X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Coronavírus

Governo do Estado decide sobre a volta às aulas nesta sexta-feira


Imagem ilustrativa da imagem Governo do Estado decide sobre a volta às aulas nesta sexta-feira
Viana preparou salas de aula |  Foto: Prefeitura de Viana/Divulgação

Sem consenso sobre o retorno ou não das aulas presenciais na rede pública e privada, o governo do Estado anuncia hoje a sua decisão ao divulgar o novo mapa de risco de transmissão da Covid-19.

A expectativa do presidente do Sindicato das Empresas Particulares de Ensino do Estado, Moacir Lellis, é de que o governador Renato Casagrande libere esse retorno a partir de segunda-feira.

“Nós estamos com uma expectativa muito grande até porque as nossas escolas estão preparadas para esse retorno desde o ano passado e há uma necessidade de que essas crianças estejam frequentando as aulas presenciais”.

Outro motivo que reforça seu otimismo em relação ao retorno presencial é que as taxas de ocupação de leitos de UTI estão se mantendo abaixo de 80% nesta semana.

Paralelo a isso, Moacir Lellis espera que o governador libere a atividade presencial mesmo nos municípios de risco alto.

“Temos a esperança que o governo flexibilize a educação como flexibilizou outros segmentos. Hoje (ontem) nos reunimos e foi muito boa a conversa com promotoras do Ministério Público. Elas têm a consciência que o ambiente escolar é seguro, que a transmissão é muito baixa e que deve retornar com as aulas presenciais, mantendo o modelo híbrido (presencial e remoto)”.

Na capital, o retorno das aulas presenciais está previsto para segunda-feira na rede municipal, como anunciou o prefeito Lorenzo Pazolini nas redes sociais. Já o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Estado entrou ontem com Mandado de Segurança Preventivo na Vara dos Feitos da Fazenda Pública Municipal contra esse retorno.

O professor do Departamento de Matemática da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e membro do Núcleo Interinstitucional de Estudos Epidemiológicos, Etereldes Gonçalves Júnior, afirmou que, se a taxa de ocupação de leitos de UTI se mantiver abaixo de 80%, o mapa de risco deve ter mudanças, com muitos municípios no risco moderado e alguns no baixo.

“Um ou outro município deve permanecer no risco alto, dependendo dos demais indicadores. A taxa de transmissão em Vitória, por exemplo, não está boa. Mas como a Grande Vitória está sendo avaliada como um único bloco, então isso será avaliado amanhã (hoje)”.

Ao todo, 22 cidades em risco moderado têm aulas no formato híbrido, de acordo com o mapa de risco vigente hoje.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: