X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Coronavírus

Há mais de 70 anos no Estado, italiana escreve mensagem de esperança


Imagem ilustrativa da imagem Há mais de 70 anos no Estado, italiana escreve mensagem de esperança
A tradutora Nerina Bortoluzzi Herzog, 84 anos |  Foto: Acervo pessoal

“Nasci e cresci na Itália durante a guerra e no tempo que me resta estou vivendo outra guerra”, escreveu a tradutora Nerina Bortoluzzi Herzog, 84 anos, em mensagem para amigos, familiares e clientes que já circula nas redes sociais.

Elas nasceu na Itália, mas vive no Espírito Santo há quase 71 anos. Em casa, em Vila Velha, com a filha, o neto e dois “cãopanheiros”, como ela mesma definiu, Nerina conseguiu tocar as pessoas ao escrever sobre a pandemia de coronavírus.

“Gosto de escrever e achei oportuno, neste momento, passar uma mensagem de esperança. Teve repercussão na comunidade ítalo-brasileira, na Itália com parentes e amigos. E amigos em outros países também!”, afirmou, em entrevista para o Tribuna Online.

Na mensagem, a tradutora relata que “enquanto a guerra que vivi, a Segunda Guerra Mundial, eram presentes armas, batalhões de soldados, bombardeios, destruição e mortes nos campos de concentração onde perdi vários familiares, neste momento, vivemos outro tipo de guerra que espalha medo e pânico e onde nada é visível. Minha experiência e dever de mãe, avó e mulher que viveu todas estas tragédias, que sobreviveu a três tipos de câncer é dizer que é necessário e precisamos ser fortes, obedientes, disciplinados, corajosos e ter fé, uma fé inabalável em Deus”.

Nerina ainda deu uma dica para os idosos, que estão no grupo de risco da doença: “Precisamos nos manter ocupados, principalmente os mais idosos. Ocupar o nosso tempo com coisas que nos ajudem a ficar mais calmos e serenos, para assim demonstrarmos nossa experiência e sabedoria. Desta forma ajudaremos aos mais jovens dando-lhes exemplo e equilíbrio para que possam viver e trabalhar”.

Em entrevista, a tradutora confirmou que segue o próprio conselho e que pinta, borda, canta e escreve. Tem até biografia publicada!

“Devido aos problemas de saúde que já tive, sou muito caseira e, por isto, estar em casa para mim não é nenhum sacrifício! A fé e a força interior fazem parte da minha vida e me conduziram até aqui”, disse.

Ela contou ainda que tem muitos parentes e clientes na Itália, e que conversa com todos quase diariamente. “Graças a Deus estão todos bem”, afirmou.

Para finalizar e mensagem de esperança, Nerina destaca que “com carinho, desejo a todos que aproveitem este momento para refletir e, em paz, juntos recomeçarmos um novo tempo”.

Confira a mensagem na íntegra:

"Bom dia à minha família, parentes, amigos, clientes.

O mundo inteiro está passando por uma grave epidemia que nos traz medo e muita apreensão não somente pela doença, mas pela insegurança no futuro.

Tudo isto me traz lembranças dos tempos por mim vividos.

Sou uma mulher de 84 anos e no próximo mês vou completar 71 anos no Brasil.

Nasci e cresci na Itália durante a guerra e no tempo que me resta estou vivendo outra guerra.

Enquanto a guerra que vivi, a segunda guerra mundial, eram presentes armas, batalhões de soldados, bombardeios, destruição e mortes nos campos de concentração onde perdi vários familiares, neste momento, vivemos outro tipo de guerra que espalha medo e pânico e onde nada é visível.

Minha experiência e dever de mãe, avó e mulher que viveu todas estas tragédias, que sobreviveu a três tipos de câncer é dizer que é necessário e precisamos ser fortes, obedientes, disciplinados, corajosos e ter fé, uma fé inabalável em Deus.

Seja qual for a tua fé, ela é uma arma poderosa que te deixará mais forte para enfrentar este período tão turbulento.

Precisamos nos manter ocupados, principalmente os mais idosos, ocupar o nosso tempo com coisas que nos ajudem a ficar mais calmos e serenos, para assim demonstrarmos nossa experiência e sabedoria. Desta forma ajudaremos aos mais jovens dando-lhes exemplo e equilíbrio para que possam viver e trabalhar.

A vida é longa e durante nossa caminhada encontramos sempre grandes obstáculos, alguns menores e outros que nos parecem intransponíveis, mas com confiança venceremos e alcançaremos nossas metas.

Com carinho, desejo a todos que aproveitem este momento para refletir e em paz, juntos recomeçarmos um novo tempo.

Nerina Bortoluzzi Herzog."
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: