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Hambúrguer é delícia!
Nutridicas

Hambúrguer é delícia!

Gabriela Rebello (Foto: A Tribuna)
Gabriela Rebello (Foto: A Tribuna)
Um hambúrguer com fritas representa a refeição mais proibitiva já criada pela humanidade. Afinal de contas o hambúrguer figura há tempos no topo da lista dos vilões da dieta equilibrada. Mas, aposto que só de pensar já bateu aquela vontadezinha não é verdade? Ah! Mas você não quer enfiar o pé na jaca? Quando pensamos nesta delícia, logo vem à mente aquela bomba calórica.

No entanto, a notícia boa é que os hambúrgueres caseiros, se preparados da forma correta, são uma excelente fonte de proteína podendo ser consumidos até mesmo antes ou depois da atividade física.

Mas se a sua dúvida é se de fato é possível criar um hambúrguer saboroso e nutritivo, lhes garanto que comer bem e de maneira funcional não é tão complicado assim, e pode ser mais fácil do que se imagina. Se liga nas dicas da nutri.

Tudo começa com a seleção de ingredientes. A carne deve ser de primeira qualidade, opte pelos cortes mais magros como patinho, músculo e coxão mole. Se preferir pode escolher o frango ou peixe.

Tempere a sua carne com temperos frescos e naturais. Maneire no sal. Passe longe dos temperos prontos.

Na hora de escolher o pão opte pelo integral.

E muita atenção aos complementos. Mande para longe o refrigerante, opte ou por suco natural ou chá gelado. Não se esqueça de adicionar bastante salada, como alface, tomate, cenoura e beterraba.

Compartilho com vocês a minha receita de hambúrguer caseiro preferida, que não pesa na consciência e, de quebra, é repleta de nutrientes altamente desejáveis em qualquer dieta saudável.

Ingredientes
Patinho moído 500g
1 xícara de quinoa vermelha
2,5 xícaras de água
1/2 cebola picada
1/2 cenoura picada em pequenos cubinho
1 ovo
Algumas folhas de manjericão

Preparo
Refogue a cebola em uma panela e adicione a quinoa. Misture e adicione a água e a cenoura. Quando a água estiver quase secando, coloque as folhas de manjericão. Quando a quinoa estiver pronta, retire do fogo e espere esfriar. Com ela fria, adicione o ovo, a carne moída e misture bem. Com a própria mão faça bifinhos do tamanho que desejar. Você pode selar em frigideira ante aderente ou até mesmo fazer assado.

Para montar o sanduíche
Passe o cream cheese em uma das partes do pão e coloque a alface, o tomate e o hambúrguer. Feche o sanduíche e sirva em seguida.

Fique ligado

  • Os hambúrgueres podem ser congelados por até três meses. Armazene em porções individuais e descongele.
  • Calorias por hambúrguer: 160 kcal (o sanduíche completo tem 342 calorias).
  • Ou seja, se é possível comer hambúrguer sem culpa? Claro! E tenho que confessar que com uma roda de amigas e um bom bate-papo é melhor ainda.

Dica da Nutri para os veganos
Até para quem não consome carne, o hambúrguer se tornou uma deliciosa opção alimentar. Dê preferência às alternativas naturais como os sanduíches feitos à base de grão-de-bico, lentilha e até mesmo a proteína texturizada de soja.

Encontro vocês na próxima semana.

Gabriela Rebello é nutricionista


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