Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Coluna do Estadão

Coluna do Estadão

Colunista

Estado de São Paulo

Guinada de Bolsonaro surpreende médicos

| 03/04/2020, 07:31 07:31 h | Atualizado em 03/04/2020, 07:35

Médicos e pesquisadores que estiveram quarta-feira (1º) com Jair Bolsonaro se surpreenderam com o vídeo postado por ele contra o isolamento social e a quarentena na manhã seguinte ao encontro. A um presidente atento e “atencioso”, o grupo defendeu as medidas restritivas de convívio como única resposta possível à Covid-19 neste momento.

Os especialistas em cloroquina alertaram diretamente Bolsonaro: os estudos brasileiros sobre o medicamento ainda devem demorar mais dois meses, no mínimo. O Presidente tomou notas e falou pouco.

Doctor Jack. A conversa foi técnica e rápida. Bolsonaro quis saber como é cuidar de pacientes com a Covid-19. As respostas foram diretas: casos graves em UTI são muito difíceis de tratar. As unidades de São Paulo, disse o grupo ao Presidente, já estão cheias.

Mister Hyde. No dia seguinte, Bolsonaro disse desconhecer “qualquer hospital que esteja lotado” e repetiu posição contrária ao confinamento e de ataque aos governadores.

Contraponto. Presente ao encontro, Osmar Terra (MDB-RS) fez um ou outro comentário na contramão dos médicos e dos pesquisadores de que no Brasil o vírus poderia ter outro comportamento. Eles retrucaram: não há indícios científicos nesse sentido. PS: Henrique Mandetta não participou da reunião.

Entra... Depois do vai e vem sobre quem presidirá o comitê a ser criado pela PEC do Orçamento de Guerra, se Bolsonaro ou Henrique Mandetta, ficou acertado, ao menos por enquanto, que será o presidente. O ministro da Saúde pode até ficar fora do colegiado.

CLICK. O deputado Daniel Trzeciak (PSDB-RS) defendeu em suas redes a doação de sangue para ajudar no combate ao coronavírus. “Sangue salva vidas”, escreveu.

...e sai. Isso porque, a pedido do governo, saiu do texto a determinação sobre a necessidade de uma nomeação específica. A redação vai citar apenas “ministros de Estado” indicados pelo Presidente. O motivo: ter flexibilidade nas nomeações, de acordo com a demanda do momento.

Deixa quieto. O governo cogitou enxertar na PEC pedido para proibir reajuste de agentes públicos durante dois anos, mas achou melhor não entrar em bola dividida. A Economia tem pressa na aprovação.

Tive uma ideia. No Bandeirantes, é atribuída ao publicitário Daniel Braga a estratégia que levou João Doria a acenar para o ex-presidente Lula no Twitter.

Ação I. Os quatro deputados estaduais do Novo devolverão aos cofres públicos do estado de São Paulo as economias de seus mandatos no primeiro trimestre deste ano. A intenção é que essa verba seja utilizada contra a Covid-19.

Ação II. Em 2019, a economia do Novo foi de R$ 7,6 milhões com verba de gabinete e com pessoal.

Em... Como prova de que os paulistas levaram a sério o início da campanha pelo isolamento do governo do Estado, houve redução acentuada do movimento nas travessias litorâneas.

...casa. Segundo a Secretaria de Logística e Transportes, os dados da travessia Santos-Guarujá, por exemplo, são expressivos: foram 74.504 usuários entre os dias 8 e 14 de março e 30.392 entre 22 e 28.

Ajuda. Damares Alves vai reverter recursos de sua pasta para comunidades indígenas e quilombolas.

SUGERIMOS PARA VOCÊ: