Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Plenário

Plenário

Colunista

Grande Vitória: 78% da UTI ocupada

| 16/05/2020, 10:23 10:23 h | Atualizado em 16/05/2020, 12:10

A Grande Vitória tem 78,5% dos seus leitos de UTI destinados para pacientes com Covid-19 ocupados. Dos 293 leitos disponíveis em hospitais da região, 230 estão em uso, segundo dados do Painel Covid-19 do governo, registrados nessa sexta-feira (15).

Imagem ilustrativa da imagem Grande Vitória: 78% da UTI ocupada
|  Foto: Kadidja Fernandes (01/04/20)

No Estado todo, o índice de ocupação das UTIs é de 72,3%, 10,7 pontos percentuais a mais que os 61,6% registrados há uma semana. Nessa sexta (15), 295 pessoas estavam internadas em UTIs e 168 em enfermarias de leitos públicos no Estado.

A Região Sul vem logo atrás, dos 66 leitos de UTIs disponíveis, 48 estão ocupados (72,73%). Na região Central, o índice é de 44,83% (dos 29 leitos, 13 estão em uso) e na Região Norte, dos 20 leitos de UTIs, quatro estão ocupados (20%).

Ontem (15), alguns hospitais de referência para a Covid-19 tinham 100% (ou quase isso) de seus leitos de UTI ocupados. É o caso do Hospital Evangélico, em Vila Velha – todas as 10 vagas ocupadas – e do Dório Silva, Serra: dos 34 leitos, 33 em uso.

Isolamento diminui

Além do aumento da ocupação hospitalar, o índice de isolamento na Grande Vitória tem registrado número aquém do esperado pelo governo. Na quinta-feira, Vitória teve índice de 47,1% (percentual dos que ficam em casa); Vila Velha, 45,4%; Serra, 43,4%; Viana, 45,8% e Cariacica de apenas 40,6%. Casagrande disse que o mínimo aceitável é de 55%.

Um susto e tanto!

O governador estava numa reunião, na Residência Oficial da Praia da Costa, quando recebeu o telefonema informando que a primeira-dama, Maria Virgínia, tinha passado mal. Ela teve um AVC isquêmico pequeno e foi levada para o Hospital Meridional. Casagrande correu para lá e passou a tarde ao lado dela. Dona Virgínia está bem, mas continua internada.

A criptonita do País

Ao falar da saída de Nelson Teich do Ministério da Saúde, o secretário estadual da pasta, Nésio Fernandes, comparou o governo federal com uma “criptonita” – o elemento que enfraquece o Superman. Faz sentido. Hoje, os heróis são os profissionais de saúde que estão na linha de frente no combate à Covid.

Sinal trocado

A deputada Raquel Lessa ainda não diz abertamente que está interessada na vaga de 1º secretário da Mesa Diretora, embora colegas parlamentares tenham afirmado que ela faz movimentação nos bastidores. Conforme noticiado ontem pela coluna, ao menos cinco deputados estão de olho na vaga. “Ficou decidido na sessão passada que irei ficar na 1ª secretaria até começar a sessão presencial, então não vou pensar nisso agora”, afirmou.

“Só disputo se a eleição for em outubro”

O deputado Enivaldo dos Anjos (PSD) está articulando sua pré-candidatura à Prefeitura de Barra de São Francisco, mas só vai levar à frente se as eleições forem mantidas em outubro – cenário que se torna cada vez mais inviável devido à pandemia de coronavírus. “Só disputo se for realizada em outubro, se for prorrogada, vou reavaliar”. A convenção do PSD será em 26 de julho.

Galeria

Convenção junta e vice
Em Barra de São Francisco, outros três partidos caminham com o PSD. São eles: PTB, PSDB e Republicanos. Vão fazer convenção juntos (26 de julho) e já até apresentaram o nome de Gustavo Lacerda para ser vice na chapa com Enivaldo dos Anjos.

Soraya, a defensora
“O ministro da Saúde não estava de acordo com as questões relacionadas ao isolamento social e o uso da cloroquina no tratamento dos acometidos com Covid-19. Isso só mostra que ele nunca esteve em consonância com as ideias do governo Bolsonaro.” Da deputada federal e médica Soraya Manato.

É combinado?
O agora ex-ministro da Saúde Nelson Teich entrou no ministério numa sexta-feira e também saiu numa sexta. O mesmo dia da semana também foi escolhido para a saída do ex-ministro da Justiça Sergio Moro.

Sexta-feira 15 ou 13?
A bruxa estava solta ontem?

SUGERIMOS PARA VOCÊ: