas das mais diversas religiões, credos e estilos que param, olham e se dizem inspiradas e com a emoção à flor da pele com o que veem. E essa é uma meta alcançada para nós”, pontua o artista.

Esculturas feitas com o que vem do lixo

Os materiais utilizados para a produção são totalmente sustentáveis e vêm, literalmente, do lixo. “Tudo é feito com uma verdadeira liga, que mistura pó de minério, calcita e a resina que vem do petróleo. São três itens que deixam de poluir o meio ambiente e se transformam em pura cultura”, disse Alves.

Serviço

O quê: "Exposição Pai e Filho"
Onde: Espaço Moxuara Interativo - Avenida Mario Gurgel, 5353 - São Francisco, Cariacica - ES
Período: sem previsão de término
Horário: Todos os dias, das 16h às 20h
Artistas: Hiago Silva e Hipólito Alves
Entrada gratuita
Mais informações: (27) 3422-2600.